sábado, 6 de novembro de 2021

Três cursos da UFPE conquistam avaliação máxima no Guia da Faculdade 2021

Três cursos de graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) conquistaram a mais alta avaliação na análise realizada pelo Guia da Faculdade 2021, do jornal O Estado de São Paulo e da startup da área educacional Quero Educação. Foram avaliadas instituições de ensino superior públicas e privadas de todo o Brasil.

Os três cursos da UFPE que receberam cinco estrelas (excelente) foram Bacharelado em Física e Sistemas de Informação, do Campus Recife; e Comunicação Social, do Campus Caruaru. Outros 60 cursos da UFPE ficaram com quatro estrelas (muito bom), e 15 cursos receberam três estrelas (bom).

De acordo com o coordenador da graduação em Física da UFPE, Bruno Carneiro da Cunha, o resultado era esperado devido à inserção internacional do curso.

"Temos rotineiramente egressos aprovados em cursos de doutorado nas melhores universidades do mundo, além de termos um dos melhores programas de pós-graduação do país. Então, com a divulgação do resultado da avaliação, só posso dizer que nada mais é que a justiça sendo feita", comentou Bruno.

O Guia da Faculdade utiliza uma metodologia conhecida como “avaliação por pares” para analisar a qualidade de quase 16 mil cursos superiores em todo o Brasil.

Nesse processo, a equipe do guia colhe a opinião de milhares de professores que atuam no ensino superior e que se cadastraram para atuar como avaliadores. Trata-se de um trabalho voluntário, sem remuneração, e cada curso é distribuído para a avaliação de seis professores.

Os avaliadores são acionados para dar notas aos cursos das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região do país na qual trabalham. Eles são convidados a dar três notas (de 1 a 5) para cada curso, nos quesitos projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura.

O resultado numérico de 2021 (com peso 3) é somado ao resultado numérico de 2020 (peso 2) e ao resultado de 2019 (peso 1) para se extrair o resultado numérico final de cada curso. Se um curso não foi avaliado em um dos anos anteriores, esse ano é desconsiderado da sua média final.

Do Estação Notícias / Folha de PE