sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Entenda como a musculação modifica o seu metabolismo

A musculação é capaz de provocar muitas mudanças em nosso corpo, porém o assunto de hoje é a mudança no metabolismo que a musculação é capaz de mudar diferente de outras modalidades de exercício físico. Entenda como! 

Treinar musculação não gasta muitas calorias comparado com outras modalidades, um exemplo é que uma pessoa com 90 kg gasta em média de 9 a 12 kcal por minuto de atividade. Na musculação isso pode gerar um gasto de 300 kcal em um treino, já em outras modalidades isso passa fácil porém treinos com maior gasto calórico na maioria das vezes não traz emagrecimento se esse é o seu objetivo.

Fazer musculação acelera sim o metabolismo de repouso, a cada quilo de massa muscular que o praticante ganha com musculação ele acelera cerca de 96 kcal por dia no seu metabolismo, isso mesmo, ele gasta 96 kcal a mais em repouso sem a prática de exercício físico.

Isso acontece após 10 a 12 semanas de treino de musculação de forma progressiva.

Quando se prática musculação com o objetivo de emagrecimento nem sempre é possível ganhar massa muscular, mas, quando há manutenção de massa muscular já é um grande feito pois perder massa muscular é uma maneira trágica de desacelerar o metabolismo.

Para vocês entenderem melhor um quilo de massa muscular (1 kg) gera um gasto calórico de 13 kcal aí pensamos: enquanto mais massa muscular eu ganhar mais vai gerar gasto calórico? A resposta é sim ganhar massa muscular auxilia de forma direta no emagrecimento.

Um fator muito importante a ser destacado é sobre as mitocôndrias, que são organelas que ficam dentro da celular do músculo é tem como função queimar as moléculas de gordura, uma coisa é certa mais mitocôndria mais potencial de queima de gordura e para que surja novas mitocôndrias é necessário aumentar a massa muscular, isso gera uma qualidade na saúde metabólica do praticante.

Se gostou comenta, curta, salva ou compartilhe esse conhecimento.

A boa orientação faz a diferença!

Do Estação Notícias