quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Em Pernambuco: Delegada mandou policiais não efetuarem prisões nas férias dela, diz SDS

A Secretaria de Defesa Social (SDS) decidiu punir uma delegada após investigações internas apontarem que ela deu ordens aos policiais lotados na 10ª Delegacia Seccional de Polícia, na sede no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, para que nenhuma prisão fosse efetuada durante as férias dela. O caso inusitado foi apurado pela Corregedoria da SDS. 

"Restou demonstrado nos autos que a imputada (delegada) emanou ordem manifestamente ilegal aos integrantes de sua equipe consistente em não realizar qualquer prisão no mês de novembro de 2019, relativo as suas férias regulamentares, além de haver tratado de forma desrespeitosa os seus subordinados, usando palavras chulas, faltando com a devida urbanidade", informa portaria publicada no boletim interno da SDS. Ligações e mensagens pelo WhatsApp serviram de provas. 

Apesar da atitude da delegada, o secretário de Defesa Social em exercício, Rinaldo de Souza, decidiu aplicar uma punição considerada leve para a delegada: quatro dias de suspensão, devendo a pena ser convertida em multa, na base de 50% por dia de vencimento ou remuneração.

Vale destacar que o município do Cabo de Santo Agostinho há anos vive uma onda de violência provocada pela guerra entre facções pelo domínio do tráfico de drogas. Nos últimos meses, como já registrado na coluna Ronda JC, a situação se agravou. 

Do Estação Notícias / Jornal do Commercio