quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Outubro Rosa: saiba como marcar mamografia gratuitamente no Hospital de Câncer de Pernambuco

O diagnóstico precoce do câncer de mama é fundamental para o tratamento da doença antes que ela de desenvolva para um estágio avançado. Para isto, é recomentado que mulheres realizem mamografia anualmente e, no mês do outubro, é realizada a campanha Outubro Rosa, para incentivar a realização deste exame de imagem, que é capaz de identificar os nódulos nas mamas antes de serem palpáveis, ou seja, no estágio inicial.

Por isso, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), referência nacional no tratamento oncológico, intensificou as ações da campanha "Outubro Rosa o Ano Inteiro", lançada em agosto, e oferece a mamografia gratuitamente durante todo o ano, de segunda a sexta-feira. O exame é oferecido para mulheres com idade acima dos 40 anos de idade.

Desde o lançamento da campanha em agosto, o HCP ampliou a oferta diária de exames de 50 para 70 e ainda firmou parceria com a startup recifense TI Saúde, que disponibilizou uma plataforma online para facilitar a marcação. Podem fazer a marcação as mulheres dentro da faixa etária e que não tenha feito o último exame a menos de um ano.

Como agendar?

As pacientes interessadas em agendar o exame podem acessar o site do Hospital de Câncer de Pernambuco, realizar o cadastro e escolher o dia e horário disponível. Na data marcada, a paciente deve dirigir-se ao setor de raio-x do hospital com os documentos originais em mãos.

“É muito importante que a mulher faça sua mamografia. Quanto mais cedo for detectada a doença, maior a possibilidade de um tratamento menos invasivo e maior a chance de alcançar a cura”, ressalta o superintendente-geral do HCP, Hélio Fonsêca.

Detecção precoce 

Um dos grandes objetivos da campanha é o auto exame para uma detecção precoce do câncer. Pois se descoberto em fases iniciais, na maioria dos casos, é possível tratamentos menos agressivos e maior chance de sucesso. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

É recomendado pelo Ministério da Saúde que a mamografia de rastreamento seja ofertada para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos. No exame é possível identificar alterações suspeitas de câncer antes do surgimento dos sintomas, ou seja, antes que seja palpada qualquer alteração nas mamas.

Dados

Uma das doenças que mais atacam as mulheres é o câncer de mama. Em 2020, mais de 2,3 milhões de mulheres no mundo descobriram que estavam com a doença. No Brasil são cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas. E se estimam mais de 66 mil novos casos para 2021. Como é o câncer que mais mata, foram registradas 18.068 mortes de brasileiras em 2019.

Causas

Não existe apenas uma causa para a doença, são vários fatores de risco para que ela aconteça, como: Obesidade e sobrepeso, história familiar de câncer de ovário, primeira menstruação antes de 12 anos, uso de contraceptivos hormonais (estrogênio-progesterona), entre outros. Mas atenção, a presença de um ou mais desses fatores de risco não significa que a mulher terá necessariamente a doença.

Do Estação Notícias / NE10