quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Câmara recomenda à Prefeitura do Recife o adiamento do Carnaval e do feriado

Em reunião para divulgar relatório preliminar, a Comissão Especial de Acompanhamento do Carnaval, São João e demais eventos do Recife recomendou à Prefeitura o adiamento do Carnaval e do feriado. A Câmara Municipal do Recife tomou essa decisão a partir de escutas públicas e dados científicos, sobretudo da Fiocruz. O relatório, resultado de consultas junto cadeia produtiva da cultura, setor hoteleiro, produtores de eventos e outros agentes, com contribuição de vereadores de outros municípios, será encaminhado ao poder executivo.

A Comissão recomendou um cenário ideal mínimo para realizar grandes festividades no Recife, indicando a taxa imunidade coletiva na capital pernambucana a partir de 90% como segura para a realização de grandes eventos de rua. Atualmente, a taxa no Estado é de 80%. Além disso, a Comissão sugere a taxa de 80% da população com ciclo vacinal completo no mundo, no Brasil e em Pernambuco para garantir a segurança sanitária.

Para construir o relatório, a Comissão realizou quatro reuniões públicas e uma atividade Inter legislativa dialogando com outras Câmaras de Vereadores, a exemplo de Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza e Olinda e outras cidades que têm carnaval. Além disso, o colegiado recebeu informações de autoridades sanitárias, principalmente da Fiocruz, para sugerir ao executivo um parâmetro sobre o cenário ideal mínimo de imunização e de barreiras sanitárias em rodoviárias, portos e aeroportos para que grandes eventos de rua possam ser realizados.