sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Pernambuco aguarda Ministério da Saúde para definir vacinação de crianças e de adolescentes com CoronaVac

O governo de Pernambuco e a prefeitura do Recife informaram, nesta sexta-feira (21), que vão esperar definição do Ministério da Saúde sobre uso e envio de doses da CoronaVac para serem aplicadas em crianças e adolescentes. O imunizante foi aprovado na quinta-feira (20) para uso em pessoas entre 6 e 17 anos.

O g1 perguntou às secretarias de Saúde da capital e do governo do estado sobre a possibilidade de compra direta do imunizante junto ao Instituto Butantan, produtor da vacina. A prefeitura do Recife disse que não realizaria a aquisição. O estado não respondeu a esse questionamento.

Na quinta-feira, o Consórcio Nordeste, chefiado pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), enviou um ofício ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, cobrando urgência na compra de vacinas CoronaVac ao Instituo Butantan.

No mesmo dia em que a Anvisa aprovou o uso da CoronaVac, o governo de São Paulo iniciou a aplicação nos menores de idade e começou a distribuir doses da vacina para municípios do estado.

Na quarta-feira (20), o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, afirmou que pretendia usar o atual estoque de CoronaVac, de 150 mil doses, para a imunização das crianças e adolescentes.

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) afirmou que "aguarda o posicionamento do Ministério da Saúde quanto a inserção da vacina Coronavac/Butantan para a população de 6 a 17 anos no Programa Nacional de Operacionalização, como também, a informação sobre o envio de novas doses para o Estado".

Uma reunião do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação foi agendada para a segunda-feira (24), junto à representação dos municípios pernambucanos, "para discutir e pactuar as estratégias a serem adotadas para imunização desse público".

Do Estação Notícias / g1