sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Brejo da Madre de Deus agora tem Polo UNOPAR

Caia na folia com a Loja Arthur Eletromóveis

2ª Câmara do TCE-PE homologa cautelar que suspendeu as nomeações dos concursados em Jataúba

A Segunda Câmara do TCE homologou, na manhã desta quinta-feira (04), a decisão do conselheiro Marcos Loreto de expedir uma Medida Cautelar determinando à Prefeitura Municipal de Jataúba a suspensão de nomeações de candidatos aprovados em concurso público, que aconteceriam no mês de dezembro passado. A decisão (nº 20100825-7) foi provocada por uma representação do grupo que tratou da transição da gestão municipal após as eleições de novembro de 2020. 

A Cautelar foi expedida no dia 09 de dezembro, data programada pela antiga gestão para a convocação dos candidatos. O ato, no entanto, afronta a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000), que proíbe o aumento da despesa com pessoal nos 180 dias anteriores ao final de um mandato.

De acordo com o voto do relator, conselheiro Marcos Loreto, “realizar dezenas de nomeações a menos de um mês do fim do mandato, deixando uma clara responsabilidade pela despesa para o sucessor, quando houve mais de três anos para fazê-lo, não parece razoável. Há a necessidade de o vencedor das eleições municipais tomar ciência da real situação financeira do município e, assim, decidir pela nomeação ou não dos candidatos selecionados no certame”, diz o voto.

Estiveram presentes à sessão, além do presidente da Segunda Câmara, Marcos Loreto, os conselheiros Carlos Porto e Teresa Duere. Representando o Ministério Público de Contas, estava o procurador Guido Monteiro.

Do Estação Notícias / Folha de Jataúba / Fonte: Gerência de Jornalismo (GEJO)

Aeroporto de Maragogi-AL começa a ser construído e terá até 15 voos por semana

A ordem de serviço para o início das obras do Aeroporto dos Corais, em Maragogi (AL), foi assinada nessa quinta-feira (4). A obra está orçada em cerca de R$ 120 milhões, com recursos próprios do Tesouro Estadual de Alagoas. 

O aeroporto contará com terminal de embarque e desembarque, pista de pouso e decolagem de 2.200 metros de extensão, além de um pátio para estacionar duas aeronaves ao mesmo tempo. A área total do empreendimento é de 340 hectares.

A previsão é de que o equipamento opere entre 10 e 15 voos semanais. O aeroporto também poderá servir de alternativa para o escoamento de cargas do Complexo Industrial Portuário de Suape, em Pernambuco. 

Do Estação Notícias / Espiaqui

O IFPE Campus Belo Jardim abre mais de 300 vagas para novos estudantes no vestibular

As inscrições ocorrerão por meio da internet e vão até o dia 21 de fevereiro

Em virtude da pandemia, o tradicional vestibular não será realizado. Todas as etapas da seleção ocorrerão por meio da internet. Os candidatos terão opção de utilizar as notas do Enem ou do histórico escolar para concorrer às 4.830 vagas oferecidas nos 16 campi do Instituto, 115 a mais que a oferta do Vestibular 2020.1. Outra novidade é a gratuidade da taxa de inscrição. Essas medidas reforçam o compromisso da instituição com sociedade, num momento tão delicado, e com a oferta da educação pública, acessível e de qualidade, mesmo diante de um cenário de corte de orçamento.

Serão reservadas 60% de todas as vagas oferecidas para estudantes oriundos da rede pública de ensino. Haverá ainda cotas para pessoas com deficiência, negras, pardas e indígenas, além de reserva de vagas para moradores da Zona Rural, nos cursos com vocação agrícola.

Os candidatos aos cursos superiores terão duas opções de ingresso, de acordo com o campus: através da nota do Enem, podendo ser consideradas as edições dos anos 2015 a 2019, ou através da análise direta do histórico escolar do Ensino Médio. Todos os campi terão a oferta de vagas divididas igualmente entre as duas opções, exceto o Campus Recife, cujo ingresso se dará apenas através das notas do Enem. Já os que concorrerão às vagas dos cursos técnicos nas modalidades Integrado e Subsequente deverão apresentar histórico escolar. No caso do Integrado, serão levadas em conta as notas obtidas do 6º até o 8º ano do Ensino Fundamental. Já no Subsequente, serão avaliadas as notas do 1º e 2º anos do Ensino Médio. O objetivo é não prejudicar estudantes no último ano de seus respectivos níveis que tiveram as atividades de ensino paralisadas por conta da pandemia.

As inscrições ocorrerão pelo endereço cvest.ifpe.edu.br, a partir desta segunda (25) até o dia 21 de fevereiro. Durante o procedimento, o candidato deverá inserir a pontuação obtida nas disciplinas ou provas solicitadas, devendo assinalar se pretende concorrer às vagas ofertadas por meio da Análise de Desempenho Escolar do Ensino Médio ou da Nota Geral do ENEM, no caso dos cursos superiores. Também será necessário anexar documentos comprobatórios das notas, que não poderá exceder 5 MB, em formatos PDF, JPEG, JPG, TIFF ou PNG.

Quem optar pelas notas do ENEM deverá anexar Boletim Individual, de acordo com a edição escolhida. O documento precisa conter o nome completo do candidato, a edição do ENEM, número de inscrição, CPF, e a íntegra das pontuações obtidas. Só serão aceitas as notas de uma edição do Exame. O candidato deverá ainda inserir manualmente a nota obtida em cada área (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação). 

Já quem escolher histórico escolar deverá anexar a cópia digital da frente e do verso do documento, que necessita apresentar o nome completo do candidato, carimbo e a assinatura ou certificado digital do responsável pela escola. Caso não seja possível anexar o Histórico Escolar o candidato poderá anexar declaração com as médias das disciplinas do primeiro e segundo ano, assinatura e carimbo do responsável pela escola.

Os que optarem pelo histórico escolar deverão estar atentos às exigências do edital que estabelece regras em relação às diferenças curriculares. Nas escolas nas quais a oferta de determinadas disciplinas é subdivida, o candidato deverá informar a média das subdivisões das disciplinas equivalentes. Dessa forma, a média de Língua Portuguesa, por exemplo, deverá ser realizada com base nas notas de Gramática, Redação e Literatura. Se em vez de subdivisão houver aglutinação de disciplinas, o candidato deverá repetir a nota. Por exemplo, se o histórico não apresentar as disciplinas de Física, Química e Biologia, mas apresentar a disciplina Ciências, o candidato deverá utilizar as notas de Ciências no formulário de inscrição, repetindo-a. Outros casos específicos são detalhados no edital. 

No caso dos candidatos aos cursos da área de música, tanto superior quanto técnico, haverá ainda uma etapa adicional de performance que ocorrerá por meio da submissão de um vídeo, no período de 22 a 23 de fevereiro. Todos os procedimentos para gravação do material também estão descritos no edital. A divulgação do listão está prevista para o dia 15 de março. Quem for aprovado deverá realizar matrícula a partir do dia 17 de março. As datas tanto da matrícula quanto do início das aulas variam de acordo com o campus escolhido. 

Os candidatos poderão esclarecer dúvidas referentes ao processo de ingresso pelo e-mail [email protected] ou diretamente nos campi onde concorrerão à vaga. Em cada uma das unidades, há telefones e e-mails de contato, além dos dias e horários específicos para atendimento presencial. Todas essas informações também estão disponíveis no edital.  

Campus Belo Jardim

O IFPE Campus Belo Jardim está ofertando um total de 325 vagas, divididas entre os seguintes cursos:

Integrados

Agropecuária - 40 vagas

Agroindústria - 40 vagas

Informática para Internet - 35 vagas

Subsequentes

Agropecuária - 40 vagas

Agroindústria - 40 vagas

Informática para Internet - 35 vagas

Enfermagem - 35 vagas

Superiores

Engenharia de Software - 30 vagas

Licenciatura em Música - 30 vagas

Do Estação Notícias / Assessoria

Brejense vivendo em condição precária no estado de São Paulo, está à procura de sua família que é do distrito Fazenda Nova em Brejo da Madre de Deus


Ele é solteiro, não tem filhos, mora sozinho e está muito doente

Brejense identificado por Reginaldo dos Santos morador da cidade de Cotia no estado de São Paulo, está à procura de sua família que é do distrito Fazenda Nova em Brejo da Madre de Deus, Agreste de Pernambuco.

Segundo informações, o homem que é conhecido por “Pernambuco” tem 48 anos e é filho de Maria das Neves Santos. Ainda de acordo com informações ele está muito doente e vive em situação precária.

Ele é solteiro, não tem filhos e mora sozinho em uma varanda que cederam a ele.

Quem conhecer a família de Reginaldo ou tiver alguma informação que possa ajudar a encontrar a família dele, entre em contato pelo fone: (11) 9 4442-1098 fale pelo WhatsApp Clicando aqui.

Do Estação Notícias

Pedreiro morre ao sofrer ataque fulminante e cair de andaime em Jataúba

A vítima foi socorrida por familiares, mas  chegou a unidade hospitalar com o sinas vitais fracos

Nesta quinta-feira (04), um cidadão de 46 anos estava trabalhando em uma construção no município de Jataúba, quando afirmou estar se sentindo mal ao seu irmão, que trabalhava junto com ele na obra.

O pedreiro, identificado por José Roberto Guimarães, que estava rebocando uma parede em um andaime de cerca de dois metros, acabou caindo.

o pedreiro chegou a ser socorrido por familiares e levado para uma unidade de saúde no município de Jataúba, mas já chegou com sinais vitais fracos.

A vítima não estava utilizando nenhum equipamento de proteção quando sofreu a queda, ele não resistiu às tentativas de reanimação e acabou falecendo. O corpo de José Rogério foi levado para o IML da cidade de Caruaru.

Do Estação Notícias / Blog Polo +

Suspeito de desvios no SUS, prefeito de Timbaúba, em Pernambuco, estava construindo 'minicastelo', diz PF

Marinaldo foi um dos alvos da operação 'Desmame'

Suspeito de participar de um esquema de lavagem de dinheiro e desvios de recursos públicos da área da saúde, o prefeito de Timbaúba, na Zona da Mata de Pernambuco, Marinaldo Rosendo (PP), iniciou a construção de um "minicastelo", de acordo com a Polícia Federal (PF). A corporação, no entanto, ainda investiga se a obra do imóvel é financiada com dinheiro desviado. Marinaldo é um dos alvos da operação 'Desmame', deflagrada pela PF na manhã de quarta-feira (3). Além dele, empresários, servidores e ex-servidores da Prefeitura, incluindo um ex-prefeito tiveram cumpridos contra si mandados de busca e apreensão. 

A ação visa combater uma organização responsável por crimes contra a administração pública e lavagem de dinheiro relacionados a contratos de fornecimento de medicamentos e material hospitalar à cidade. Ao todo, a operação, que conta com a atuação de 50 policiais, cumpriu ordens judiciais em dez endereços em Recife, Olinda e Timbaúba e investiga desvios estimados em cerca de R$ 7,9 milhões entre 2013 e 2016. 

Do Estação Notícias / Jornal do Commercio

ATENÇÃO PARA OS PLANOS RURAIS DA TURBO NET!

Para zona rural e zona brejeira, temos planos que atende todos os públicos.
O valor é sempre imbatível e tem o melhor atendimento!
Então tá esperando o que?
Vem já pra Turbo Net. Você que mora na zona rural e zona brejeira se conecte ao mundo com apenas um click. 👆📲🌍
CONSULTE O VALOR DA INSTALAÇÃO!

Mototaxista abaixa calça, sai correndo pelado para ganhar aposta e acaba gerando grande polêmica em Caruaru

Um vídeo de um mototaxista está circulando nas redes sociais, onde mostra o homem com as calças abaixadas e correndo no meio da rua, tudo para ganhar uma aposta no valor de 30 reais.

Este fato lamentável ocorreu em um ponto de táxi no bairro Vassoural em Caruaru, Agreste pernambucano.

“Acreditamos que ele não fez isto de propósito, porém foi um ato que jamais pode acontecer, um lugar bastante movimentado com pessoas de bem e crianças passando e ele fazer um negócio desses”, falou a pessoa que fez a denúncia.

Acreditamos que as medidas cabíveis, perante a lei sejam tomadas em desfavor deste cidadão que fez esse ato ridículo.

Do Estação Notícias / Adielson Galvão

O seu sorriso em boas mãos

O seu sorriso é o seu melhor cartão de visita, então venha para o consultório odontológico Dra. Eloá Souza.

Fazemos:

• Aparelho Ortodôntico
• Cirurgia
• Clareamento Dental
• Implante
• Limpeza
• Prótese
• Restauração
• Tratamento Estético
• Tratamento de Canal

Cuide bem do seu sorriso no Consultório Odontológico Dra. Eloá Souza, uma excelente profissional.

Estamos localizados na Rua Joaquim Pereira Gomes, centro de Brejo, conhecida Rua dos Coletes.

Contato pelos fones: 9 9466-5459 / 9 9799-9068

Consultório Odontológico Dra. Eloá Souza, o seu sorriso em boas mãos.

Do Estação Notícias

Adolescente morre vítima de choque em cerca elétrica em Caruaru

Ele tentou pular o muro de um estacionamento

Um adolescente de 15 anos morreu no início da noite desta quinta-feira (04), em Caruaru, Agreste de Pernambuco, vítima de choque em uma cerca elétrica. Ele tentou pular o muro de um estacionamento de um prédio na Avenida Agamenon Magalhães, bairro Maurício de Nassau.

O SAMU foi acionado, mas já encontrou a vítima em óbito. O adolescente residia no Alto do Moura e era interno de uma casa de acolhimento de usuários de drogas.

O Perito Criminal Dr. Douglas Mendonça, disse que verificou a cerca elétrica, que aparentemente está dentro das especificações de acordo com a legislação e que pela leitura que fez no local o adolescente foi eletrocutado e caiu de uma altura de dois metros, em cima de um toldo para proteger os carros do sol.

Do Estação Notícias / Central de Jornalismo Liberdade / Adielson Galvão

Movelaria Madre de Deus, tradição com qualidade

Fogão itatiaia star 4 bocas com acendimento automático. O fogão que vai brilhar em sua cozinha!

Segurança no uso!

Temperatura na medida certa!

Forno limpa fácil!

Ficou interessado nesse produto? Fala com a gente pelo WhatsApp (81) 9 8228-6714 para melhor te atendermos e tirar suas dúvidas.

Escola Municipal é arrombada e vários objetos são subtraídos na zona rural de Brejo da Madre de Deus

Até o aparelho que registra as imagens das câmeras de monitoramentos foi levado pelos criminosos

Na tarde desta quinta-feira (04), duas mulheres estiveram na delegacia de Santa Cruz do Capibaribe, registrando um boletim de ocorrência de um arrombamento contra a Escola Municipal Pedro Antônio de Araújo, que fica localizada no Sítio Passagem do Moleque, zona rural de Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco.

Segundo informações, arrombaram a escola e subtraíram vários objetos, sendo eles uma geladeira, um bebedouro gela-água, um liquidificador, um botijão de gás, garrafões de água mineral, uma panela de pressão, além do DVR onde fica registradas as imagens do sistema das câmeras de monitoramentos da escola, entre outros objetos.

A equipe do delegado Anderson Liberato, dará início as investigações do caso. Todas e quaisquer informações sobre os autores repassem para a delegacia de Brejo, ligando para o telefone (81) 3747-4905.

Do Estação Notícias / Santa Cruz Mais

Devocional Diário

"Ainda antes que houvesse dia, EU SOU; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?" Isaías 43:13

Pensamento: Deus é aquele que tem a soberania sobre tudo, porque Ele é o Senhor de tudo; o que era e o que é, e o que há de vir. Soberania é domínio de tudo e de todos, Sua vontade está acima de todas as coisas. Deus é soberano e reina absoluto desde antes da fundação do mundo. Sem esta soberania, Ele não poderia executar toda a sua vontade, e isto Ele fará sem impedimento algum por toda a eternidade, afinal, agindo Ele, quem o impedirá?

Oração: Senhor Deus, que maravilhoso e que magnífico é ter um Deus soberano. Não há ninguém que possa assemelhar-se ao Senhor. O Senhor é o único que pode anunciar o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam. O Senhor nos chamou para sermos Seus filhos, e tem cumprido e executado o seu propósito soberano. Obrigado Senhor, pois Tu és o único Deus soberano e verdadeiro. A Ti seja a glória, a honra, o louvor e a adoração pelos séculos dos séculos. Em nome de Jesus, amém.