quarta-feira, 28 de julho de 2021

Vereador é preso suspeito de planejar crime que resultou em morte de secretário em Pernambuco

Segundo o delegado, secretário foi morto por engano

O vereador de Primavera, na Mata Sul de Pernambuco, José Carlos dos Santos, conhecido como Caca do Sindicato (PSB), de 38 anos, foi preso pela Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) nesta quarta-feira (28), por volta das 6h.

Ele é suspeito de ser responsável pelo homicídio do secretário executivo de Esportes do município de Primavera, Maurício Bezerra de Barros Neto, de 33 anos. O crime ocorreu no dia 7 de julho deste ano, em uma barreira sanitária do município.

"No momento do crime, uma moto percorreu a cidade até encontrar o ponto onde houve o homicídio. Essa moto era seguida por um veículo Captiva prata que indicava o local onde a pessoa estava. Os dois motoqueiros desceram da moto e efetuaram os disparos na vítima", disse o delegado responsável pela investigação, Erivaldo Guerra.

Segundo o delegado, Maurício foi morto por engano e, na verdade, o alvo era outra pessoa que trabalhava no mesmo local da vítima. O homem seria ex-funcionário de Caca, que trabalhou com ele em uma campanha para a eleição do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Primavera que o vereador disputava e outra para vereador.

O verdadeiro alvo teria cometido um atentado contra uma adversária de Caca na eleição do sindicato a mando dele. "Na campanha para o sindicato, o vereador não admitia outro concorrente e pagou a essa pessoa para efetuar alguns disparos em frente a residência dessa candidata. A candidata desistiu de concorrer às eleições do sindicato, na verdade a chapa que ela apoiava. Daí então a pessoa que efetuou os disparos passou a extorquir o vereador", explicou o delegado em material enviado ao JC. 

Em uma entrevista à Rede Pernambuco de Rádios, Erivaldo Guerra informou que o vereador entrou em contato com um presidiário para planejar o homicídio de dentro da prisão. "Contrataram dois pistoleiros da região e essas duas pessoas vieram e assassinaram o rapaz que não tinha nada a ver com a história", explicou. 

Ainda de acordo com o delegado, há "provas consistentes" do envolvimento do vereador. A conclusão do inquérito - cujo prazo é de 60 dias - dependeria apenas na identificação dos dois executores. 

Por meio de nota, o PSB de Pernambuco, partido de Caca do Sindicato, informou que está acompanhando as investigações do caso. "O partido apoia o trabalho da Polícia Civil e tem a certeza de que todo caso será elucidado", diz a nota da sigla. 

Do Estação Notícias / JC Online