sexta-feira, 28 de maio de 2021

Secretaria de Agricultura de Brejo da Madre de Deus distribui mais de 5 mil quilos de sementes para os agricultores

O município de Brejo da Madre de Deus foi comtemplado com 5.000Kg de sementes de milho e 600 Kg de sorgo forrageiro por meio Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário, através do IPA.   

Toda a distribuição foi rapidamente organizada pela pasta municipal para que os agricultores aproveitem o período chuvoso. Os grupos prioritários para recebimento das sementes são os beneficiários do Plano Garantia Safra, que é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF). O programa tem como objetivo garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de Municípios sistematicamente sujeitos a perda severa de safra por razão do fenômeno da estiagem ou excesso hídrico.   

O município de Brejo da Madre de Deus foi comtemplado com 1.000Kg de sementes de milho a mais do que o originalmente, o benefício se deu após visita e solicitação feito ao Secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado de Pernambuco, Claudiano Filho, pela equipe da Secretaria de Agricultura e o Prefeito do Munícipio Roberto Asfora. 

 A distribuição e entrega das sementes estão ocorrendo numa parceria entre o IPA-PE, Secretaria de Agricultura - Governo Municipal e CONDESB. Estão sendo beneficiados agricultores familiares que pretendem aproveitar as chuvas que ocorrem entre os meses de maio e agosto, podendo assim, fazer colheita para o sustento familiar e/ou produção e reserva para alimentação animal, através de silagem. Vale ressaltar que para ajudar na plantação, a Secretaria de Agricultura intensificou os trabalhos de aragem de terra em toda zona rural do município.     

Agricultores que tiverem interesse em adquirir as sementes, podem procurar a Secretaria de Agricultura que fica em frente ao Açougue, pois, ainda temos um saldo remanescente dos grupos prioritários.

Do Estação Notícias / Assessoria