segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

A saga dos concursados no município de Jataúba

Após 20 anos sem concurso no município de Jataúba, Agreste de Pernambuco, com a grande quantidade de contratos precários em todas as Secretarias, a atual gestão se nega a dar posse aos novos concursados. Em 2018, o Ministério Público por meio do promotor de justiça Dr. Antônio Rolemberg Feitosa Junior, aciona o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao então prefeito Antônio de Roque.

O concurso público realizado no município de Jataúba, teve sua homologação no dia 13 de julho de 2020, antes do prazo estipulado pela Justiça Eleitoral e deixando abertura para o que o prefeito vigente em 2019, Antônio de Roque pudesse convocar os aprovados independente do período eleitoral.

Apesar do concurso está vigente, a luta pela posse dos concursados tem uma longa trajetória. Após as eleições, na data de 19 de novembro, o promotor da comarca de Jataúba oficializou judicialmente a prefeitura para que houvesse a nomeação dos candidatos no prazo de 10 dias, podendo ser nomeados os excedentes sendo observadas a existência das vagas e o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, assim fazendo cumprir o TAC. Desde o início para as convocações, no munícipio tem uma “revolução anti-concursados”, que coloca a população contra os aprovados.

No dia 01 de dezembro, mais uma vez o promotor oficializou a convocação imediata dos concursados, de forma que acabassem todos os contratos de pessoal a título precário. No mesmo dia, saiu a primeira lista na AMUPE com os aprovados dentro das vagas ofertas no certame, para levar a documentação e exames para a nomeação, que iria acontecer nos dias 09 a 11 de dezembro. Na noite do dia 08, o Jaula Concursos publicou que a comissão de transição da prefeita Cátia pediu ao Tribunal de Contas do Estado uma MEDIDA CAUTELAR que suspendeu as nomeações com a justificativa da Lei de Responsabilidade Fiscal. Então, como iria fazer um concurso se não ia ter dinheiro para pagar os concursados? Destacamos que neste período, todos ou a maioria dos contratos que existiam no município foram finalizados, para que nós os aprovados pudéssemos assumir.

Como a prefeitura não foi oficializada, no dia 09 de dezembro, entregamos a documentação e passamos pela perícia médica, deixando tudo pronto no aguardo para assinarmos a posse porém, durante a entrega, os aliados políticos da gestão (Terceira Via), foram à escola José Higino onde ocorria a entrega, de forma a constranger quem estava lá tirando fotos, e ameaçando trazer advogados para que ninguém mais entregasse a documentação, algum tempo depois o então prefeito ligou informando que naquele momento ninguém mais poderia entregar documentação.

No mesmo dia o MPPE, na pessoa do promotor de justiça Dr. Antônio Rolemberg, ajuizou uma Ação Civil Pública com o pedido de liminar imediata dos aprovados convocados em Jataúba. Na data de hoje, o processo está no aguardo da decisão do juiz.

Vamos salientar algumas informações: durante a campanha política da nova gestão, muito se falou em fazer concursos e acabar com o curral eleitoral do município, entretanto a atual gestão está fazendo vista grossa para convocar os aprovados no concurso. Alegam que dependem do Tribunal de Contas para dar posse, enquanto isso os contratos estão sendo realizados, inclusive com as próprias pessoas que estão aprovadas nas vagas. E quem acionou o Tribunal de Contas foi a própria comissão de transição da prefeita. Enquanto o Ministério Público da autorização para convocação a gestão do município se mostra contrária para o cumprimento do TAC.

Queremos enfatizar, que nós concursados, queremos assumir nosso cargo por direito, queremos dar nossa contribuição para o crescimento e desenvolvimento do município. Prefeita Cátia, faça valer nossos esforços para assumirmos os cargos!

Do Estação Notícias / Assessoria