quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência devido estiagem em Brejo, Caruaru, Santa Cruz, Belo Jardim e outras cidades do Agreste e Sertão pernambucano

Foto: Barragem de Santanna II em Brejo

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), nesta quinta-feira (28), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), reconheceu situação de emergência em 98 municípios de Pernambuco, por causa da estiagem. Brejo da Madre de Deus no Agreste do Estado está incluso na lista, além de Caruaru, Santa Cruz, Belo Jardim, Toritama e outros municípios.

Com o reconhecimento, as cidades poderão ter acesso aos recursos federais para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais à população e recuperação de infraestruturas danificadas.

O auxílio poderá ser solicitado em situações recorrentes, como é o caso de desastres ocasionados por seca ou chuvas intensas. Para receber, é preciso atender aos critérios exigidos pela Instrução Normativa n. 2/2016. As prefeituras e governos devem apresentar o diagnóstico dos danos e um plano de trabalho para a execução das ações.

Lista completa dos municípios do Agreste: CLIQUE AQUI

Lista completa dos municípios do Sertão: CLIQUE AQUI

Do Estação Notícias