O aumento no número de casos de Covid-19 e de Influenza
obrigou as linhas aéreas a cancelarem voos nacionais e internacionais durante o
mês de janeiro. A decisão foi tomada após contágio entre as tripulações e
funcionários, gerando desfalque no atendimento aos passageiros. No Aeroporto
Internacional do Recife, na Zona Sul, as viagens também foram interrompidas.
A Azul não informou o número de voos cancelados no Recife,
mas afirmou em nota que "a companhia registrou um aumento no número de
dispensas médicas entre seus Tripulantes – casos esses que, em sua totalidade,
apresentaram um quadro com sintomas leves - e tem acompanhado o crescimento do
número de casos de gripe e covid-19 no Brasil e no mundo".
Ainda de acordo com a empresa, mais de 90% das operações da
companhia estão funcionando normalmente e que os clientes impactados estão
sendo notificados das alterações, reacomodados em outros voos da própria
companhia e recebendo a assistência necessária. Através do site da Infraero foi
possível identificar pelo menos 12 voos cancelados pela empresa na capital
pernambucana nesta segunda-feira (10).
A Latam comunicou que em função do recente aumento de casos
de Covid-19 e de Influenza, precisou cancelar no Brasil cerca de 1% dos voos
domésticos e internacionais programados pela companhia durante todo o mês de
janeiro. A empresa também informou que caso o voo tenha sido alterado, o
cliente deve realizar o login no site da LATAM e pode remarcar a viagem sem
multa e diferença tarifária ou solicitar o reembolso da passagem sem multa.
Confira os voos cancelados no Recife pela Latam:
10 de janeiro: LA3563 (Recife-Guarulhos); LA3548
(Guarulhos-Recife)
11 de janeiro: LA3548 (Guarulhos-Recife), LA3563
(Recife-Guarulhos)
A GOL afirmou que não houve nenhum cancelamento de voos
envolvendo a operação em Recife nos últimos dois dias.
Por meio de nota, a Aena -que é responsável pela
administração do Aeroporto do Recife- garantiu que "desde o início da
pandemia está tomando todas as medidas necessárias para evitar a disseminação
do novo coronavírus, seguindo os protocolos recomendados pela Agência Nacional
de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pela Agência Nacional de Aviação Civil
(Anac), como exigência do uso obrigatório de máscara, higienização
constante de superfícies e desinfecção do aeroporto".
Ainda de acordo com a Aena, a empresa realiza uma ação de conscientização por
meio de sinalização e utilização de avisos sonoros em português, inglês e
espanhol com orientações de proteção para os passageiros sobre a
Covid-19.
Do Estação Notícias