sexta-feira, 27 de agosto de 2021

TESTA PE: Estratégia de testagem de Covid em massa é realizado em Brejo da Madre de Deus

A Prefeitura de Brejo da Madre de Deus através da Secretaria de Saúde, recebeu essa semana testes rápidos de antígenos da estratégia TESTA PE e já está distribuindo nos serviços de saúde do município.

A ‘Estratégia Testa PE’ é uma estratégia estadual em parceria com as secretarias de saúde, que visa ampliar a oferta de testes para detecção de Covid, e será realizado em lugares estratégicos do município, tais como: usf's, policlínicas, upas, hospitais e outros locais.

Os testes de antígenos têm como objetivo identificar a infecção atual em indivíduos e é realizado quando uma pessoa apresenta sinais ou sintomas consistentes com Covid-19 e em pacientes assintomáticos que tiveram contato com caso positivo.

  • Entenda mais sobre o teste:

O que é e para que serve o teste de antígeno?

O teste de antígeno, também conhecido como "teste do cotonete", é um teste rápido capaz de detectar a proteína do nucleocapsídeo viral do SARS-CoV-2, que, se o resultado for positivo, significa infecção viral ativa.

Qual a diferença entre o teste de antígeno e o RT-PCR?

Ambos são testes de COVID-19, porém ao contrário do RT-PCR, o teste de antígeno possui menor tempo de resultado. O teste de antígeno possui sensibilidade inferior ao teste de RT-PCR, principalmente em indivíduos assintomáticos com cargas virais baixas. Porém, em pacientes com carga viral elevada, o que costuma ocorrer na fase pré-sintomática, de 1 a 3 dias antes dos sintomas, e na fase sintomática inicial, até do 5º ao 7º dia da doença, a sensibilidade é superior a 90% quando comparada ao teste de RT-PCR.

É indicado para qual paciente?

O teste é indicado para pessoas com sintomas e suspeita da doença, preferencialmente antes do sétimo dia de sintomas.

Do Estação Notícias