quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Exclusivo: Parte de vereadores da oposição apresentam emendas a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2022, reduzindo de 40% para 5% o limite de crédito suplementar do Prefeito Roberto Asfora

Isso pode prejudicar o pagamento dos salários em 2022 

A semana foi bem movimentada na casa José Cupertino de Souza, está em tramitação a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) Projeto de Lei Nº005/2021, que vai reger o orçamento do município em 2022. Para quem pensou que pelo fato de a bancada de situação ter apenas quatro vereadores, iria passar despercebido as manobras da oposição, se enganaram. 

Já na terça feira, dia 17, a reunião foi interrompida por mais de uma hora, após questão de ordem levantada pelo Vereador e Lider da Situação, Roberto Asfora Filho, onde questionou o Presidente da casa, sobre as emendas colocadas para votação, porque segundo o vereador o artigo 118, §1º e 204 do regimento interno afirma que são de dez dias o prazo para apresentar emendas a LDO. 

A bancada de oposição apresentou na terça feira as emendas e assim fora do prazo. Esse questionamento levou a interrupção da sessão, para que fossem retirados das emendas os nomes do Ver. Flavio Diniz que afirmou não ter autorizado e nem assinado as emendas, e do Presidente Silvano Pereira, porque o mesmo estava presidindo os trabalhos. Mesmo de forma clara que emendas chegaram atrasadas o Presidente Silvano seguiu com a sessão de forma ilegal.

A emenda modificativa nº 002/2021, de autoria dos vereadores: Damião Aguiar, Maria Jose, Maria Jeane, Laelson Cordeiro, Jonas Wellington, Orácio Jose e Leandro Silva, tem por finalidade reduzir o crédito suplementar que o prefeito teria em 2022 dentro do orçamento para equilibrar as contas do município. O Projeto foi com pedido de 40% mais os vereadores acima citados querem diminuir para 5%, ou seja, quando acabar os 5%, o Prefeito terá que ficar enviando projeto de lei para Câmara de vereadores pedindo autorização para pagar as despesas tais como: funcionários efetivos e contratados, prestadores de serviço, limpeza urbana, aposentados etc.


Pois terá dinheiro em caixa, mas não terá autorização legislativa para pagar, precisando sempre da manifestação da câmara. É bom todos lembrarem que o último projeto que o Prefeito enviou sobre o IPRESB, os vereadores de oposição manobraram durante 05 (cinco) meses e não votaram, imaginem se vão votar crédito suplementar. 

O interessante é que parte desses vereadores de oposição de hoje deram ao ex-prefeito Hilário Paulo 40% que atrasava salário, deixava faltar medicamentos no hospital, atrasava IPVA dos veículos, atrasava aluguel e atrasava pagamento a prestadores de serviço e fornecedores, e porque não pode dar ao Prefeito Roberto Asfora que paga salário em dia? 

A próxima reunião foi marcada para segunda feira, às 14 horas. Os servidores de Brejo da Madre de Deus devem ter uma atenção sobre esse projeto e as emendas apresentadas, pois isso pode prejudicar o pagamento do salário em 2022. 

Do Estação Notícias