segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Caminhoneiros não aderem à paralisação em Pernambuco

Os caminhoneiros confirmaram uma nova paralisação nacional para esta segunda-feira, mas não haverá adesão em Pernambuco. Segundo Marconi França, líder de forma independente do movimento dos caminhoneiros autônomos no estado, houve um comunicado para suspender a paralisação em Pernambuco desde o domingo. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), não houve nenhum ponto de bloqueio nas estradas federais de Pernambuco e o trânsito flui normalmente.

"Pernambuco não está fazendo parte do movimento, no Brasil há poucos pontos. Existe muita politicagem por trás, então mandei suspender desde ontem (domingo). Quando vimos que o movimento não ia pegar força e que se tratava de politicagem, não aderimos. A gente não envolve política no nosso movimento, então entramos no consenso para desmobilizar. A única bandeira que a gente levanta é a nossa", justificou Marconi França.

Movimentação

No último sábado, o presidente Jair Bolsonaro pediu que os caminhoneiros não realizassem a paralisação, que, segundo ele, todo mundo perderia com a greve, "todo o Brasil". Mas o movimento foi mantido mesmo assim.

Na pauta da paralisação está a reclamação em torno do alto preço dos combustíveis, além de os caminhoneiros serem contra a política da Petrobras que se baseia na paridade dos preços internacionais. Eles também questionam os valores baixos dos fretes e o descumprimento da lei que prevê o piso mínimo dos fretes, que terá a constitucionalidade analisada pelo STF. Os caminhoneiros ainda pedem alterações na BR do Mar, marco regulatório do transporte marítimo que incentiva a cabotagem, e melhores condições de trabalho.

Do Estação Notícias / Diario de Pernambuco