quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Mais uma morte causada por Covid-19 em Brejo da Madre de Deus

Já são 30 vítimas fatais do novo coronavírus em todo município

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que foram confirmados 02 novos casos de Covid-19 no dia de hoje.

Caso 1: Sexo Feminino, Brejo Sede, 

Óbito 1: Sexo Masculino, Sítio Estrago

10 casos foram descartados.

O município registrou até agora 981 casos; 06 encontram-se em quarentena domiciliar, 02 internados; 30 pacientes vieram a óbito; 943 pacientes já receberam alta após a cura clínica; 1.844 suspeitas foram descartadas; 156 casos suspeitos ainda estão em investigação.

Do Estação Notícias

Capotamento deixa um morto e dois feridos na PE-160 em Taquaritinga do Norte

A vítima fatal estava na carroceria do veículo

No início da tarde desta quarta-feira (09), mais um acidente de trânsito com vítima fatal foi registrado na PE-160, próximo a Chácara Paraíso em Pão de Açúcar distrito de Taquaritinga do Norte, Agreste de Pernambuco.

Segundo informações repassadas ao Blog, um homem conduzia uma picape Fiat Strada de cor branca e placas OYS-0325 no sentido Santa Cruz do Capibaribe/Pão de Açúcar, acompanhado de uma mulher no banco do passageiro e de um cidadão identificado como José Pereira Maciel, de 47 anos de idade, que estava na carroceria do veículo carregado de carnes.

Ainda segundo informações, em alta velocidade, o motorista perdeu o controle do carro em uma curva, bateu no guard rail e capotou fora da pista de rolamento. José Pereira não resistiu a gravidade dos ferimentos e morreu no local, antes mesmo de receber qualquer tipo de socorro.

Equipes do SAMU e do Corpo de Bombeiros Militar estiveram no local e os feridos foram socorridos para o Hospital Geral Severino Pereira da Silva na cidade de Taquaritinga do Norte.

A GCM – Guarda Civil Municipal – fez o isolamento da área até a chegada da Polícia Civil e do Instituto de Criminalística (IC) que realizaram o levantamento cadavérico e encaminharam o corpo do ‘Dedé’ como era mais conhecido, para o IML da cidade de Caruaru, Agreste Central do Estado.

Do Estação Notícias / Agreste Notícia

Toritama conquista pela 1ª vez Selo Unicef 2017-2020

Ao aderir ao Selo UNICEF, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

Ao aderir ao Selo UNICEF, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade. Como metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Nesta edição do SELO UNICEF 2017-2020, 1.924 municípios aderiram espontaneamente à iniciativa (83% dos municípios elegíveis) desses apenas 431 foram certificados nesta edição, e o município de Toritama-PE pela primeira vez em sua história conseguiu esta certificação.

Do Estação Notícias / Assessoria

Secretária Municipal de Saúde, emite nota de esclarecimento quanto a testagem para covid-19 no município de Brejo da Madre de Deus

PORTARIA Nº 17/2020. 

DISPÕE SOBRE ESCLARECIMENTOS QUANTO A TESTAGEM PARA COVID-19 NO MUNICÍPIO DE BREJO.

A Prefeitura Municipal de Brejo da Madre de Deus, através da Secretaria de Saúde, vem através desse informar que o município dispõe de testagem rápida (IgM e IgG) e teste de swab (RT-PCR) para os casos suspeitos de COVID-19, bem como os casos assintomáticos que obedecem aos critérios estabelecidos pela Nota Técnica N° 26 do Governo do Estado de Pernambuco. O teste rápido é realizado durante os 5 (cinco) dias úteis da semana. Para coleta de swab, segue abaixo o cronograma estabelecido:

·        Brejo Sede: Terças-feiras, quintas-feiras e sextas-feiras.

·        Local: Laboratório Municipal

·        São Domingos: Segundas-feiras e quintas-feiras.

·        Local: Policlínica de São Domingos

O fluxo para solicitação do testagem se dá através da requisição do médico ou do enfermeiro em atendimento as unidades de saúde. Ou através da triagem no próprio laboratório ou Policlínica de São Domingos.

Atenciosamente,

José Edson de Souza

Secretário Municipal de Saúde

Do Estação Notícias / Assessoria

Ex-secretário de esportes de Toritama morre em grave acidente na BR-104

Durante a madrugada desta quarta-feira (09), um grave acidente de trânsito aconteceu na BR-104, na curva da Vila de Socorro distrito de Taquaritinga do Norte, Agreste de Pernambuco. Na oportunidade, um automóvel Volkswagen Fox de cor vermelha e placas PFB-8E04 que colidiu frontalmente com um caminhão Mercedes de cor azul.

O condutor do Fox, identificado como sendo Idalecio Ferreira da Silva, de 42 anos de idade, ex-secretário de Esportes da cidade de Toritama, também no Agreste Setentrional de Pernambuco, não resistiu e morreu no local. O impacto da colisão fez com que, partes do motor do veículo ficassem espalhadas na pista de rolamento.

Idalecio era sobrinho do ex-prefeito Odon Ferreira e estava morando atualmente na cidade de Vertentes, ainda no Agreste.

A Polícia Rodoviária Federal esteve no local e nessa manhã o corpo da vítima foi encaminhado ao IML – Instituto Médico Legal – em Caruaru, Agreste Central do Estado.

Informações do Blog Agreste Notícia

Como perder gordura sem perder massa muscular?


Emagrecer não é algo simples além disso manter a massa muscular durante o emagrecimento também parece algo complicado, para emagrecer é necessário estar em déficit calórico (redução das calorias ingeridas) e a massa muscular sofre com isso.

Perante esse cenário duas coisas devem ser destacadas: alimentação e exercício físico.  Quando nos referimos a alimentação, pessoas com objetivo em emagrecimento e que ao mesmo tempo não quer perder massa muscular deve ter em seu plano alimentar (elaborado por nutricionista) refeições mais ricas em proteína e em alguns casos a suplementação de proteína.  

Quando o assunto é exercício físico com o objetivo em emagrecer e ao mesmo tempo manter ou até mesmo ganhar massa muscular deve conter a modalidade de musculação pois é na musculação que reduzimos os efeitos da perca de massa muscular perante a dieta. Muitos estudos vem averiguando esse tema no estudo de Areta et al (2014). Ele mostrou q a musculação é capaz de reduzir o catabolismo muscular com dietas restritivas. 

Também demonstrado que além da redução de perca de massa muscular se a dieta do praticante mesmo em déficit calórico estiver bem ajustada com a quantidade de proteína adequada é também capaz de aumentar a massa magra induzindo o anabolismo muscular.

A boa orientação faz a diferença!

Relator do Tribunal de Contas suspende convocações do Concurso Público de Jataúba

Mais uma polêmica em torno do Concurso Público nº 001/2019 da Prefeitura Municipal de Jataúba. 

Foi publicado no Diário Eletrônico do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, nesta quarta-feira (09), a SUSPENSÃO DA CONVOCAÇÃO dos aprovados no Concurso da Prefeitura de Jataúba. 

As alegações que fundamentaram tal MEDIDA CAUTELAR, foram embasadas em diversos dispositivos legais, que visam sobre tudo, o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Em sua decisão, o conselheiro Marcos Coelho Loreto, relata que:

“Percebe-se que existe uma afronta à Lei de Responsabilidade Fiscal nas nomeações pretendidas pelo executivo municipal de Jataúba. O texto da citada Lei é bastante claro. Vejamos:

 “Art. 21. É nulo de pleno direito:

(...) II - o ato de que resulte aumento da despesa com pessoal nos 180 (cento e oitenta) dias anteriores ao final do mandato do titular de Poder ou Órgão referido no art. 20;” (nossos grifos)” 

Ainda de acordo com o relator, “a regra acima, da Lei Complementar 101/2000, não admite exceções. Ademais, não soa como razoável que o Prefeito Municipal faça nomeações de concursados nos últimos dias do seu mandato, deixando uma clara responsabilidade pela despesa para o seu sucessor, que irá assumir em primeiro de Janeiro de 2021. A princípio, não há justificativa plausível para tal ato. Pelo Contrário, há a necessidade que o próximo gestor, que assumirá em poucos dias, tome ciência da real situação financeira do município e decida pela nomeação, ou não, dos candidatos selecionados no certame. E, diga-se, tal restrição não retira a possibilidade que os mesmos candidatos sejam nomeados no momento em que o novo gestor assim entenda, o que pode ocorrer logo no início da sua gestão. Nenhum direito lhes é tirado.” 

Após os considerandos, o relator DEFERIU ad referendum da Segunda Câmara, a Cautelar pleiteada, para que a Prefeitura Municipal de Jataúba suspenda as nomeações de quaisquer candidatos aprovados em concurso público até o dia 31 de dezembro de 2020. 

Do Estação Notícias / Blog Didi Ramos

Comerciante de Toritama leva tiro na cabeça, após acidente na BR-424, em Garanhuns

A vítima viajava com sua esposa e um filho

Um comerciante de 41 anos foi baleado na cabeça na noite desta terça-feira (8), na BR-424, no município de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco.

A vítima que é da cidade de Toritama, viajava com a esposa e um filho, quando o veículo deles colidiu em outro veículo, o motorista desembarcou, efetuou disparos de arma de fogo e fugiu em seguida.

A mulher não ficou ferida, o homem foi socorrido para a emergência do Hospital Regional Dom Moura, e o estado de saúde dele não foi informado.

Do Estação Notícias / Agreste Violento

Devocional Diário

"Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos." Jó 14:7

Pensamento: As situações adversas vêm como vento contrário em nossas vidas, fazendo muitas vezes com que percamos as esperanças, e até desacreditemos nas promessas do Senhor, mas se estivermos com nossas raízes firmes na palavra de Deus, passaremos pelas tempestades! Podemos perder as folhas, galhos, e até o tronco, mas o segredo está na raiz. Onde estamos arraigados? Se nossas raízes estão no Senhor, então HÁ ESPERANÇA PARA NÓS.

Oração: Pai querido, que nós sejamos como arvores plantadas junto a ribeiros de águas, que possamos estar arraigados no Senhor e na tua palavra, que não sejamos somente ouvintes, mas também praticantes da tua verdade, ajuda-nos a confiar no Senhor quando os ventos parecem que vão nos derrubar. Senhor nossa esperança está em Ti, oramos em nome do Senhor Jesus Cristo, autor e consumador da nossa fé! Amém!