terça-feira, 23 de março de 2021

VÍDEO: Mulher faz bronzeamento em ônibus como protesto contra fechamento de espaço em Pernambuco

Estabelecimento de Dayane Carvalho foi interditado pelo Procon por funcionar durante a quarentena. 'Nos ônibus e no metrô, que tem aglomeração, o vírus não pega. Mas lá no meu espaço, pega', disse.

Depois de ter o espaço de bronzeamento fechado pelo Procon devido à quarentena, a empreendedora Dayane Carvalho fez um protesto dentro de um ônibus em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Nas imagens foi possível ver que ela usou produtos de bronzeamento na pele de uma funcionária do espaço em que trabalha.

A quarentena entrou em vigor em Pernambuco na quinta-feira (18) e restringiu abertura de serviços. O espaço de Dayane estava entre os que deveriam estar fechados e foi interditado no domingo (21). O protesto ocorreu por volta das 15h segunda-feira (22), num coletivo da linha Marcos Freire/Cajueiro Seco.

“Eu protestei para expressar minha vontade de poder voltar a trabalhar. Foi um ato de indignação, de revolta. A minha família precisa desse trabalho. É a minha fonte de renda”, afirmou Dayane, que trabalha há três anos no espaço de bronzeamento. O local não tem autorização para funcionar até 28 de março, de acordo com o decreto estadual.

Devido a essa proibição, o estabelecimento, em Zumbi do Pacheco, em Jaboatão dos Guararapes, foi fechado durante uma fiscalização do Procon, que afirmou que o local estava com clientes sem máscara no momento da chegada dos fiscais. Com isso, as equipes interditaram o estabelecimento.

Dayane disse que entende a gravidade da pandemia da Covid-19, mas que se sente dividida por não conseguir manter as contas com a pausa no trabalho.

“Eu me sinto dividida, porque sou hipertensa, do grupo de risco, e tenho familiares que faleceram com Covid. Se eu ficar sem trabalhar, não vou morrer da doença, mas de fome”, disse.

“O meu espaço tem 370 metros quadrados. Antes da pandemia, eu atendia 30 meninas de uma só vez. Agora, para cumprir os protocolos, eu atendo só cinco”, contou.

A empreendedora disse não ter tomado conhecimento sobre a linha de crédito e os outros programas econômicos anunciados pelo governo para empreendedores de Pernambuco durante a pandemia, mas também afirmou não ter interesse. 

“Eu não me interesso em fazer dívidas porque já tenho muitas contas a pagar. Não tenho crédito e minha família realmente depende do meu trabalho”, disse. 

Do Estação Notícias / G1