sábado, 8 de janeiro de 2022

Praia dos Carneiros recebe ação integrada de conscientização sobre cuidados com meio ambiente

Ação Bora Pernambucar - Praia tem caráter educativo e busca orientar frequentadores e comerciantes com relação à poluição sonora e à segurança na faixa de areia, entre outros pontos

O Governo do Estado realiza um trabalho integrado, neste sábado, relacionado ao ordenamento urbano da área de Zoneamento Ambiental e Territorial das Atividades Náuticas (Zatan) da região do estuário do Rio Formoso, na Área de Proteção Ambiental (APA) de Guadalupe, no Litoral Sul. Intitulada “Ação Bora Pernambucar - Praia”, a iniciativa busca conscientizar visitantes, moradores e empresários da região da Praia dos Carneiros, em Tamandaré, sobre cuidados com o meio ambiente local e também a legislação vigente para o turismo náutico, poluição sonora e a manipulação de alimentos na orla, entre outros pontos.

O trabalho tem o caráter educativo e é realizado em conjunto pela Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, Empetur, Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Secretaria Estadual de Saúde, Capitania dos Portos e a Prefeitura de Tamandaré.

“Carneiros é um destino lindo, que atrai milhares de turistas o ano inteiro, mas que precisa de muita atenção. Desde 2021, temos acompanhado, pela Secretaria de Turismo e Lazer, e pela Empetur, as discussões relacionadas à Zatan, que busca preservar esta parte tão rica em beleza e natureza, que é o estuário do Rio Formoso. Esta ação conjunta de vários órgãos e secretarias do Governo do Estado é um primeiro passo importante para que possamos atuar no sentido de auxiliar no ordenamento da região, que se consolida como uma das principais do turismo do Estado”, destaca o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

Na ocasião, uma unidade do Pernambulando, o centro de atendimento ao turista móvel, ficará em frente à Capela de São Benedito, a famosa Igrejinha de Carneiros, distribuindo o Passaporte Pernambuco e adesivos da Ação Bora Pernambucar - Praia.

ORIENTAÇÕES

O foco da ação atual é orientar os banhistas, barqueiros e comerciantes em geral da região sobre práticas que ferem a legislação vigente quanto à convivência social saudável e à preservação do ecossistema local.

Para o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti, uma ação integrada como esta é muito importante para garantir a proteção do ecossistema do Litoral Sul. “O litoral pernambucano é conhecido por suas belezas naturais, e o Litoral Sul, especificamente, na área de Carneiros, tem a proteção ambiental de Guadalupe. Um estuário que conta com três rios: Formoso, Ariquindá e Rio dos Passos. O encontro do mar com o mangue forma um cenário que tem atraído os turistas para este que é um dos pontos mais encantadores do litoral pernambucano. É exatamente com o intuito da preservação ambiental, do cuidado com este patrimônio natural, que esta ação será realizada, de maneira a orientar os turistas, para que esse ambiente se mantenha preservado e continue sendo um patrimônio natural, garantindo aos moradores e aos turistas o contato com a natureza de forma saudável e acessível”.

Entre as orientações que serão fornecidas estão a proibição de circulação de veículos automotores e de tração animal na faixa de areia; necessidade de autorização prévia para realização de eventos náuticos; normas sanitárias para o comércio ambulante e comércio em geral na orla, e ainda combate à poluição sonora nas embarcações e na faixa de areia. Equipe com dez profissionais do CPRH e mais cinco da Secretaria de Saúde também participam.

A Secretaria de Defesa Social, por meio da Polícia Militar, reforçará a fiscalização na região. Três policiais atuarão na faixa de areia e mais três estarão motorizados cobrindo a área. Haverá ainda uma viatura dando suporte nas vias locais. “Nosso papel será sempre o de orientar, conscientizar e prevenir ocorrências. Atuaremos, em conjunto com os agentes municipais e estaduais, para que o turista, os trabalhadores e veranistas em geral curtam as belezas naturais em paz, aliando tranquilidade, respeito ao próximo e às normas sanitárias. Buscaremos sempre o diálogo, mas, em caso de desrespeito e desacato, seremos firmes no cumprimento da lei”, afirma o major Bastos, comandante da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar de Pernambuco, responsável pelo policiamento ostensivo nesse território do Litoral Sul do Estado.

Do Estação Notícias / Assessoria