terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Solicitações por UTI em Pernambuco atingem mesmo patamar de pico da primeira onda de Covid, diz secretário de Saúde

O governo de Pernambuco disse nesta terça-feira (11) que o número de solicitações por leitos de UTI já atinge o mesmo volume do pico da primeira onda da covid-19 no Estado. Na segunda-feira (10), por causa disso, o Estado anunciou medidas restritivas para tentar diminuir a contaminação pela doença. E mais: segundo o secretário estadual de Saúde, André Longo, o governo trabalha com a possibilidade de adoção de endurecer os protocolos sanitários. 

Na manhã desta terça, o secretário de saúde convocou uma entrevista coletiva para alertar sobre os riscos do avanço da doença em Pernambuco. "Contra ômicron, ter apenas uma dose de vacina contra covid é estar desprotegido. Precisamos de, ao menos, duas doses contra a variante. Ômicron poderá causar doença grave em que não tem as duas doses", afirmou o médico.

"O potencial de reinfecção da ômicron é grande. Mas 40% dos idosos com as duas doses ainda não tomaram a dose de reforço. Os próximos dias podem ser muito grave se não mudarmos de atitude (em relação a medidas de proteção). Se mais medidas restritivas forem necessárias, adotaremos”, acrescentou André Longo, 

Entre as meninas restritivas anunciadas esta semana, estão um impedimento de pessoas não vacinadas de frequentarem ambientes privados como bares e restaurantes. As medidas chegam em um momento de agravamento da pandemia, que, agora, soma-se à epidemia de influenza (gripe), no Estado.

Segundo com André Longo, "O número de solicitações por leitos de UTI atinge o mesmo volume do pico da primeira onda de covid-19, em maio de 2020. Foram, na última semana, 805 solicitações por vagas de terapia intensiva".

Ainda segundo o secretário, o Estado está agindo com maior rigor agora em função da identificação da circulação da nova variante.

Do Estação Notícias / Rádio Jornal