quinta-feira, 15 de abril de 2021

Tanajuras "invadem" casa em Pernambuco; entenda comportamento do inseto

Insetos podem ser encontrados facilmente em cidades nordestinas em determinadas épocas do ano

O vídeo em que mostra centenas de tanajuras "invadindo" uma casa em Paudalho, na Zona da Mata de Pernambuco, circulou bastante pela internet e grupos de aplicativos de troca de mensagens nessa terça-feira (13). O inseto pode ser encontrado facilmente pelas ruas de cidades nordestinas em determinadas épocas do ano.

Por que 'cai' tanajura em algumas épocas do ano? Entenda

De acordo com o biólogo e professor Marcelo Bezerra, as tanajuras são "insetos sociais" e necessitam de um formigueiro para se desenvolver e viver com coletividade. Elas precisam cavar valas para colocar suas larvas e proteger os filhotes dos predadores naturais.

Geralmente, esses insetos aparecem com mais frequência nos meses de outubro, novembro e dezembro, mas, por causa das chuvas fracas e da variação entre calor e frio dos meses de março e abril, as tanajuras têm aparecido bastante em várias cidades.

No período em que elas saem em revoada para acasalar, elas voam, acasalam com o macho, popularmente conhecido como "sibito", e perdem suas asas, tornando-se as famosas saúvas.

Em relação ao vídeo em que esses insetos são vistos em todas as partes da residência, o biólogo explica que, na verdade, foi o ser humano que invadiu o habitat natural desses animais. "O que aconteceu em Paudalho é um reflexo do crescimento urbano descontrolado, em que ambientes nativos naturais estão sendo invadidos por construções de loteamentos e casas sem que haja um mapeamento de impacto ao meio ambiente. No ciclo de vida dessa tanajura, aquele local é um ambiente propício para se desenvolver. Mesmo com as construções, ela vai continuar seu ciclo de vida, buscando suas revoadas e o acasalamento para garantir a sua espécie. É uma forma de sobrevivência", conta.

Durante o período em que esses insetos estão "caindo" em grande quantidade e muitas pessoas gostam de pegá-los para se alimentar, Marcelo reforça que é necessário ter cuidado porque as tanajuras podem estar agressivas. "Elas têm um ferrão que pode causar um quadro alérgico e pode ser perigoso para crianças e idosos. É importante ter cuidado ao se deparar com essas revoadas das tanajuras", finaliza ele.

Do Estação Notícias / Portal NE10 Interior