sexta-feira, 14 de maio de 2021

Obra em terreno ocasionou problema em poste, que resultou na falta de energia em rua do bairro Beira Rio em Brejo

Na noite desta quinta-feira (13), noticiamos a falta de energia em uma rua do bairro Beira Rio, mais precisamente atrás do Estádio Municipal Valdomiro Silva em Brejo da Madre de Deus (Relembre AQUI). Da tarde da quinta até o início da tarde desta sexta-feira, os moradores da rua ficaram sem energia.

Em contato com o coordenador da Defesa Civil do município, Gustavo Pinto, foi esclarecido que o motivo do problema é uma obra irregular, que foi realizada sem as medidas técnicas necessárias, e sem qualquer tipo de licença ou consentimento da Secretaria de Obras, fazendo com que um poste cedesse e ocasionasse tal problema.

“É uma obra privada, onde existe uma barreira que foi cortada, é o que chamamos de talude da barreira (inclinação na superfície lateral de um aterro, de um muro ou de qualquer obra), que nunca pode ser negativo (pra dentro), nem zero (90º). O ideal é que ele seja positivo e com muro de arrime (muro de pedra argamassada com estrutura de ferros). A obra foi executada sem nenhuma anuência da Secretaria de Obras ou licença da prefeitura, o que caracteriza como uma obra irregular”; explicou o engenheiro.

“Eles realizaram a obra, e só tomamos conhecimento após denúncias de populares, de que o poste teria começado a arquear já na quarta-feira. Foi quando a Comissão de Defesa Civil do município, realizou a interdição da via para evitar problemas maiores, além de avisar aos proprietários”; pontuou Gustavo Pinto.

Após o aviso da Secretaria de Obras, a impermeabilização do talude da barreira com lonas foi realizada, mas além de ter chovido durante todo o dia já era tarde, a situação piorou, o incidente não pode ser evitado e o poste cedeu, deixando a rua sem energia.

Durante a manhã desta sexta-feira (14), a Celpe esteve no local para refazer as ligações e organizando os postes. A energia elétrica foi restabelecida no início da tarde.

Do Estação Notícias