quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Ministros do Turismo e da Economia se posicionam sobre acordo que prejudica o Polo de Confecções de Pernambuco

O ministro do Turismo, Gilson Machado e da Economia, Paulo Guedes gravaram um vídeo para explicar sobre o acordo com o setor

Através de um vídeo, o ministro do Turismo, Gilson Machado, e o da Economia, Paulo Guedes, informaram os impactos na diminuição de tributação de produtos têxteis do exterior, na terça-feira (14), através de um acordo comercial entre Brasil, Coreia do Sul, Vietnã e Indonésia.

Ambos estavam participando de um almoço na Embaixada do Bahrein quando gravaram o vídeo e Gilson Machado leu um texto sobre os riscos do eventual acordo e a queda da taxa de importação, que facilitaria a entrada dos produtos de países asiáticos.

“Um acordo comercial entre Brasil, Coréia do Sul, Vietnã e Indonésia pode colocar em risco toda a indústria têxtil no Brasil. Com ele, as taxas de importação para o setor sairiam de 35% podendo passar para zero, facilitando assim a entrada de produtos desses países. A redução tributária impactará diretamente em toda a cadeia têxtil do Brasil, podendo resultar em demissões, queda de produção e fechamento de empresas.” , diz o Ministro do Turismo.

Seguiu explicando que os danos são grandes e que em Pernambuco são mais de 40 cidades e 300 mil pessoas empregadas. O acordo resultaria em uma redução de R$ 6,1 bilhões no PIB nacional.

Guedes quando foi questionado sobre o acordo após o texto, a resposta foi simples “é evidente que a gente não pode fazer uma medida dessa. Não podemos prejudicar milhares de trabalhadores brasileiros que têm um compromisso justamente com o sistema produtivo nacional.”, disse o Ministro da economia.

Ambos confirmaram que não se deveria acreditar no acordo.

Do Estação Notícias / NE10 Interior