sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Terceira dose da vacina contra Covid-19 será para toda a população, diz secretário de Saúde de Pernambuco

A recente discussão a respeito da aplicação da terceira dose ou dose de reforço dos imunizantes contra a Covid-19 fez com que Pernambuco começasse a se preparar para adotar a medida do Governo Federal, que determinou que a partir de setembro alguns grupos começarão a receber a nova dose. Entretanto, em coletiva de imprensa na última quarta-feira (25), o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, afirmou que acredita que toda a população terá que tomar a terceira dose no Estado. 

A princípio, o Governo Federal divulgou que idosos e pessoas com dificuldades no sistema imunológico devem receber a terceira dose. Entretanto, Longo destacou que a aplicação da dose de reforço deve ser ampliada para toda a população. "Isso será inevitável. E é natural que se faça isso de forma decrescente, por faixa etária, e atendendo a públicos vulneráveis e de maior importância dentro do contexto pandêmico", disse.

Apesar da proposta, Pernambuco seguirá a determinação do Ministério da Saúde e vai iniciar a aplicação da terceira dose nos idosos. "No Estado, temos a expectativa de vacinar, com a terceira dose, todo o contingente de idosos e imunossuprimidos. Isso dá uma população superior a 1,2 milhões de de pessoas, entre idosos acima de 60 anos. Estudos mostram que essa vulnerabilidade (queda mais acentuada dos anticorpos) começaria aos 55 anos. Então, vamos ter que debater isso também", destacou o secretário. 

André Longo defendeu ainda a necessidade da aplicação da dose de reforço em trabalhadores da área da saúde, que foram os primeiros a tomar a vacina nesta campanha. "É preciso lembrar que eles foram vacinados em janeiro e fevereiro. São muito importantes na linha de frente; vamos aguardar uma posição do Ministério da Saúde em relação a esse grupo. Em Pernambuco, temos a preocupação central com esses profissionais, essenciais na atenção e na assistência às pessoas", frisou.

Terceira dose da vacina

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou que a terceira dose da vacina contra a Covid-19 começa a ser aplicada no Brasil a partir do dia 15 de setembro. A dose de reforço será aplicada em idosos com idade de 70 a 80 anos e em imunossuprimidos.

O chefe da pasta explicou, em Brasília, que a data foi escolhida porque acredita-se que até lá todos os brasileiros de até 18 anos de idade já terão recebido ao menos a primeira dose do imunizante. O imunizante utilizado será o da Pfizer.

Queiroga explicou que os imunossuprimidos que tomaram a segunda dose há 21 dias já poderão tomar a dose de reforço em setembro. Já os idosos precisam ter sido vacinados há mais de seis meses com as duas doses para receber a terceira.

Do Estação Notícias / NE10