segunda-feira, 31 de maio de 2021

Garanhuns suspende comercialização de bebidas alcoólicas como forma de conter a Covid-19

A suspensão vale, inclusive, para vendas via delivery e em pontos de coleta 

Em virtude do aumento no registro de casos de Covid-19 no Agreste de Pernambuco, algumas cidades têm adotado medidas restritivas ainda mais rígidas do que as estabelecidas pelo Governo do Estado para conter o avanço da contaminação pelo vírus. É o caso de Garanhuns, que suspendeu a comercialização de bebidas alcoólicas "em qualquer hipótese", por meio de decreto publicado no último sábado (29). A medida é válida até o próximo dia 6 de junho. 

De acordo com o decreto, podem funcionar supermercados, padarias, mercados, mercearias, comércio atacadista de alimentos e demais estabelecimentos voltados ao abastecimento alimentar da população. No entanto, está vedada "em qualquer hipótese, a comercialização de bebida alcoólica, inclusive no sistema delivery (entrega em domicílio) e/ou ponto de coleta". Restaurantes, lanchonetes e similares, que só podem funcionar no sistema delivery, também não podem comercializar bebidas alcoólicas. 

O decreto segue a orientação do governo estadual de que o chefe do Poder Executivo municipal poderá estabelecer normas complementares para conter a pandemia de acordo com as especificidades e necessidades locais. O município tem registrado uma superlotação dos leitos de UTI há várias semanas e até o dia 29 de maio havia confirmado 11.344 casos de coronavírus e 201 óbitos provocados pela doença.

“Somente com o esforço coletivo, a diminuição drástica de pessoas nas ruas, evitando a propagação da Covid-19, teremos uma diminuição dos casos. O momento não é fácil, mas precisamos de coragem para enfrentar a pandemia e salvar vidas”, afirma a secretária municipal de Saúde, Catarina Tenório.

Do Estação Notícias / NE10 Interior