segunda-feira, 31 de maio de 2021

Procon interdita cinco estabelecimentos em Pernambuco no fim de semana

O Procon Pernambuco interditou cinco estabelecimentos no Estado durante o fim de semana de fiscalização do cumprimento do decreto de restrições do governo para conter o cenário crítico da pandemia de Covid-19.

O balanço divulgado pelo órgão nesta segunda-feira (31) indica um total de 140 estabelecimentos visitados, dos quais 23 foram autuados, além dos cinco interditados. As equipes passaram pela Região Metropolitana do Recife e Agreste do Estado.

No sábado (29), passava das 23h quando os fiscais identificaram uma festa no Clube Arena Paiva, em Jaboatão dos Guararapes. Mais de 20 pessoas se encontravam no local sem máscaras e nem praticar o distanciamento social. O estabelecimento foi autuado e interditado pelo órgão.

No Agreste, que está em restrições durante toda a semana, cerca de 122 estabelecimentos foram fiscalizados pelos fiscais do Procon-PE. Desses, 17 receberam um auto de constatação e três foram interditados.

No sábado pela manhã, a El Barba Barbearia, no Bairro de Dona Dom, em Santa Cruz do Capibaribe, foi autuada e interditada.

O local atendia clientes com as portas entreabertas para dispensar a equipe de fiscalização, segundo o Procon.

Em Belo Jardim, a Churrascaria Amigo Caminhoneiro foi interditada por diversas irregularidades, como funcionamento fora do horário e portando mais de 15 pessoas no ambiente interno sem o uso de máscaras.

Também em Belo Jardim, o Bar do Antônio recebeu uma interdição. O bar funcionava fora do horário permitido e cerca de cinco pessoas se encontravam sem máscara no ambiente interno do estabelecimento, inclusive o proprietário.

Até o momento, o Procon-PE tem passado pelas cidades de São Caetano, Caruaru, Lajedo, Garanhuns, Bom Conselho, Taquaritinga do Norte e Santa Cruz do Capibaribe.
Além das fiscalizações, os fiscais orientam os estabelecimentos e a população local acerca do novo decreto e da importância do cumprimento das medidas.

As ações contam com apoio das gestões locais, da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), Polícia Militar e Civil e Corpo de Bombeiros.

Desde janeiro, o Procon Pernambuco fiscalizou mais de 900 estabelecimentos, realizou mais de 300 autuações, sendo mais de 70 destes com interdições.

Do Estação Notícias / Folha de PE