terça-feira, 13 de abril de 2021

Profissionais de saúde enfrentam dificuldades para vacinar idosos na zona rural de Belo Jardim


A vacinação contra a Covid-19 tem sido um desafio em Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco. Os profissionais de saúde enfrentam diversas dificuldades para imunizar os moradores das áreas rurais do município.

Casas afastadas em morros, terrenos íngremes, com acesso complicado até para chegar a pé, pois de carro não entra, são algumas das rotas enfrentadas pelos vacinadores que fazem a cobertura de vacinação através do Programa de Agentes Comunitário de Saúde Rural Itinerante – PACS Rural Itinerante.

“Ao me juntar aos Agentes Comunitário de Saúde (ACS) começamos a atender por livre demanda e em domicílio. As rotas que fazemos são de difícil acesso e se chover é impossível ir, por isso um dia antes a ACS me avisa se choveu ou não. Estradas íngremes, onde só é possível subir se a caminhonete tiver tração nas quatro rodas. Além disso, existem casas afastadas onde subimos e descemos morros a pé levando todo material necessário para prevenir e detectar patologias e comorbidades”, explicou a enfermeira, Vivianny Nogueira.

Além dos distritos de Xucuru, Água Fria e Serra do Vento, equipes de Saúde da Família cobrem 11 comunidades na zona rural. São elas Sítio Palha, Vila Nova, Sítio Gravatá, Sítio Campo Novo, Vila Raiz, Santa Luiza, Taboquinha e Sítio Fundão. Estes sítios possuem, em média, mais 20 comunidades adjacentes, por isso, a Secretaria de Saúde tem equipes itinerantes para atender estas localidades.

Do Estação Notícias / G1