quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Obesidade x Câncer e o papel do exercício físico


A obesidade trás uma grande devastação a saúde da população, e com isso o risco de pessoas obesas desenvolver câncer aumenta muito. O câncer está entre as 4 doenças crônicas que mais matam no mundo, o pior é que essa doença pode aumentar o seu poder de morte quando está associada a obesidade. 

Pessoas fisicamente ativas tem redução de 40% ou mais de desenvolver câncer e também de aumentar o peso corporal. Os casos que mais se agravam na relação câncer x obesidade é paciente com câncer de mama e colo retal, outros tipos de câncer também se agravam pelo fato do paciente está obeso, mas, esses que foram citados tem um agravamento maior. 

A prevenção é o melhor caminho nos referimos a ter uma rotina de atividade física regular, se alimentar de forma adequada, qualidade e quantidade ideal de sono, menor nível de estresse, exames preventivos, etc. 

Um fator crucial que o exercício físico exerce sobre o organismo dos praticantes é que quando praticamos atividade física liberamos substâncias que inibem o surgimento de células cancerígenas, outro dado importante é que o exercício físico deixa o P.H sanguíneo menos ácido, mais alcalino, quando algum tecido do nosso corpo encontra-se em estado mais ácido o ambiente fica propício para surgimento de tumores e proliferação de células cancerígenas. 

Outro fator importante é que o exercício físico reduz a inflamação causada pela excesso de gordura (ocitocina inflamatória) aumentando muito o potencial de surgimento de novas células cancerígenas.

A boa orientação faz a diferença!