quarta-feira, 30 de junho de 2021

Prefeito Roberto Asfora e Secretários acompanham equipe do UNICEF e AVSI Brasil em entregas de lavatórios a escolas do município

O Prefeito de Brejo da Madre de Deus no agreste de Pernambuco, Roberto Asfora, acompanhou ontem (29) pela manhã a equipe do Unicef e AVSI Brasil durante a implantação de lavatórios em uma das escolas contempladas pelo programa. Roberto Asfora esteve acompanhado dos Secretários, Roberto Aguiar (Educação) Sullicy Kelly (Governo e Comunicação) Sônia Gerner (Assistência Social).

Em Brejo da Madre de Deus, 20 escolas foram beneficiadas, o objetivo do UNICEF e AVSI é que o retorno às aulas seja seguro para alunos, professores e profissionais da educação.

O prefeito Roberto Asfora destacou a importância da parceria entre “É uma satisfação muito grande, fomos comtemplados com 20 lavatórios para nossas escolas e isso para nossa gestão é uma honra. Agradeço ao Unicef e reforço nosso empenho para mandar essa parceria.”

Para Ana Bianchi a continuidade dos serviços essenciais, serviços de saúde e o retorno seguro das escolas é um trabalho coletivo que exige a participação e o engajamento de todos. “Essa força-tarefa do UNICEF e da AVSI é fundamental para que a gente possa, junto com a sociedade, pais, alunos e professores, garantir que crianças, adolescentes e suas famílias tenham acesso aos serviços essenciais de saúde e educação.”

O Projeto

O UNICEF e a AVSI Brasil iniciaram, em maio, um trabalho nos estados de Pernambuco, Bahia e Ceará para apoiar a gestão municipal na continuidade dos serviços essenciais às crianças e adolescentes nas áreas de saúde e educação, com foco especial em garantir um retorno seguro às escolas. Até setembro, o projeto alcançará 300 escolas e 54 unidades básicas de saúde (UBS) de 39 municípios desses estados, incluindo as capitais e cidades da região do Semiárido, com ações de informação, capacitação e engajamento de autoridades, profissionais de saúde e educação, pais, alunos e lideranças sociais. Serão distribuídos também kits de higiene e saúde (incluindo, em algumas cidades, lavadores de mãos) e materiais educativos.

O retorno seguro às aulas presenciais envolve um processo de mobilização e conscientização coletiva, em que as escolas devem se preparar, os profissionais de saúde e educação precisam ser treinados, e pais, alunos e comunidade precisam receber orientação adequada para que se sintam seguros.

Do Estação Notícias / Assessoria