quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Calendário de pagamento do IPVA 2022 em Pernambuco começa nesta quarta-feira; veja datas

Motoristas de veículos com placas finalizadas em 1 e 2 são os primeiros a quitar os boletos. Também é preciso pagar taxa de Bombeiros e licenciamento, além de multas vencidas 

Começa nesta quarta (9) o prazo de pagamento da cota única ou da primeira parcela do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores 2022 (IPVA) em Pernambuco. Nessa primeira fase, são incluídos os carros, motos e caminhões com placas finalizadas em 1 e 2 (veja calendário abaixo).

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), os proprietários devem quitar também boletos referentes a taxas de bombeiros e de licenciamento, além das multas vencidas até a data do pagamento.

Quem optar pela cota única, segundo o governo, tem 7% de desconto. No início do ano, disse o estado, foram enviados pelos Correios os carnês de pagamento para o endereço dos proprietários. No entanto, quem não recebeu pode acessar o site do Detran, informar placa e CPF do proprietário do veículo e imprimir os documentos.

Os veículos com placas de final 1 e 2 têm vencimento de segunda parcela em 9 de março. A terceira e última parcela deve ser quitada em 7 de abril (confira calendário completo na tabela abaixo).

Ao pagar o licenciamento, o proprietário tem liberado o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) digital.

Certificado

Para baixar o documento, o motorista deve fazer o download, gratuito, na loja de aplicativos do aparelho celular da Carteira Digital de Trânsito (CDT). Para isso, a pessoa precisa efetuar o cadastro no site do governo federal e ativar a conta por meio do link enviado para o e-mail cadastrado.

Em seguida, para adicionar o documento, é preciso informar o número do Renavan e o código de segurança. Assim, terá acesso ao CRLV eletrônico, além de poder, também, imprimir o documento em papel A4.

Todo procedimento é feito pela internet, sem necessidade de ir até a sede do Detran, na Zona Oeste do Recife, lojas dos shoppings, Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) e unidades do Expresso Cidadão.

O documento pode ser acessado mesmo com o dispositivo sem Internet, com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o aplicativo permite o compartilhamento do documento eletronicamente com até cinco pessoas que utilizam o mesmo veículo. Para isso, basta que todas tenham instalado, no dispositivo móvel, o aplicativo CDT.

Multas atrasadas

O Detran de Pernambuco informa que o pagamento do licenciamento conta com um diferencial. Pelo quarto ano consecutivo, as multas não constarão no carnê de licenciamento, ou seja, no demonstrativo de débitos.

Assim, para pagar, o dono do carro deverá acessar o site do órgão de trânsito para gerar o boleto específico com as multas vencidas já com juros e correção.

Desde janeiro de 2017, são calculados de forma automática, no site do Detran os valores de multas vencidas com os devidos acréscimos de juros de mora, atualizado para pagamento no dia selecionado.

São feitos acréscimos a partir da taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) para títulos federais, que é acumulada mensalmente.

Do Estação Notícias / G1 Caruaru