sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Pernambuco confirma a primeira morte pela variante Delta no Estado

Jataúba e Caruaru no Agreste registraram casos da nova variante

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou a primeira morte pela variante Delta em Pernambuco. A vítima foi uma pessoa de 75 anos de Recife, que tinha comorbidades e veio a óbito no dia 23 de agosto. Ainda foram confirmados mais 14 casos da variante no estado. Até agora, o Estado totaliza 29 pessoas infectadas por essa linhagem.

O paciente foi o único registrado como grave, com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e que tinha comorbidades como diabetes, doença cardiovascular crônica e portador de marcapasso.

A confirmação foi através de mais uma rodada de sequenciamento genético de amostras de pacientes confirmados para a Covid-19 feito pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz PE). Essa confirmação foi diferente dos anteriores pelo fato das amostras analisadas, por já terem algum tipo de suspeita para a variante Delta, sendo esse o critério de seleção.

Ainda foram registrados mais 14 novos casos das cidades de Araçoiaba (1), Caruaru (4), Escada (1), Jaboatão dos Guararapes (1), Jataúba (2), Quipapá (1), Recife (3) e Fernando de Noronha (1), além de 1 pacientes de outro estado: São Paulo/Ubatuba (1), turista que foi testado e notificado por Fernando de Noronha.

Do Estação Notícias / NE10