sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Prefeitura de Brejo da Madre de Deus não adequou escolas para aulas presenciais, aponta TCE

Questionando pelo Tribunal de Contas sobre um protocolo para a retomada das aulas, prefeito Hilário Paulo respondeu, "não, o município não estabeleceu oficialmente."

O Tribunal de Contas do Estado divulgou, nesta quinta-feira (17), o resultado de um levantamento feito pela Coordenadoria de Controle Externo para verificar, junto ao Poder Público, as medidas implementadas para garantir o retorno seguro dos alunos às aulas presenciais, baseadas no protocolo estabelecido pelo Governo do Estado.

O diagnóstico abrangeu escolas da rede estadual e municipal de Pernambuco. “O diagnóstico sobre a situação da rede estadual já estava no nosso cronograma, planejado junto à relatora das contas da Secretaria de Educação do Estado, conselheira Teresa Duere”, afirmou Adriana Arantes, coordenadora de Controle Externo do TCE.

“Em relação às escolas municipais, o levantamento entrou no bojo das ações da Operação Eleições, iniciada no final de outubro passado pelo TCE, para verificar o cumprimento, por parte dos gestores, de algumas exigências legais no período eleitoral. Aproveitamos para fazer também essa verificação nas escolas, com o objetivo de garantir o retorno seguro dos alunos e professores na retomada das aulas”, disse ela.

RESULTADOS - As equipes do Tribunal de Contas entrevistaram gestores e fizeram visitas aos municípios e órgãos públicos do Estado para avaliar vários aspectos, sejam pedagógicos ou de logística, como por exemplo, a estrutura física das escolas, as melhorias feitas, a aquisição de materiais e equipamentos para higienização, e de proteção individual, a preocupação com o distanciamento mínimo entre os alunos, funcionamento da cozinha, banheiros, higienização, entre outros.

Os auditores visitaram 67 escolas de ensino médio da rede estadual, num trabalho que envolveu 42.386 alunos e 2.308 servidores. Do total de escolas do Estado, apenas duas não cumpriam o protocolo definido pelo Governo.

Em relação à rede de ensino dos 184 municípios pernambucanos, a fiscalização atingiu 513 escolas, correspondendo a 125 mil estudantes e 13 mil servidores.

O diagnóstico municipal mostra que a maioria das escolas ainda não definiu protocolo com as regras de retorno às aulas presenciais (73,1%), não definiu os critérios para decidir sobre o retorno às aulas (69,2%), não realizou levantamento sobre necessidade de contratação de profissionais (58,6%), sobre custos de adaptações físicas e sanitárias (76,3%), e sobre impacto financeiro nos contatos de merenda, transporte escolar e serviços de manutenção e limpeza (81,1%), entre outros problemas.

Além disso, nas vistorias, constatou-se número insuficiente de pias e problemas na infraestrutura das escolas, como paredes mofadas, pisos deteriorados, móveis quebrados e instalações insalubres e sem condições de uso.

BREJO DA MADRE DE DEUS - Conforme foi demonstrado no corpo deste relatório, a Prefeitura Municipal de Brejo da Madre de Deus não adequou as escolas para atendimento presencial, conforme as necessidades diante da pandemia do covid-19, sendo os principais problemas: a não implementação da sistemática do distanciamento; a ausência de estudo para adequamento dos espaços físicos (diagnosticar meios de ventilação ou confirmar que as janelas e outros meios estejam adequados); o não levantamento do número de professores e alunos que estão no grupo de risco e não podem retornar às aulas presenciais, e como será a adaptação ou solução desse caso; a mesma situação quanto aos alunos, também até o momento não há levantamento dos alunos que poderiam retornar às aulas presenciais e de que forma serão os cuidados atinentes aos mesmos, a falta de álcool gel e/ou álcool 70% nas áreas comuns da maioria das escolas; cartazes informativos sobre a pandemia e como se prevenir; além da falta de tapetes sanitizantes.

Diante do exposto, cabe a responsabilidade do Prefeito Municipal pelo atendimento das exigências mínimas necessárias para dotar as escolas de condições de atendimento presencial. Assim, cabe alertar de responsabilização ao Gestor pelos atos não realizados, caso venham prejudicar o retorno às aulas presenciais.

Veja o relatório do Tribunal de Contas do Estado.

Do Estação Notícias / Allison Torres

Vereador Flávio Diniz ganha liminar e deve ser diplomado nas próximas horas

Na decisão o Desembargador diz “Causa estranheza o requerente não ter sido diplomado, isto porque contra o seu Registro de Candidatura, não constou nenhuma impugnação”

Na última quinta-feira (17), foram diplomados prefeito e vereadores eleitos nas eleições deste ano em Brejo da Madre da Madre de Deus, Agreste de Pernambuco, e o vereador Flavio Diniz não foi citado no rol dos eleitos e diplomados.

Mas, nesta sexta-feira dia (18), o Desembargador Rodrigo Cahu Beltrão, concedeu uma liminar em favor do vereador eleito Flávio Diniz, onde determina que o Exmo. Sr. Juiz Eleitoral da 54ª Zona Eleitoral de Brejo da Madre de Deus/PE, Dr. ALTINO CONCEIÇÃO DA SILVA, faça a diplomação de Flávio Diniz ainda hoje.

"Cuida-se de Mandado de Segurança impetrado por FLÁVIO DA SILVA DINIZ contra decisão judicial do Exmo. Sr. Juiz Eleitoral da 54ª Zona Eleitoral de Brejo da Madre de Deus/PE, Dr. ALTINO CONCEIÇÃO DA SILVA. 

Narra a exordial que o impetrante não fora citado no rol dos eleitos e diplomados nas eleições municipais de 2020. 

Aduz que causa estranheza o requerente não ter sido diplomado, isto porque contra o seu registro de candidatura, não constou nenhuma impugnação, seja ela do Ministério Público Eleitoral ou de alguma coligação. 

Ao fim, requer o deferimento de medida liminar para determinar que o MM. Juízo do 54ª Cartório Eleitoral de Brejo da Madre de Deus - PE diplome imediatamente o ora impetrante para o cargo de vereador municipal"

Confira na integra a decisão do Desembargador Rodrigo Cahu Beltrão

Do Estação Notícias

Prefeita, vice-prefeito e 23 vereadores eleitos são diplomados em Caruaru

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (18) a diplomação da prefeita reeleita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), do vice-prefeito reeleito, Rodrigo Pinheiro, dos 23 vereadores do município. A cerimônia teve início às 10h, no Teatro Difusora.

Devido às restrições dos protocolos sanitários, a cerimônia foi restrita. A diplomação é o momento no qual a Justiça Eleitoral atesta que os candidatos foram efetivamente eleitos.

Reprodução: Folha de Pernambuco

Engenharia ambiental

Na Paraíba, mãe e filha são mortas a tiros e suspeito se mata em seguida

 Suspeito do crime, marido da vítima, foi encontrado morto horas depois, em um motel da capital

Uma mulher e a filha dela foram mortas na manhã desta sexta-feira (18), no bairro das Indústrias, em João Pessoa. O suspeito do crime, marido da vítima, foi encontrado morto horas depois, em um motel da capital. 

De acordo com a Polícia Militar, os corpos das vítimas foram encontrados em andares diferentes da casa. A mulher foi morta no andar de baixo, dentro do banheiro. Ela morreu no local. Quando a jovem desceu para socorrer a mãe, encontrou o homem na escada e foi morta dentro do quarto. A cena foi presenciada pela filha do casal, uma adolescente de 14 anos. 

Testemunhas contaram à polícia que o casal estava em processo de separação, mas o homem não aceitava o fim do relacionamento.

De acordo com informações da Polícia Militar, o homem já havia ateado fogo em uma loja da enteada e brigava constantemente com as duas vítimas. Ele foi encontrado morto em um motel no bairro de Água Fria. 

Do Estação Notícias / G1 PB

Como o exercício físico pode ajudar no tratamento ao diabetes?

A diabetes Melitus é uma doença metabólica, complicada e sem cura, onde é necessário um controle rigoroso que envolve bons hábitos alimentares (acompanhamento com profissional de Nutrição) exercício físico regular e controlando a glicemia e também o acompanhamento regular do médico. 

Vou destacar a importância do exercício físico no tratamento e controle de pacientes com diabetes. 

Um fator importante que você deve saber sobre Diabetes é que essa doença acontece porque o Pâncreas não produz uma quantidade suficiente do hormônio insulina ou até produz, porém com defeito, essa insulina é responsável por carregar a glicose que está presente na corrente sanguínea em grande quantidade e leva para o músculo esquelético. 

Até aí tudo bem, o papel do exercício físico é deixar os receptores de insulina das células musculares mais sensíveis e com isso a insulina se liga com mais facilidade. Um dos combustíveis do músculo para realizar a contração muscular é a glicose e quando diabéticos realizam exercício físico eles baixam as taxas de glicemia que estão altas na corrente sanguínea. 

Tanto os exercícios aeróbios quanto os exercícios de força são benéficos para indivíduos portadores de diabetes, porém, os praticantes de musculação levam uma vantagem quando se trata de benefício, pois a musculação aumenta a massa magra e consequentemente aumenta o consumo de glicose por aumentar a quantidade de receptores, melhorando o metabolismo energético, o treinamento de força conhecido como musculação apresenta melhor captação de insulina por armazenar no músculo mais glicemia comparado com o treino aerobio. Aí eu te pergunto: e se agente combinar na mesma sessão de treino a musculação e o treino aerobio? 

A boa orientação faz a diferença!

Do Estação Notícias

Padre Pedro Aguiar é declarado Patrono na Agroecologia de Pernambuco

Projeto de lei é do Deputado Estadual Isaltino Nascimento

O projeto de lei nº 17.125/2020 de autoria do Deputado Estadual Isaltino Nascimento, adota Pedro Aguiar como Patrono na Agroecologia de Pernambuco.

Pedro Batista de Aguiar nasceu no dia 14 de outubro de 1939, no Sítio São Paulo, município de Brejo da Madre de Deus. Era filho de Acurcio Batista de Aguiar e de Maria das Neves Aguiar.

Em 1951, Pedro ingressou no Seminário de Pesqueira, onde terminou o 1º grau maior (ginásio) em 1954. Em 1955 foi para João Pessoa onde terminou o ensino médio – 2º grau, em 1957. Depois passou para o Seminário de Olinda, onde fez filosofia e teologia, concluindo em 1964. 

Depois rumou para Caruaru, onde cursou Direito, além de ensinar na FAFICA. Em 06 de junho de 1965 recebeu a ordenação sacerdotal, no bairro do Salgado, um bairro operário de Caruaru.

Pe. Pedro trabalhou em várias paróquias em Caruaru e foi vigário de Tacaimbó na década de 1970 e 1980. Como Coordenador Diocesano de Pastoral e ligado ao trabalho de Dom Hélder Câmara, incentivou o Movimento de Evangelização, do qual nasceram as Comunidades Eclesiais de Base-CEBs.

 As CEBs, como novo jeito de ser Igreja, se alimentavam da Teologia da Libertação a partir da opção preferencial pelos pobres, opção expressa no documento final da Conferência Episcopal de Medellin (Colombia) em 1968. 

Pe. Pedro Aguiar dedicou a sua vida aos pobres em suas lutas e organizações: Apoiou as comunidades nas organizações políticas e sindicais, nas suas lutas pela terra e pela água, na luta pela saúde popular, estava presente nas suas festas e celebrações, era presença solidária nos momentos difíceis e mostrava um jeito bem simples de viver. 

Ligava a fé com a vida dos homens e das mulheres empobrecidos na sociedade. Viveu de maneira coerente, dando testemunho profético.

Pe. Pedro era co-fundador, em 1989, da Fundação Santuário das Comunidades Eclesiais de Base do Agreste de Pernambuco e co-fundador do Núcleo de Assessoria as Organizações Populares – NAOP, fundado em 1999. 

Em 1992 Pe. Pedro renunciou ao sacerdócio e casou com Ivonete Nascimento de Aguiar. O casal adotou, em 2000 um filho, Victor. 

Numa tragédia, a família faleceu em 16 de abril de 2004.

A ligação de Pedro Aguiar com a terra veio da própria família, seus pais eram agricultores e ele seguiu fielmente sua originalidade. Como Padre inspirado em Don Helder Câmara e na Teologia da Libertação, buscou fortalecer as comunidades rurais e seu trabalho inspirou a criação das CEBs.

Sua atuação junto aos agricultores familiares tomou vulto. Como vigário de Tacaimbó organizou uma equipe e começou a construir na zona rural do município as primeiras cisternas como alternativa a convivência com as secas nas caatingas do Agreste Pernambucano. 

Em 1984 apoiou firmemente a fundação do CECAPAS – Centro de capacitação e acompanhamento aos projetos alternativos da seca – e para esse centro enviou muitas lideranças da região de Caruaru, Brejo da Madre de Deus e Tacaimbó, além de outros municípios do agreste para serem treinados em agricultura orgânica.

Do Estação Notícias

Economize nas compras de Fim De Ano, confira o show de Ofertas da Loja Arthur Eletromóveis e não fique de fora dos melhores preços

No folheto da Loja Arthur está cheio de Ofertas especiais e está válido até dia 31 de dezembro de 2020.

Devocional Diário

"O coração do homem planeja o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos." Provérbios 16:9

Pensamento: Nossos planos para o futuro têm que ser feitos no Senhor; temos que reconhecer que Ele é o Senhor absoluto da nossa vida e do nosso futuro. Temos que pacientemente aguardar que Ele nos dirija os passos, e traçar nossos planos à luz da revelação especial das Escrituras.

Oração: Pai querido por favor ajuda-me a traçar meus planos com humildade, debaixo da Sua luz divina, reconhecendo que o Senhor é quem dirige meus passos. Perdoa pelas vezes que tomei o caminho errado, muitas vezes me afastando do Senhor. Eu oro em nome de Jesus. Amém.