segunda-feira, 15 de março de 2021

EREM André Cordeiro tem 10 alunos medalhistas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e na Mostra Brasileira de Foguetes em 2020

Com a interrupção das aulas presenciais em 2020, os estudantes de diversas escolas, principalmente da rede pública, foram impactados com a realidade do ensino a distância, onde muitos não estavam preparados tecnologicamente, motivados a seguir em frente ou buscar conhecimento através de atividades extracurriculares. Por isso que a EREM André Cordeiro divulga orgulhosamente a participação de 22 estudantes do Semi Integral e a conquista de 10 medalhas na participação da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) sendo 4 medalhas de ouro, 4 de prata e 2 de bronze. 

A escola participa pela terceira vez das Olímpiadas, em 2019 tivemos 150 estudantes realizando a prova e obtivemos 1 medalha de prata, em 2020 com o caos da pandemia, as dificuldades para integrar as tecnologias e ter acesso as atividades, 22 de nossos alunos participaram das olímpiadas através de uma plataforma online, e a surpresa veio com a premiação de 10 medalhas.

Logo após a divulgação dos medalhistas três estudantes que obtiveram as maiores notas participaram de mais uma etapa das Olímpiadas, desta vez uma seletiva para uma etapa Internacional onde concorriam a bolsas de estudo fora do país.

 A Aluna Erika Caroline Lima Silva (medalha de prata), seguida por Robson Vicente da Silva Rocha (medalha de prata) e Aguida Renata Cordeiro Silva (medalha de bronze) comentam “Que sempre gostaram de astronomia e receber a medalha era um desafio”.

O aluno José Pedro da Silva (medalha de bronze) recebeu seu certificado e medalha na escola das mãos da professora Adriana Nilo que conta com a colaboração do Professor Benildo Virginio, e juntos coordenam o projeto da MOBFOG e o lançamento dos foguetes na escola.

Em 2020 não houve o lançamento no Rio de Janeiro devido a pandemia, mesmo assim os alunos não desanimaram e quiseram participar enviando apenas os vídeos. A dupla de estudantes do segundo ano José Kaiky Oliveira Santos e Maria Luiza Cordeiro da Cruz (medalhas de prata) posaram ao lado do foguete e comentaram que “Este ano querem competir novamente, agora já temos experiência“.

As medalhas de ouro ficaram com os concluintes do ensino médio que já haviam competido em outras edições: Elio Batista, David Hildebrando do Nascimento, Diogo Master Pereira e José Matheus Marinho, o lançamento desta equipe superou as demais edições alcançando 188m.

“Os estudantes que conseguem sair do comodismo e enfrentar as dificuldades que surgem no percurso com determinação e resiliência, esses farão a diferença em seu futuro”, comentou a professora Adriana Nilo.

Do Estação Notícias