terça-feira, 23 de novembro de 2021

‘Carro da vacina’ para imunizar população contra covid sem agendamento tem sucesso no Recife

“Atenção, atenção, vizinhança! O carro da vacina chegou! Estamos passando aqui na sua rua trazendo vacinas de primeira qualidade. Vacinas contra a covid-19 diretamente do freezer da Prefeitura do Recife pra você, você que não tomou a primeira dose ou está com a segunda dose atrasada, traga o seu documento e aproveite essa facilidade”.

Esse é um dos trechos dos áudios do Carro da Vacina, veículo que passa a circular por diversas localidades com vacinação itinerante sem agendamento. A primeira ação ocorreu no sábado (20), na Feira Nova de Afogados, na Zona Oeste do Recife, e segue durante a semana em outros bairros.

A estratégia vai durar dez dias e tem o objetivo de fisgar os atrasados numa pegada irreverente, sem perder o foco na importância de assegurar o esquema vacinal completo. O público-alvo são munícipes que estão dentro do perfil para receber a primeira dose da vacina ou ainda aqueles que estão no prazo para segunda dose, em atraso ou que já podem receber a dose de reforço. Além de levar os profissionais de saúde responsáveis pela imunização, o carro também conta com um locutor que faz a performance da ‘convocação’ in loco no megafone, além de arte-educador para fazer o corpo a corpo com os transeuntes.

A aposentada Maria Amélia Araújo, de 77 anos, aproveitou a ação itinerante para tomar a dose de reforço da vacina. "Eu estava com algumas dificuldades pra marcar e gostei muito de vir aqui e encontrar esse ponto de vacinação", avaliou. A opinião também foi compartilhada pela dona de casa Delijan Gomes, de 37 anos, que tomou a segunda dose da vacina e levou os filhos de 12 e 13 anos para serem imunizados.  "Acho importante as ações nas comunidades e agora também o carro da vacina, pra chegar a todo mundo, já que tem muita gente que, às vezes, não pode pagar uma passagem e ir aos outros lugares onde tem vacina", afirmou.

Desde agosto, a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) está investindo em ações em diversas comunidades da capital em busca dos moradores que estão dentro do perfil para receber a primeira dose da vacina ou que estão no prazo para segunda dose, em atraso ou que já podem receber a dose de reforço. Mais de 114 locais já foram visitados pelos profissionais, que aplicam a vacina sem a necessidade de marcação.

Além disso, desde o começo de novembro, os profissionais da Sesau também estão percorrendo diversas escolas das redes estadual e municipal de ensino para aplicar, sem a necessidade de agendamento, a vacina anticovid nos adolescentes de 12 a 17 anos que ainda não receberam o imunizante da Pfizer ou já estão no prazo para tomar a segunda dose. A ação vai acontecer durante todo o mês e a previsão é vacinar todos os estudantes deste grupo. A Sesau já visitou 104 escolas, e 5.138 doses foram aplicadas.

Desde o início da operação do Plano Recife Vacina, em 19 de janeiro, a capital pernambucana não parou de vacinar a população um só dia. Até o momento, foram aplicadas 2.631.226 doses dos imunizantes. Desse total, 1.398.194 foram de primeira dose ou dose única, 1.140.546 foram de segunda dose ou dose única e 153.011 foram de dose de reforço.

Do Estação Notícias