sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Em protesto no Hemope, Pacientes cobram Governo por compra de medicamentos para tratamentos

Pacientes de leucemia se reuniram em frente ao Hemope, na manhã desta sexta-feira (21), no bairro das Graças, para protestar pela suspensão da compra de medicamentos importados para tratamentos de câncer. Segundo os manifestantes, a compra foi suspensa ainda no ano de 2021 e o caso tem agravado substancialmente a qualidade de vida deles, tendo levado a internação de pacientes que já se encontravam com suas comorbidades controladas.

Os recursos para a compra dos medicamentos vêm do Ministério da Ciência e Tecnologia e não do Ministério da Saúde. O dinheiro para a compra do medicamento vem de orçamento do governo federal, que no ano passado passou por mudanças na legislação e no pagamento de suas prestações, sob autorização do Congresso Nacional. A suspensão dos recursos para os medicamentos dos pacientes foi o alvo do protesto de hoje. 

Segundo Josenildo Pereira, 59, funcionário público da área de saúde, a última vez que ele tomou a medicação para a leucemia foi o 3 de dezembro, de lá pra cá o medicamento seguiu em falta. O custo da caixa com 30 comprimidos, é em torno de 16 mil reais e o genérico, 2 mil reais. Josenildo afirma que o custo não cabe no seu orçamento.

Uma deputada esteve na manifestação para prestar suporte legislativo aos pacientes. A parlamentar, que com o mandato das juntas preside a comissão de direitos humanos da Alepe, afirmou que além do contato com a secretaria de saúde, também entrarão em contato com a defensoria pública.

Do Estação Notícias