sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Apesar de contraindicação do Estado, Caruaru mantém intervalo de 21 dias para 2ª dose da Pfizer

A cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, seguirá com o intervalo de 21 dias para a aplicação da segunda dose da vacina da Pfizer contra a Covid-19, segundo informou a prefeitura nesta sexta-feira (22).

A decisão vem apesar de o Governo do Estado, em coletiva de imprensa, nessa quinta-feira (21), contraindicar a alteração do intervalo - a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) mantém o prazo de 60 dias.

"A decisão segue exemplos de estados, como Rio de Janeiro e São Paulo, países como EUA e Chile, e cumpre orientações da própria bula e do ensaio clínico da empresa responsável pelo imunizante", informou a Secretaria de Saúde de Caruaru, por meio de nota.

Caruaru irá usar doses da Pfizer em estoque e, por isso, essa ação terá "quantidade de doses limitada", segundo a secretária de Saúde do municípío, Bárbara Florêncio.

A distribuição dos imunizantes aos municípios é de responsabilidade da SES-PE e, segundo a pasta, é feita com base no prazo de oito semanas.

Na coletiva, o secretário estadual de Saúde, André Longo, classificou como "equívoco técnico" essa mudança no prazo.

“Essa redução é um equívoco técnico porque diminui a efetividade e a resposta imunológica à vacina. A orientação técnica diante das evidências científicas atuais é que os municípios pernambucanos que adotaram essa estratégia, revejam essa decisão e voltem a aplicar a segunda dose da Pfizer com 60 dias”, destacou Longo. 

O gestor ainda afirmou que a mudança do prazo para 21 dias "é uma das explicações apontadas por especialistas para o repique da doença em países como Inglaterra e Israel". 

Do Estação Notícias