terça-feira, 6 de outubro de 2020

Brejo da Madre de Deus não confirmou novos casos de Covid-19

Boletim Epidemiológico – 06 de Outubro de 2020

A Prefeitura de Brejo da Madre de Deus através da Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que não foram confirmados novos casos de Covid-19, no dia de hoje.

Ainda sobre os números de hoje, 01 caso foi descartado.

O município registrou até agora 914 casos; 16 encontram-se em quarentena domiciliar, 01 internado; 28 pacientes vieram a óbito; 869 pacientes já receberam alta após a cura clínica; 1.391 suspeitas foram descartadas; 27 casos suspeitos ainda estão em investigação.

Prefeitura do Brejo da Madre de Deus

Ministério Público de Pernambuco pede suspensão de direitos políticos da prefeita Raquel Lyra

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) entrou com uma ação civil pública por suposta improbidade administrativa da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB) nessa quinta-feira (1º). Na ação, o Ministério Público pede que Raquel Lyra seja condenada à perda do cargo, suspensão dos direitos políticos por três a cinco anos, multa de até 100 vezes a remuneração do cargo e proibição de contratar com o poder público por três anos.

Segundo a Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Caruaru, “mesmo após alertas, a gestão municipal não corrigiu irregularidades no quadro funcional da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru (FCTC), que é composto inteiramente por servidores sem vínculo efetivo”.

A Fundação de Cultura é investigada pelo MPPE desde o ano de 2016, quando foi instaurado um inquérito civil para acompanhar o número de servidores contratados e comissionados.

“A primeira providência adotada pelo MPPE foi uma recomendação, expedida em 2018, após a Secretaria Municipal de Administração enviar ao MPPE uma relação dos cargos efetivos no Poder Executivo que confirmava a inexistência de concursados na FCTC. Por meio da recomendação, a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público orientou que o município regularizasse a situação através do envio de projeto de lei para criar os cargos necessários e, em seguida, da realização de concurso público”, explica o MPPE.

O promotor de Justiça, Marcus Tieppo, disse no texto da ação: “Mesmo após receber a recomendação, em agosto de 2018, a gestão municipal encaminhou à Câmara de Vereadores o projeto de lei que deu origem à Lei Municipal nº6.166/2018, que segue pelo caminho contrário. Tal lei criou cargos de provimento em comissão”.

De acordo com os anexos da lei, o município criou os cargos de gerente-geral (três vagas), gerente 1 (três vagas), coordenador 1 (11 vagas) e assistente 1 (oito vagas), na estrutura da Fundação de Cultura. “As atribuições desses cargos confirmaram se tratar de funções técnicas e operacionais, que não são compatíveis com as hipóteses de direção, chefia e assessoramento, para as quais a Constituição Federal permite a criação de cargos de confiança”, diz o Ministério Público.

Dois artigos da Lei nº 5.843/2017 e a totalidade do Decreto nº22/2017 foram declarados inconstitucionais pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco, como resultado de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade apresentada pelo procurador-geral de Justiça.

Nota da prefeitura de Caruaru

Através de nota, a Prefeitura de Caruaru afirmou que recebeu com surpresa a ação do Ministério Público de Pernambuco e disse que o inquérito se iniciou ainda durante a gestão do ex-prefeito José Queiroz. Leia a nota completa:

“A gestão municipal recebe com surpresa a notícia de que o Ministério Público protocolou demanda judicial há pouco mais de 30 dias das eleições, com base num inquérito que iniciou-se no ano de 2016, ainda na gestão do ex-prefeito José Queiroz. O Ministério Público apenas ajuizou a ação, que ainda depende da análise do poder judiciário, para ser acatada ou não”.

Fonte: NE10 / *Com informações do MPPE e Blog de Jamildo

Espaço Júlia Silva

Após nova suspenção, volta as aulas nas escolas estaduais em Pernambuco fica indefinida

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) emitiu decisão liminar com a suspensão imediata do retorno das aulas presenciais nas escolas estaduais de Pernambuco. A decisão foi proferida na manhã desta terça-feira (6) pelo juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública da Capital, Dr. Augusto Napoleão Sampaio Angelim. As aulas presenciais estão suspensas no Estado desde 18 de março, por causa da pandemia de Covid-19.

A ação para suspensão do retorno das aulas presenciais foi solicitada à Justiça pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe). A decisão considera que a suspensão das atividades deve ser mantida "até que se adotem as medidas necessárias para garantir o direito à saúde dos profissionais de educação, inclusive com a criação de uma Comissão Setorial".

O Sintepe afirma que permanece em defesa da saúde e da vida dos trabalhadores, da comunidade escolar e dos familiares. A decisão do juiz considera o retorno às aulas no Amazonas, onde se constatou a contaminação de centenas de trabalhadores. "[O fato sintetiza] o argumento de que não existe NENHUMA SEGURANÇA para retorno dessas atividades e que é patente o risco à saúde e à vida dos trabalhadores em educação e de suas famílias", diz o texto da decisão.

A retomada das aulas presenciais também foi suspensa. A decisão foi proferida nessa segunda-feira (5) pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6).

Fonte: Folha de PE

Carro de comerciante brejense que havia sido roubado na semana passada, foi encontrado abandonado em estacionamento na cidade de Caruaru

Funcionários de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), acharam estranho o carro parado e acionaram a polícia 

Funcionários da UPA que fica próxima ao hospital Regional do Agreste, acharam estranho um veículo parado desde a noite da última quinta-feira (01) e acionaram a polícia na manhã desta terça-feira (06) informando que um veículo Chevrolet Prisma, cor cinza de placa OYL-6086 da cidade de Caruaru estava abandonado no estacionamento da UPA que próximo ao Hospital Regional do Agreste.

A polícia foi até o local e constatou que o veículo estava com restrição de roubo, de imediato comunicou o proprietário Antônio Melo que é comerciante brejense. Antônio havia sido vítima de assalto na noite do dia 02 de outubro em Brejo da Madre de Deus, Agreste de Pernambuco. Relembre o caso

No dia do roubo Antônio Melo estava voltando de Santa Cruz do Capibaribe e quando passava em frente à escola André Cordeiro em Brejo da Madre de Deus, um veículo Fiat Uno de cor branca, 4 portas, atravessou na frente e um trio de bandidos armados anunciou o assalto. O carro estava carregado de mercadorias. O comerciante que estava sozinho, foi levado como refém e deixado em Itaúna zona rural de Caruaru.

O veículo foi conduzido para a delegacia de polícia na cidade de Caruaru. Antônio Melo se dirigiu até a cidade de Caruaru e já está de posse do seu veículo. Toda mercadoria foi levada pelos criminosos. 

A polícia investiga o caso é não descarta a hipótese de que o assalto tenha sido encomendado.

Do Estação Notícias

CONFIGURE SUA BÚSSOLA


Esta vida contém muitas caminhadas de Caná até Cafarnaum, jornadas entre orações oferecidas e orações respondidas. Jesus prometeu ao pai do menino uma bênção assegurada no final da jornada; Ele promete o mesmo para nós. Teremos o nosso encontro com aquele pai quando chegarmos ao céu e, quando o encontrarmos, perguntarei a ele sobre aquela caminhada. Quero saber como ele se sentiu, quero saber o que ele pensava. Mas, acima de tudo, quero agradecer-lhe por inspirar este versículo: “O homem confiou na palavra de Jesus e partiu.” (João 4:50 NVI). 

Faça o mesmo. Configure a sua bússola na Estrela Polar da promessa de Deus. Coloque um pé cansado na frente do outro. Jesus falou. Deixe a palavra dele fazer o que é pra fazer, e isso é lhe conduzir para casa. Lembre-se amigo, você nunca está só. 

Devocional Diário – Max Lucado