sábado, 30 de outubro de 2021

Governo de Pernambuco apresenta projeto de triplicação da BR-232

O Governo de Pernambuco lançou, nesta sexta-feira (29), o edital para a triplicação da BR-232. Durante a cerimônia, realizada no Palácio do Campo das Princesas, o projeto do trecho que dá acesso à Região Metropolitana do Recife (RMR) ganhou a assinatura do governador Paulo Câmara e foi apresentado oficialmente.

A triplicação vai beneficiar mais de 4 milhões de usuários, diminuindo o tempo de viagem em 60%. A BR-232 tem um tráfego diário de 67 mil veículos. O trecho destacado, que mede aproximadamente 6,8 quilômetros, vai do final da Avenida Abdias de Carvalho até as proximidades da entrada da BR-408.

O projeto integra o “Plano Retomada”, programa estadual de retomada econômica lançado em agosto. As obras devem ser iniciadas em janeiro de 2022, com prazo de conclusão estimado de 12 meses. O custo previsto é de R$ 93 milhões, oriundos de fontes próprias do Governo do Estado.

De acordo com o projeto, o percurso ganhará iluminação em LED, novo sistema de drenagem, paisagismo, ciclovia e três passarelas.  O plantio dais de mil árvores de grande porte ao longo do trajeto, além da diminuição no tempo de viagem, possibilitará uma redução de 6 toneladas na produção de CO2.

Ficará sob a responsabilidade da Prefeitura do Recife a implementação do projeto paisagístico e da iluminação das alças viárias que dão acesso à BR-232.“Um dos principais objetivos desse projeto é também modificar o uso funcional dessa rodovia. Vamos garantir a acessibilidade para todos os pedestres. Não haverá a necessidade de lombada eletrônica, mas sim de uma adequada sinalização horizontal e vertical”, apontou Fernandha Batista, Secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Estado.

Do Estação Notícias