sábado, 27 de novembro de 2021

Polícia Militar faz campanha para adoção de cães que se aposentaram da corporação em Pernambuco


Após uma vida de serviços prestados ao Estado, alguns cães da Companhia Independente de Polícia com Cães (CIPCães) da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) estão pendurando as coleiras. E aposentadoria, todo mundo sabe, deve ser sinônimo de descanso. Nesta semana, a PMPE lançou a campanha "Adote um Herói", para estimular a adoção desses peludos que estão se afastando do trabalho.

Antes mesmo da divulgação da campanha, sete caninos tiveram o processo de adoção iniciado, tendo como candidatos a tutores pessoas da própria polícia. No momento, ainda há cinco cães à espera de um lar para curtir o merecido descanso.

São três pastores alemães e dois pastores belgas-malinois. Eles têm 10 anos de idade e, como o canil da PMPE tem uma política de reprodução controlada, eles não são castrados. Mas o procedimento é indicado pela equipe ao futuro adotante. 

Historicamente, os cães da polícia, ao se aposentarem, são adotados por profissionais que atuaram com eles durante a carreira. Essa é a primeira vez que é realizada uma campanha de adoção para incentivar a adoção por parte da sociedade civil. 

“Quando chegam aos oito anos, os cães entram em processo de aposentadoria. Geralmente, as adoções acontecem por pessoas da própria corporação, até mesmo pela ligação com o animal, um laço que deixa ambos mais à vontade”, destaca o major André Pantaleão, comandante da CIPCães. 

Segundo ele, a intenção da campanha é estimular a adoção animal. Em 2017, um suplemento normativo passou a permitir a doação/adoção de semoventes (definição dada pelo Direito aos animais de bando que constituem patrimônio, como cães e cavalos) que prestaram serviço ao Estado. 

Existe uma ordem de prioridade na lista de adotantes. Entidades e órgãos estaduais ocupam o topo. Depois, estão os condutores, adestradores e outros profissionais que trabalham diretamente no cuidado diário dos animais. 

Instalações e clubes sociais ligados à Secretaria de Defesa Social (SDS) aparecem logo depois, seguidos de profissionais integrantes do quadro da SDS.

Instituições filantrópicas e cooperativas sociais sem fins lucrativos vêm na sequência, com membros da sociedade civil encerrando a lista.

“Na prática, os interessados, em sua maioria, são os profissionais que trabalharam com os cães, policiais militares e civis em geral”, destaca o major Pantaleão.

Para adotar um herói da PMPE, é necessário cumprir um protocolo específico. O passo inicial é apresentar documentos de identificação pessoal e um requerimento de adoção do semovente.

A adoção é efetivada com a assinatura de um termo de responsabilidade - que tem força de lei - e um termo de autorização para o acompanhamento posterior à adoção.

Uma equipe multidisciplinar do canil fica responsável por acompanhar o animal, com visitas periódicas para checar a saúde física, clínica e mental.

“Se for percebido qualquer problema, o cão retorna para o canil e é novamente colocado para adoção. Mas, geralmente, os cães ficam muito felizes em seus novos lares”, diz o comandante da CIPCães. 

E, para aqueles que cresceram o olho na adoção pensando em ter um ex-cão policial para fazer serviço de guarda, vai um aviso: o contrato de adoção não permite que o animal faça qualquer serviço de guarda predial.

Mais que isso, o termo de responsabilidade veta a inclusão dos animais em eventos esportivos e exposições. Exige ainda o compromisso do futuro tutor com o fornecimento de uma alimentação adequada à espécie e idade do cão, bem como remédios necessários, vacinação, vermifugação, espaço para atividades, entre outros cuidados.

“O cão está indo para descansar e ser bem cuidado. E salientamos que, se a pessoa não tiver condições de manter o animal, procure o canil para devolvê-lo. Jamais deve abandonar o cão na rua”, frisou o major. 

Os interessados podem entrar em contato com a CIPCães através de mensagem direta no perfil oficial no Instagram, o @cipcaes.pmpe, no telefone 3181-3641 ou no próprio quartel do canil d PMPE, na Avenida Hildebrando de Vasconcelos, s/n, no bairro de Dois Unidos, no Recife.

Do Estação Notícias