terça-feira, 1 de junho de 2021

Feriado: Corpus Christi será ponto facultativo em repartições estaduais e restrições terão regras de dia útil em Pernambuco

O dia de Corpus Christi, celebrado na quinta-feira (3), cujo feriado em Pernambuco é tradicionalmente transferido para o São João, em 24 de junho, será ponto facultativo nas repartições públicas e entidades da administração direta e indireta do Governo do Estado.

Pelo segundo ano consecutivo, por causa da pandemia da Covid-19, o Estado não terá as festividades juninas.

A definição do ponto facultativo, publicada em portaria da Casa Civil na edição de sábado (29) do Diário Oficial de Pernambuco, afirma que serviços do funcionalismo público estadual com funcionamento considerados indispensáveis serão exceção e deverão funcionar na quinta-feira.

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico informou que as restrições do Plano de Convivência com a Covid-19 seguirão as regras de dias de semana, apesar do ponto facultativo. 

"O decreto vigente, que trata das restrições de funcionamento das atividades econômicas, determina apenas a diferenciação entre os segmentos autorizados a operar durante a semana e os que podem funcionar nos fins de semana. Portanto, na próxima quinta-feira, o funcionamento de cada atividade segue as regras autorizadas de cada região do Estado para os dias de semana", disse a pasta.

Ou seja, atividades e serviços poderão funcionar até as 20h na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e Sertão. No Agreste, as restrições para dias úteis seguem até 6 de junho e os serviços não autorizados não poderão funcionar no dia de Corpus Christi.

O comércio de Centro do Recife e bairros, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), funcionará normalmente.

Bancos
De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), não haverá expediente nos bancos em todo o Brasil, inclusive onde o feriado de Corpus Christi foi transferido para outra data.

Na sexta-feira (4), acrescenta a Febraban, as agências poderão abrir normalmente.

Do Estação Notícias / Assessoria