sexta-feira, 12 de novembro de 2021

HMV lança campanha de incentivo à doação de sangue, em Caruaru

O Hospital Mestre Vitalino (HMV), em parceria com o Hemope, lançou uma campanha de incentivo à doação de sangue em Caruaru, no Agreste de Pernambuco.

"O objetivo é orientar e solicitar aos colaboradores, acompanhantes, familiares e público em geral que realizem o processo de doação para favorecer o estoque do hemocentro, que está em baixa", conforme informou a assessoria de imprensa do HMV.

De acordo com o hospital, "nos últimos dias, com a baixa do estoque, as cirurgias ainda não foram comprometidas, mas já há um tempo maior de espera pelos hemocomponentes".

Podem doar sangue pessoas que tenham entre 16 e 69 anos, que estejam pesando mais de 50 kg e em boas condições de saúde. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto. Menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. É necessário estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

As pessoas que foram acometidas pela Covid-19 devem aguardar 30 dias após a melhora dos sintomas para realizar a doação. Já para as que receberam dose da vacina, é necessário aguardar 48h para quem se vacinou com a CoronaVac e 7 dias para a AstraZeneca e Pfizer.

O Hemope Caruaru funciona de segunda a sexta-feira das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h. As doações podem ser agendadas pelo Whatsapp (81) 99488-5985.

Do Estação Notícias / G1