segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Testes com vacina de Oxford recomeçaram hoje no Brasil

A farmacêutica AstraZeneca retoma hoje os testes da vacina contra a covid-19, conhecida como vacina de Oxford, no Brasil. O sinal verde foi dado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em testes também em outros países, as vacinações na fase 3 do estudo foram suspensas na última terça-feira (8) devido a uma reação relatada por uma voluntária no Reino Unido.

No último sábado (12) especialistas da Anvisa se reuniram para avaliar as informações recebidas da agência reguladora britânica (Medicines and Healthcare Products Regulatory Agency - MHRA), do Comitê Independente de Segurança do estudo clínico e da empresa patrocinadora do estudo, a AstraZeneca. “Após avaliar os dados do evento adverso, sua causalidade e o conjunto de dados de segurança gerados no estudo, a agência concluiu que a relação benefício/risco se mantém favorável e, por isso, o estudo poderá ser retomado”, disse à agência em comunicado.

Na nota a Anvisa acrescenta que continuará acompanhando todos os eventos adversos observados durante o estudo e, caso seja identificada qualquer situação grave com voluntários brasileiros, irá tomar as medidas cabíveis para garantir a segurança dos participantes.

Do Estação Notícias / Diario de Pernambuco

Em Jataúba, 01 novo caso de covid-19 nas últimas 24 horas. 05 suspeitas foram descartadas

Boletim Diário Epidemiológico 

A Prefeitura de Jataúba, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa nesta segunda-feira (14-09), que nas últimas 24 horas, foi confirmado 01 novo caso da Covid-19 no município, 01 mulher (64 anos de idade). 

O município tem atualmente 15 pacientes com a Covid-19; Destes, 12 pacientes estão em monitoramento cumprindo quarentena domiciliar e 03 pacientes internados em hospital de referência (fora do município). 

O Município confirmou até hoje, 268 casos da doença, 246 recuperados e 07 óbitos; 

Secretaria Municipal de Saúde

Prefeitura de Jataúba

Juntos contra o coronavírus

Brejo da Madre de Deus confirmou 04 novos casos de Covid-19 e mais 08 pessoas estão curadas

Boletim Epidemiológico – 14 de setembro de 2020 

A Prefeitura de Brejo da Madre de Deus através da Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que foram confirmados 11 novos casos de Covid-19. 

Ainda sobre os números de hoje, 08 pessoas tiveram a cura e 17 casos suspeitos foram descartados. 

O município registrou até agora 867 casos; 38 encontram-se em quarentena domiciliar, 08 internado; 23 pacientes vieram a óbito; 798 pacientes já receberam alta após a cura clínica; 1192 suspeitas foram descartadas; 37 casos suspeitos ainda estão em investigação.

Os casos confirmados dessa segunda-feira (14), em Brejo da Madre de Deus são:

Caso 1: Mulher, Fazenda Nova

Caso 2: Mulher, Fazenda Nova

Caso 3: Mulher, Fazenda Nova

Caso 4: Homem, Fazenda Nova

Caso 5: Homem, São Domingos

Caso 6: Homem, São Domingos

Caso 7: Mulher, Barra do Farias

Caso 8: Mulher, Brejo Sede

Caso 9: Mulher, Brejo Sede

Caso 10: Mulher, Brejo Sede

Caso 11: Mulher, Brejo Sede

Confira as localidades afetadas pelo Coronavírus em Brejo da Madre de Deus:

352 - São Domingos (Distrito)

272 - Brejo Sede (cidade)

73 - Fazenda Nova (Distrito)

38 - Barra de Farias (Distrito)

24 - Cavalo Ruço (Sítio)

13 - Fazenda Velha (Sítio)

10 - Cachoeira de Mandaçaia (Sítio)

12 - Caldeirão (Sítio)

8 - Açudinho (Sítio)

6 - Mandaçaia (Distrito)

6 - Tambor (Sítio)

5 - Arara (Sítio)

5 - Tabocas (Sítio)

5 - Estrago (Sítio)

5 - Lagoa dos Mandantes (Sítio)

4 - Cacimba de Pedro (Sítio)

3 - Quatis (Sítio)

3 - Olho D’Agua (Sítio)

2 - Catolé (Sítio)

2 - Pedra Grande (Sítio)

2 - Juá (Sítio)

2 - Brejinho (Sítio)

2 - Logradouro (Sítio)

2 – Baixinha (Sítio)

1 - Baraúnas (Sítio)

1 - Conceição (Sítio)

1 - Garrote (Sítio)

1 - Jaracatiá (Sítio)

1 - Macaco (Sítio)

1 - Oitis (Sítio)

1 - Paridas (Sítio)

1 - Poços (Sítio)

1 - Serra Rasa (Sítio)

1 - Urubu (Sítio)

1 - Teixeira (Sítio)

1 – Amaro (Sítio)

Do Estação Notícias

Campeonato Brejense de Futsal 2020 teve início no ultimo final de semana em Brejo da Madre de Deus

Na última sexta-feira (11), aconteceram as primeiras partidas que deram abertura ao Campeonato Brejense de Futsal 2020 Série Ouro, que está sendo realizado no Clube Aquárius em Brejo da Madre de Deus, no Agreste do Estado.

Dois jogos deram início a competição, onde a primeira partida da noite entre B.M.D e TUTULINHA ficou empatada em 2 X 2. Já a segunda partida foi um clássico no futsal, entre a equipe do distrito Fazenda Nova PELADEIRO, venceu a equipe brejense G.H.R, pelo placar de 4 X 0.

Ciente da atual situação ainda instável devido ao Covid-19, a organização do campeonato, limitou a entrada de torcedores e montou uma barreira na entrada do Clube realizando a prevenção e instrução de todos os presentes, em respeito aos cuidados obrigatórios e de higiene.

A comunidade do futebol em Brejo ficou bastante feliz e satisfeita, com a volta do amado futsal, organizado por Robson Marinho (Dó), principalmente devido a grandiosidade do campeonato Série Ouro.

Você pode conferir mais informações, tabelas e resultados do campeonato no Instagram do @maisesportv ou semanalmente aqui no nosso site. Fique ligado!

Do Estação Notícias

SINDIBREJO cobra do IPRESB e do Prefeito Hilário uma solução para o enquadramento dos professores inativos

Na última quinta-feira (10), o SINDIBREJO cobrou mais uma vez, solução para regularizar a situação dos professores inativos, que continuam recebendo os seus proventos de maneira bastante diferenciada daquela estabelecida no Plano de Cargos e Carreira da categoria, que atribui ao servidor o direito à Progressão Vertical por Antiguidade após o transcurso de um período máximo na mesma classe e que não está sendo respeitado.

A presidente do SINDIBREJO Águida Wilma falou da negociação realizada ainda em julho, “No dia 28 de julho aconteceu uma reunião de negociação com o prefeito Hilário Paulo e sua equipe, na oportunidade sinalizou uma negociação após verificar os repasses do mês de agosto, uma vez que eles voltaram a se restabelecer nada melhor de resolver a situação”, completou a presidente.

SINDIBREJO

Juntos somos fortes

Do Estação Notícias / Assessoria 

Adolescente de 13 anos morreu afogada em Tacaimbó, no Agreste de Pernambuco

Morreu afogada no final da manhã do sábado (12 de setembro de 2020, no Rio Ipojuca, na zona rural de Tacaimbó. A menor, Raiane Brito Ferreira, de apenas 13 anos de idade. Ela pediu a mãe para ir com as amigas para uma espécie de prainha no Rio Ipojuca para tirar fotos, mas se afogou ao tomar banho no local.

O corpo da adolescente foi retirado da água e encaminhado para o IML de Caruaru, onde foi periciado e liberado para a família providenciar o funeral.

Do Estação Notícias / Agreste em Alerta

Estamos precisando de montador de móveis que tenha experiência!

Estamos precisando de montador de móveis que tenha experiência! Caso você tenha interesse, entre em contato conosco através do número (81) 9 8228-6714✅.

Conhece algum montador? Fale pra ele sobre essa oportunidade!

Comércio de Caruaru estará fechado no feriado municipal de 15 de setembro


O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caruaru (Sindloja) informa que o comércio tradicional não poderá determinar jornada de trabalho no dia 15 de setembro, dia da padroeira de Caruaru, Nossa Senhora das Dores, e, conforme a lei municipal de nº 2.959, de 19 de junho de 1985, é feriado municipal.

O Sindloja foi procurado por várias empresas solicitando a abertura no dia 15, pois, depois de tantos dias fechados, precisam amenizar as perdas ocorridas no período de quarentena. Muitos que abriram seus estabelecimentos no dia 7 de setembro tiveram um bom movimento, mostranto a importância desse tipo de abertura para recuperação de nossa economia. 

Após diversas tentativas de acordo com o Sindecc, não houve avanço das negociações para abertura no feriado, mesmo estando garantidos todos os benefícios constantes na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) para determinação de jornada em feriados, como folga em até 30 dias, vale-transporte (ou alimentação fornecida) e ajuda de custo. 

Entendemos que mais um feriado no calendário traz muitos danos ao comércio varejista, que passa por um momento extremamente difícil em meio à pandemia e com uma retomada econômica ainda tímida e cheia de percalços.

O sindicado profissional propôs a mudança do feriado da terça para a segunda, mas o Sindloja discordou devido à realização da Feira da Sulanca, dia de grande movimentação econômica na cidade. Não seria justo fechar as lojas neste dia que atrai dezenas de compradores de várias regiões. Por isso, optamos por não considerar essa uma sugestão viável.

Lembramos que no dia 15 de setembro as lojas situadas nos centros de compras (Caruaru Shopping, Shopping Difusora, Fábrica da Moda e Polo Caruaru) poderão funcionar normalmente, mediante solicitação de abertura. 

Do Estação Notícias / Assessoria de Comunicação do Sindloja

Motociclista morre após colidir em carreta na BR-232, em São Caetano

Com impacto da colisão, motocicleta ficou embaixo da carreta e os dois veículos pegaram fogo

Um homem de 47 anos, identificado por Ailton, que residia em São Caetano, morreu em um acidente na noite do domingo (13) na BR-232, em São Caetano, no Agreste de Pernambuco.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma carreta seguia no sentido Tacaimbó/São Caetano quando o motociclista invadiu a pista contrária e bateu de frente com o veículo.

Ainda de acordo com a PRF, com impacto da colisão, a motocicleta ficou embaixo da carreta e os dois veículos pegaram fogo. O motociclista morreu no local. Já o condutor da carreta não ficou ferido.

Do Estação Notícias / Informações G1 Caruaru

Rosto de índia que viveu há 2 mil anos em Brejo da Madre de Deus, é reconstituído pela primeira vez

Segundo pesquisadores que fizeram a reconstituição facial com ajuda da tecnologia, indígena é considerada a parente mais antiga dos pernambucanos 

Através do uso da tecnologia, pesquisadores conseguiram reconstituir a face de uma índia que viveu há 2 mil anos no município de Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco, a partir do crânio dela. A indígena, que pertenceu a um grupo nômade e tinha idade entre 15 e 18 anos, é considerada a parente mais antiga dos pernambucanos (veja vídeo acima).

O rosto da jovem índia foi reconstituído por Cícero Moraes, um 3D designer do município de Sinop, no Mato Grosso.

“O processo de reconstrução facial forense inicia a partir do momento que o especialista faz um levantamento a partir do crânio, do sexo, da faixa etária e da ancestralidade do indivíduo a ser reconstruído. Posteriormente, neste caso, foi feita uma série de fotografias no crânio. Essas fotos foram enviadas para um algoritmo computacional que converteu a sequência em um objeto 3D compatível com o crânio”, explicou.

Rosto da parente mais antiga dos pernambucanos foi reconstituído através da tecnologia — Foto: Reprodução/TV Globo

Com o crânio em 3D, programas de computador definiram a espessura da pele e a posição dos músculos. Projeções desenharam o nariz, os lábios, a posição das orelhas. Pelo processo de escultura digital, o rosto foi modelado e ganhou acabamento.

O rosto da índia é o segundo a ser conhecido. O primeiro, também revelado pela tecnologia, foi o de um flautista, em 2018. Ao lado do esqueleto, os pesquisadores encontraram uma flauta feita de um osso humano de 33 centímetros, a tíbia.

Ao todo, 83 esqueletos humanos foram descobertos entre 1982 e 1987, em um cemitério instalado na Furna do Estrago, uma área protegida que fica debaixo de uma rocha, em Brejo da Madre de Deus.

O especialista responsável pela reconstrução do rosto dos dois índios ensina o passo a passo da técnica para quem quiser aprender. “Nós disponibilizamos não apenas a técnica, mas os softwares utilizados para fazer esse processo. Todos são gratuitos e de código aberto”, disse Cícero.

Crânio da indígena foi encontrado no Agreste de Pernambuco — Foto: Reprodução/TV Globo

O museu que abriga os dois ancestrais é o de Arqueologia e Ciências Naturais da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), que está fechado por causa da pandemia do novo coronavírus, sem data para reabrir. Segundo Roberta Pinto, coordenadora do museu, eles pertenciam a um grupo que tinha algumas características diferentes de outros povos indígenas do continente americano.

“Essa população se diferencia em relação às proporções do corpo. Em geral, as populações dos antigos das Américas chegam em torno de 1,60 m [de altura]. Essa população é um pouco mais alta do que isso. As proporções da cabeça também são diferentes, e essa população apresenta anomalias genéticas relacionadas ao endocruzamento, ou seja, parentes se relacionando”, disse.

Para os responsáveis pelo museu, localizado no Recife, dar uma identidade aos achados de tanto tempo tem uma importância fundamental. “A gente precisa conhecer, inclusive, para se reconhecer e, a partir daí, desenvolver afeto e desenvolver a preservação. Ela é uma pessoa como nós e não um resto de ossos”, declarou Sérgio Almeida, assessor cultural do museu.

Do Estação Notícias / G1 Pernambuco

Devocional Diário

"Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos. Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor." Filipenses 4:4-5

Pensamento: Por causa da proximidade do Senhor, podemos regozijar e tratar outros com gentileza. Ele está próximo porque ele vive em nós através do seu Espírito. Ele está próximo porque sua vida está iminente. Ele está próximo porque quando reunimos outros crentes, servimos outros que estão necessitados, ou compartilhamos o Evangelho com amigos e pessoas de outras culturas, Ele prometeu estar conosco. Não há nada mais contagioso do que uma pessoa alegre e bondosa. Porque Jesus vive em nós, trabalha através de nós e está vindo para nós, podemos ser alegres e gentis!

Oração: Pai, estou muito feliz ao saber que nunca estarei sozinho. Obrigado por enviar Jesus para morrer pelos meus pecados. Obrigado por enviar Jesus para juntar-se a mim quando estou reunido com outros cristãos, quando sirvo outros no nome de Jesus e quando compartilho o Evangelho. Por favor, deixe que a alegria duradoura que sinto por causa da sua presença seja evidente na maneira em que vivo e na maneira em que sirvo outros. No precioso nome de Jesus eu oro. Amém.