quinta-feira, 8 de abril de 2021

Você treina de forma progressiva?


Sabe o que é progressão de treino? Talvez você não alcance os resultados que tanto deseja porque não sabe de que forma progredir e também não tem esse tipo de orientação em sua rotina de Treinamento físico.

Porém muitas pessoas que praticam exercício físico não têm noção de como evoluir nesse quesito e alcançar o que um dia sonhou.

Vou mostrar para vocês de que forma progredir no treinamento e vocês vão entender melhor se estão progredindo ou não no processo de treino.

AVALIAÇÃO FÍSICA: é na avaliação física que conhecemos os resultados dos alunos, é nela que sabemos se houve redução de gordura corporal, ganho de massa magra, redução ou ganho de medidas, aumento do nível de força, residência e flexibilidade, pressão arterial entre muitos outros componentes, se você treina sem avaliação física esse sim é um grande erro na progressão.

AJUSTE DE VOLUME E INTENSIDADE: Se o seu treino já faz um bom tempo que não muda, isso é grave. Fazer ajustes na carga, quantidade de exercício, séries e repetições, mudança no método de treino, variação de exercício faz toda uma diferença, sendo que isso deve ser feito em épocas adequadas há depender da frequência de treino do aluno, nos prazos corretos deve ser feitos esses ajustes para que exista progressão.

TREINO INDIVIDUALIZADO: Cada pessoa tem uma resposta diferente ao exercício, cada pessoa responde de maneira singular, algumas tem dificuldade em agachar, outras tem um nível de força abaixo da média, já outras tem um nível de flexibilidade/mobilidade articular reduzido prejudicando na execução de vários exercícios, esses e outros problemas devem ser ajustados de acordo com a necessidade de cada praticante, eu sempre falo que: o exercício físico deve se ajustar ao praticante e não o praticante deve se ajustar ao exercício físico levando em consideração a individualidade de cada pessoa. Para isso o programa de exercício físico deve ser preparado levando em consideração a necessidade do aluno, a condição física do aluno (individualidade) e os desejos e metas do aluno, para que em cima desses conceitos haja a progressão. Se gostou curte, comenta, compartilha e salva.

Do Estação Notícias