quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Quando usar máscara vai deixar de ser obrigatório em Pernambuco? Governo explica

O Governo de Pernambuco anunciou novas medidas no Plano de Convivência com a Covid-19 nesta quinta (23) e o Secretário de Saúde, André Longo, falou que ainda é muito cedo a expectativa de retirar a obrigatoriedade da máscara. Será necessário um número maior de vacinados com a segunda dose para pensar no assunto.

"A gente considera muito cedo estar falando sobre abdicar do uso da máscara. Precisamos atingir percentuais de vacinação de segunda dose de forma expressiva. Há países que fazem isso de forma responsável, como Portugal, com 80% da população vacinada com as duas doses", explicou o secretário.
Em Pernambuco a vacinação está em 39% da segunda dose e é necessária uma porcentagem mais alta para a retirada das máscaras. A expectativa é que a vacinação de parte dos adolescentes ainda esteja para completar em dezembro.

Com a diminuição do intervalo de aplicação das doses do imunizante Pfizer e adicionando a possibilidade do governo federal disponibilizar mais doses da AstraZeneca, a chance de Pernambuco alcançar 80% a 90% da população vacinada seja mais rápida e assim pensar na retirada das máscaras. "Aí, sim, podemos pensar em fazer uma discussão técnica sobre redução do uso da máscara, especialmente em ambientes abertos, onde tem menor exposição de risco. Isso tem que ser feito de forma muito bem trabalhada e pensada, a depender da evolução dos números da vacinação no Estado", explica Longo.

Do Estação Notícias