sábado, 13 de fevereiro de 2021

A boa orientação faz a diferença!

Esse tema gera bastante discussão entre os profissionais de Educação Física que atuam com treinamento. Vamos entender porque é importante ou não variar os exercícios no treinamento.

Sessões de treino variada, com a aplicação de exercício de forma aleatória sem dúvida gera mais motivação, toda sessão de treino com exercícios diferente é estimulante no ponto de vista motivacional. Porém o que a ciência do exercício físico mostra é que os exercícios devem gerar adaptação fisiológica, morfológica e outros, o que significa isso? É que os exercícios só devem ser modificados após o praticante chegar ao nível de adaptação isso pode levar de 4 a 8 semanas.

Outro ponto importante é que a sessão de treino deve ser "Planejada" dentro de uma periodização (programação e planejamento de treino) para vocês entenderem melhor o planejamento é o marco zero (gênesis, início) da rotina de treinos do aluno, a partir daí é que, após algumas semanas de treino do qual o aluno vai chegar ao período de adaptação se faz um aumento gradativo das cargas (aumento de peso ou aumento de séries ou aumento de repetições, mudança de método e também mudança de exercício) isso se chama "Progressão". Percebam que a evolução física e de performance do praticante não ocorre de forma aleatória e sim de maneira planejada e gradativa, aumentando as dificuldades do treinamento nos períodos corretos onde o praticante vai conseguir realizar a sessão de treino percebendo que está um nível a mais de dificuldade, porém compreendendo que é capaz de realizar as sessões de treino mesmo um pouco mais difícil.