sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Agenda semanal - Instituto São Jerônimo

Governo de Pernambuco lança nova campanha de verão com foco no combate à Covid-19

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e da Empetur, e em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, lança campanha de verão com foco no combate à Covid-19 em todo o Estado. A ação, que começa a ser desenvolvida nesta sexta-feira (15) e se estende até o domingo (17), acontecerá durante todo os finais de semana do mês de janeiro nas praias de Olinda, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Tamandaré e Ilha de Itamaracá.

“Esta nova campanha busca conscientizar os nossos turistas e moradores para que sigam os protocolos de segurança do Governo do Estado, evitando as aglomerações. Estamos no período de maior procura pelo nosso litoral e é importante que todos possam aproveitar este período de sol e mar, mas com a cautela necessária. Pernambuco é destino seguro e preocupado com o bem-estar de todos que aqui chegam”, afirma o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

A partir do slogan “Viva este verão com cuidado. O coronavírus não está de férias”, a campanha colocará nas praias da Região Metropolitana e do Litoral Sul e Norte, durante todo o mês de janeiro, 72 promotores. Equipados de walkmídia, face shield, máscara e álcool em gel, os atendentes alertarão visitantes, transeuntes e pernambucanos sobre a importância dos cuidados necessários para evitar o contágio da covid-19.

Nas abordagens educativas, que contarão com apoio de cartazes e walkmídia, os profissionais vão ressaltar a importância de respeitar o distanciamento mínimo de 1,5m entre as pessoas de boxes diferentes; respeitar o distanciamento mínimo de 4m entre as hastes dos guarda-sóis e ombrelones, devendo este estar no centro do box; priorizar o uso da máscara após os banhos de mar e refeições; e constante higienização durante a ida à praia.

Durante os fins de semana de janeiro, a ação funcionará nos seguintes horários: às sextas-feiras, das 10h às 14h; sábados e domingos, nas praias do Recife, Olinda e Jaboatão, das 9h às 17h; e demais praias, das 10h às 14h.

Além do divulgadores com walkmídia, serão utilizados 35 bikebanners (bicicletas) nos seis municípios, placas de sinalização rodoviárias nas vias que ligam as praias. Haverá ainda propaganda em rádios do Litoral e Região Metropolitana alertando sobre os cuidados que todos não devemos esquecer para preservar a saúde.

Confira os cuidados  básicos na ida à praia que serão reforçados durante toda a campanha:

  • Uso de máscara
  • Distanciamento social
  • Higienização das mãos

Do Estação Notícias / Assessoria

Prefeitura de Brejo da Madre de Deus se reúne com presidente e representantes do SINDBREJO

Os departamentos jurídico e contábil da Prefeitura Municipal de Brejo da Madre de Deus reuniram-se hoje (14) com a presidente do Sindbrejo, Wilma Azevedo e alguns representantes do sindicato.

O Sindicato tem uma disputa com o município desde novembro de 2020, quando o ex-prefeito Hilário Paulo (PSD) deixou de pagar os servidores. Wilma falou sobre a reunião que teve com a equipe da prefeitura.“Sendo assim, a administração colocou e manifestou o interesse de efetuar o pagamento, mas, no momento ainda não está com todos os dados fechados da contabilidade de 2020. Sendo assim, a atual gestão destacou que a grande preocupação no momento é efetivar os pagamentos referentes a janeiro de 2021”, esclarece Wilma.

É importante deixar claro que a Prefeitura estará sempre em diálogo com sindicato para buscar soluções para os servidores públicos do município.

Do Estação Notícias / Assessoria de Imprensa

Adolescente é encontrado morto com tiro no peito, caso aconteceu no Agreste de Pernambuco

A suspeita é que o jovem tenha cometido suicídio

Um adolescente de 17 anos foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira 14 de janeiro de 2021, no Sítio Lajes dos Mocós, em Lagoa do Ouro, no Agreste de Pernambuco.

De acordo com informações, a vítima identificada como sendo Ronivaldo Borges de Lima Júnior, residia na casa de sua avó paterna desde pequeno. Na manhã de hoje, o pai da vítima o senhor Ronivaldo Borges, foi até a casa da sua mãe avó do adolescente e o encontrou no sofá com uma perfuração de arma de fogo no peito. 

O senhor Ronivaldo, informou à polícia que sua mãe não havia ouvido o barulho do disparo pois a mesma sofre de problemas auditivos, e não sabia a procedência da arma, e nem como o seu filho havia adquirido. A morte tem característica de suicídio, que poderia ter acontecido na noite da quarta-feira (13).

Após uma perícia realizada pelo Instituto de Criminalística IC, o corpo foi encaminhado para o IML de Caruaru, como morte a esclarecer. No local foi apreendido um revólver calibre 38. O caso será investigado pela polícia civil.

Do Estação Notícias / Agreste em Alerta

Celpe doará refrigeradores para armazenar vacinas contra covid-19 a municípios pernambucanos

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) doará refrigeradores científicos para que 136 municípios de Pernambuco possam armazenar vacinas contra covid-19. 296 cidades na área de concessão da Coelba (BA), 95 no Rio Grande do Norte (Cosern) e 131 em São Paulo (Elektro), também serão beneficiadas.

“Neste momento em que a campanha de vacinação é a saída para conter a pandemia de Covid-19, apoiamos os municípios mais necessitados das nossas áreas de concessão, que precisam dos refrigeradores adequados para a vacinação da população com segurança”, disse o CEO da Neoenergia, Mario Ruiz-Tagle.

A companhia terá a parceria da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) no estado.

De acordo com a Celpe, os refrigeradores são de fabricação nacional possuem temperatura programável e constante entre 2ºC e 8ºC. Eles também têm sensores e um sistema de alarme remoto a distância. Além disso, as câmaras têm capacidade de 280 litros e pode armazenar aproximadamente 18 mil doses de 0,5 ml.

Do Estação Notícias com informações da Celpe

Toyoteiro e agricultor brejense morre vítima de infarto

A vila Cavalo Ruço em Brejo da Madre de Deus está de luto pela perda do agricultor e toyoteiro Acidézio Joaquim Santos de Lima, 58 anos, popularmente conhecido por Piu. Um cidadão bastante querido na comunidade que além de cuidar da agricultura plantando batata e banana, todos os sábados transportava em sua Toyota Bandeirante os cidadãos que vinham fazer a feira na cidade.

Segundo informações de familiares, Pio sentiu dores no peito e precisou ser levado para a UPA local, recebeu atendimento e teve melhora no quadro de saúde. Durante a madrugada desta sexta-feira (15), as dores voltaram e por volta das 2h ele faleceu vítima de infarto.

O corpo do toyoteiro e agricultor Pio será velado em sua residência na vila Cavalo Ruço e o sepultamento será as 9h da manhã deste sábado (16), no cemitério de Brejo da Madre de Deus.

Do Estação Notícias

Vigilante do Banco do Brasil comete suicídio dentro da casa do sogro em Caruaru

Cometeu suicídio na tarde desta quinta-feira (14) na Rua Lagoa do Ouro no bairro Boa Vista 12 em Caruaru, o vigilante, Walter Vasconcelos dos Santos, de 43 anos, que trabalhava na agência do Banco do Brasil. Ele se matou com um tiro na boca dentro da casa do sogro.

Familiares da esposa disseram a polícia que ele estava muito inquieto, andando de um lado para o outro e de repente ouviram um disparo e quando foram verificar do que se tratava encontraram ele caído na sala, sangrando muito pela boca e desacordado, eles acionaram o Samu que constatou o óbito.

Este foi o segundo vigilante que cometeu suicídio em menos de uma semana na região, no último sábado se matou no quintal de casa em Panelas, Damião Ferreira da Silva Filho, de 43 anos, que trabalhava na agência da Caixa Econômica Federal da Avenida Agamenom Magalhães em Caruaru. Ele se matou por meio de enforcamento.

Do Estação Notícias / Adielson Galvão

Devocional Diário

"Que brilhem como o sol nascente aqueles que amam o Senhor." Juízes 5:31

Pensamento: O sol da manhã é tremendo! O seu brilho faz os pássaros cantar! Ele renova a vida da natureza! Quando ele chega as trevas se dissipam! É ele quem anuncia um novo dia! Nos dias de frio é o sol da manhã que nos aquece! Seu calor é na medida certa, ele não é quente como o sol do meio-dia! Enfim, quanta virtude há no sol da manhã! Suas qualidades são muitas. Quem sabe um dia com a ajuda do Senhor, possamos assim como diz o versículo de hoje, amar a Deus de tal modo que nosso brilho seja como o sol nascente.

Oração: Senhor Deus, obrigado pelo texto de hoje, pois, diante do que temos visto ao nosso redor, podemos perceber, que estamos carentes de pessoas que brilhem como o sol da manhã! Ajuda-me, e também a quem estiver lendo esta mensagem, que possamos amar ao Senhor, profundamente, verdadeiramente, com menos religiosidade e mais veracidade, de tal modo que nosso brilho produza na vida das pessoas, o mesmo efeito que o sol da manhã. Ajuda-nos Senhor, em nome de Jesus, amém.