sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Atos de campanha e pré-campanha não poderão ter aglomeração

Por unanimidade, a Corte do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco determinou que todos os atos públicos devem respeitar as normas sanitárias em vigor 

Em sessão extraordinária realizada nesta sexta-feira, às 17h, a Corte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) decidiu que todos os atos públicos do processo eleitoral deverão cumprir as normas sanitárias estaduais e federais que têm objetivo de combater a pandemia da covid-19. Assim, eventos de pré-campanha, como convenções partidárias, ou da própria campanha, como passeatas, carreatas e reuniões, não poderão provocar aglomerações. 

Enquanto vigorarem as restrições sanitárias em Pernambuco, nenhum ato pode reunir mais de dez pessoas no mesmo ambiente, conforme determina o Decreto Estadual 49.055, de 31 de maio passado. Além disso, todos os participantes devem usar máscaras, respeitar o distanciamento e ter à disposição o álcool em gel. 

Quem desobedecer a determinação estará sujeito a sanções sanitárias e, em princípio, a ser processado pelo crime previsto no Artigo 268 do Código Penal (infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa). A pena vai de detenção de um mês a um ano, e multa. 

A Corte se reuniu para apreciar consulta formulada nesta quinta-feira (27-08) pela Procuradoria Regional Eleitoral. Na consulta, a Procuradoria questionou sobre qual legislação deve prevalecer em se tratando de eventos públicos relativos à campanha e pré-campanha. Em seu relatório, o desembargador Carlos Moraes, vice-presidente do Tribunal, escreveu que os atos de propaganda eleitoral (como comícios, carreatas, passeatas, caminhadas, reuniões, confraternizações, atos de boca de urna, distribuição e afixação de adesivos, entre outros) e os atos do período conhecido como pré-campanha (convenções partidárias presencias) são permitidos desde que atendam às normas vigentes fundamentadas em prévio parecer técnico emitido por autoridades sanitárias da União e do Estado de Pernambuco. 

Presidente do TRE-PE, desembargador Frederico Neves acredita que decisão da Corte é de fundamental importância para evitar o agravamento da pandemia. Ele destaca que a Corte recomendou que os partidos optem pelo modelo virtual de convenções, o que já foi possibilitado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mas, se não for possível, que respeitem as restrições impostas às reuniões presenciais. "A conjuntura de extrema gravidade e incertezas decorrente da pandemia da covid-19, que vem atingindo milhares de pessoas, exige postura responsável de todos e sobretudo daqueles que almejam ocupar cargos nos Poderes Legislativo e Executivo, responsáveis pela definição e execução de políticas públicas. 

Para a preservação da vida, que deve estar acima de tudo, é fundamental que cada um de nós dê a sua contribuição, evitando um agravamento ainda maior desta pandemia. Aglomerações que possam resultar em mais doentes, em mais mortos, estão expressamente proibidas no Estado de Pernambuco e não há razão para autorizar o descumprimento desta norma pelos partidos políticos. 

É importante destacar também que a legislação, amparada na tecnologia, permite a realização de convenções virtuais. A internet também é uma grande aliada para que candidatos apresentem suas propostas e dialoguem com o eleitorado. Assim, a proibição das aglomerações não causará nenhum prejuízo à democracia", disse o presidente do TRE-PE. 

De acordo com o calendário eleitoral, a propaganda começa em 27 de setembro. Já as convenções partidárias para escolha dos candidatos deverão se realizar entre 31 de agosto e 16 de setembro. 

Do Estação Notícias / Assessoria

Brejo da Madre de Deus registra mais 3 casos de Covid-19, entre eles um óbito

Boletim Epidemiológico – 28 de agosto de 2020

A Prefeitura de Brejo da Madre de Deus através da Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que foram confirmados 03 novos casos de Covid-19.
 

Ainda sobre os números de hoje, 05 casos suspeitos foram descartados e 01 óbito foi registrado (sexo feminino) Sítio Baixinha. 

O município registrou até agora 782 casos; 44 encontram-se em quarentena domiciliar, 01 internado; 22 pacientes vieram a óbito; 715 pacientes já receberam alta após a cura clínica; 1002 suspeitas foram descartadas; 96 casos suspeitos ainda estão em investigação. 

As síndromes gripais, 624 pessoas notificadas no município, 27 pessoas estão em monitoramento, outras 597 concluíram o monitoramento. 

Nesta sexta-feira (28) os casos confirmados de Covid-19 em Brejo da Madre de Deus foram:

1 Óbito: Mulher, Sitio Baixinha

Caso 1: Homem, Brejo Sede

Caso 2:Mulher, Brejo Sede

Confira as localidades afetadas pelo Coronavírus em Brejo da Madre de Deus: 

332 - São Domingos (Distrito)

229 - Brejo Sede (cidade)

57 - Fazenda Nova (Distrito)

36 - Barra de Farias (Distrito)

23 - Cavalo Ruço (Sítio)

13 - Fazenda Velha (Sítio)

10 - Cachoeira de Mandaçaia (Sítio)

10 - Caldeirão (Sítio)

8 - Açudinho (Sítio)

6 - Mandaçaia (Distrito)

6 - Tambor (Sítio)

5 - Arara (Sítio)

5 - Tabocas (Sítio)

5 - Estrago (Sítio)

4 - Cacimba de Pedro (Sítio)

5 - Lagoa dos Mandantes (Sítio)

3 - Quatis (Sítio)

3 - Olho D’Agua (Sítio)

2 - Catolé (Sítio)

2 - Pedra Grande (Sítio)

2 - Juá (Sítio)

2 - Brejinho (Sítio)

2 - Logradouro (Sítio)

2 – Baixinha (Sítio)

1 - Baraúnas (Sítio)

1 - Conceição (Sítio)

1 - Garrote (Sítio)

1 - Jaracatiá (Sítio)

1 - Macaco (Sítio)

1 - Oitis (Sítio)

1 - Paridas (Sítio)

1 - Poços (Sítio)

1 - Serra Rasa (Sítio)

1 - Urubu (Sítio)

1 - Teixeira (Sítio) 

Do Estação Notícias


Fábio Aragão confirma pré-candidatura a prefeito de Santa Cruz do Capibaribe

Em live realizada nesta sexta-feira (28), pela manhã, o filho do saudoso Fernando Aragão confirmou que é pré-candidato ao cargo de prefeito em Santa Cruz do Capibaribe, Agreste do Estado. Fábio esteve na live acompanhado de sua esposa Jessica Aragão, de Ivone Aragão, sua mãe, de seus irmãos Felipe e Simone Aragão. 

"Hoje me coloco a disposição para ser pré-candidato a prefeito por Santa Cruz do Capibaribe no lugar do meu pai e foi uma decisão muito difícil", disse.

Durante a live estiveram presentes ainda os vereadores Carlinhos da Cohab e Joab do Oscarzão, ambos também do PP. O evento contou ainda com homenagens a Fernando e sua história.

Do Estação Notícias / Assessoria

Em Jataúba, 02 curas e 02 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas


Boletim Diário Epidemiológico

A Prefeitura de Jataúba, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa nesta sexta-feira (28-08), que nas últimas 24 horas, foram confirmados 02 novos casos da Covid-19 no município, trata-se de 02 mulheres (17 e 22 anos), 02 pacientes tiveram a cura confirmada e outros 03 casos suspeitos foram descartados.

O município tem atualmente 33 pacientes com a covid-19; Destes, 29 pacientes estão em monitoramento cumprindo quarentena domiciliar e 03 pacientes internados em hospital de referência (fora do município), 01 paciente internado no anexo covid (no município).


O Município confirmou até hoje, 260 casos da doença, 220 recuperados e 07 óbitos; 

Secretaria Municipal de Saúde

Prefeitura de Jataúba

Juntos contra o coronavírus

Raquel Lyra lidera corrida pela Prefeitura de Caruaru, diz pesquisa

Pesquisa realizada pelo Instituto Simplex, mostra a Prefeita de Caruaru bem a frente de seus adversários

Se as eleições de Caruaru fossem realizadas hoje, a atual prefeita Raquel Lyra (PSDB) seria reeleita sem nenhum problema. Ela lidera todos os cenários da nova pesquisa do Blog do Wagner Gil, que foi às ruas nos dias 25 e 26 de agosto (terça e quarta-feira), ouvindo 500 pessoas no perímetro urbano e toda zona rural. Também foi feito um levantamento para saber em quem o eleitor vai votar para vereador. A pesquisa foi contratada pela Massa Comunicação & Assessoria (Blog do Wagner Gil), junto ao Instituto Simplex.

Essa é a segunda pesquisa de Caruaru com registro no Tribunal Superior Eleitoral sob o número PE-07249/2020. A margem de erro é 4,38% e o grau de confiança de 95%. A estatística responsável é Sharlene Neuma Henrique da Silva, que tem registro no Conselho Regional de Estatística de número 101.49. Ela também é professora mestre da Universidade Federal de Pernambuco.

Na espontânea, Raquel Lyra lidera com 30,9%, seguida pelo Delegado Lessa 3,1%; Tony Gel 3,1%; ninguém ou nenhum 2,9%; José Queiroz 1,5%; Raffiê 0,4%; Marcelo Gomes 0,4%; Toninho 0,2%; Marcelo Rodrigues 0,2%; branco ou nulo 4.3%; não sabe ou não respondeu 53,2%.

Estimulada 

Na estimulada, pergunta-se: ‘Se as eleições fossem hoje e os candidatos fossem esses, em que você votaria’. Mais uma vez Raquel Lyra sai na frente com 44.1%. Em seguida vem Tony Gel 11,2%; Delegado Lessa 8,3%; Zé Queiroz 5,7%; Raffiê 1,1%; Marcelo Gomes 0,4%; Marcelo Rodrigues 0,2%; branco e nulo 8,8%; não sabe ou não respondeu 20,3%.

Nós também somamos os votos válidos nessa questão: Raquel Lyra tem 62,2%; Tony Gel 15,8%; Lessa 11,7%; Zé Queiroz 8,0%; Raffiê 1,5%; Marcelo Gomes 0,5% e Marcelo Rodrigues 0,2%.

A atual prefeita também venceria seus principais adversários em um eventual segundo turno:
Raquel Lyra 54,2% x 18, 1% Lessa; Raquel Lyra 61, 4% x 5,5% Marcelo Gomes; Raquel Lyra 61,8% x 4,0% Marcelo Rodrigues; Raquel Lyra 59,4% x 9,0 Raffiê;
Raquel Lyra 52,0% x 20,3% Tony Gel; Raquel Lyra 55,2% x 15,7% Zé Queiroz

O Blog do Wagner Gil quis saber também em quem o eleitor de Caruaru vai votar para vereador. Os 23 mais citados são: Ninguém-Nenhum 5,3%; Ranilson Enfermeiro 1,3; Edmilson do Salgado 1,2%; Lula Torres 1,2%; Duda do Vassoural 1,1%; Anderson Correia 0,9%; Edjailson da Caru Forró 0,8%; Leonardo Chaves 0,8%; Bruno Lambreta 0,7%; Heleno Oscar 0,6%; Gilberto de Dora 0,5%; Mano do Som 0,5%; George do Gás 0,5%; Fagner Fernandes 0,4%; Daniel Finizola 0,4%; Cardoso 0,4%; Sérgio Siqueira 0,4%; Cecílio Pedro 0,4%; Taffarel 0,4%; Edilson Sem Terra 0,4%; Renato Lyra 0,4%; Wagner Vaqueiro 0,4%; Galego de Lages 0,3%; Felipe 0,3%.

Do Estação Notícias / Portal No Detalhe / Wagner Gil

Entrevista com a presidente do SINDIBREJO - Águida Wilma

Dois homens são flagrados pela PRF com armas e caminhonete roubada em Caruaru


Dois homens, de 38 e 52 anos, foram flagrados nesta quinta-feira (27) em uma caminhonete roubada, na BR-104, em Caruaru, Agreste de Pernambuco. Duas armas com munições foram encontradas durante uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Ao abordar uma caminhonete no Km 46 da rodovia, os policiais realizaram uma vistoria até encontrar uma pistola registrada com o motorista e um revólver sem registro, embaixo do banco do condutor. Após um procedimento de identificação, foi constatado que o automóvel havia sido roubado no dia 1º de fevereiro deste ano, em Caruaru.

O motorista informou que havia adquirido a caminhonete no dia 4 de fevereiro, também em Caruaru, por 130 mil reais, mas só havia pago 55 mil reais, pois o veículo possuía um problema de transferência de propriedade. Ele disse ainda que havia comprado o revólver em novembro do ano passado por 2.800 reais para deixar em um sítio, mas esqueceu dentro do automóvel.

Os homens foram encaminhados, junto com as armas e a caminhonete, para a Delegacia de Polícia Federal de Caruaru, que irá investigar o caso.

Do Estação Notícias / Central de Jornalismo Liberdade

Comovente: Morador de rua dorme em casa de cachorro em cidade no Agreste de Pernambuco

Por meio de nota, a Secretaria de Assistência Social informou que está realizando um trabalho de amparo a esses moradores

A população de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, está flagrando muitas situações de pessoas em estado de vulnerabilidade social no município. Um morador de rua foi visto dormindo em uma casinha de cachorro que foi construída por uma ONG para abrigar animais de rua.

Além disso, muitos moradores de rua estariam morando em uma praça de grande circulação do centro da cidade. As pessoas que andam pela Praça da Conceição constantemente veem vários moradores de rua com redes armadas, pertences pelo chão e tomando banho no local.

De acordo alguns populares, a falta de fiscalização e a inexistência de uma guarda municipal para orientar esses moradores a procurarem a assistência social têm contribuído para que eles continuem nos locais utilizando bebidas alcoólicas e drogas.

Nota da Secretaria de Assistência Social

Por meio de nota, a Secretaria de Assistência Social informou que está realizando um trabalho de amparo a esses moradores, oferecendo higienização, alimentação e também um local para passarem a noite em uma escola pública do município.

Ainda na nota, a secretaria disse que os moradores que voltaram as ruas foram por vontade própria, para fazerem uso de bebidas e drogas.

Do Estação Notícias / NE10 Interior / Informações da Rádio Jornal Pesqueira

Preso em São Paulo suspeito de matar policial no Agreste de Pernambuco



O suspeito já estava com passagem comprada para o Paraguai

O homem suspeito de efetuar os disparos que mataram no dia 26 de junho, em Passira, Agreste de Pernambuco, o cabo Edson Moura, da Polícia Militar, foi preso em São Paulo. O policial foi a uma lotérica no centro da cidade fazer um pagamento, quando foi surpreendido por dois homens e, ao reagir ao assalto, acabou morto.

O serviço de Inteligência da PM de Pernambuco levantou que ele estava morando em São Paulo, passou a informação para a Corporação paulista, que realizou a prisão. No momento em que foi detido, o suspeito estava com passagem comprada para o Paraguai, para dar sequência a seu plano de fuga.

Do Estação Notícias / Central de Jornalismo Liberdade


Vereadores situacionistas de Brejo da Madre de Deus apresentam emenda aditiva para excluir os servidores públicos ativos inativos do PLE 011/2020


Vereador Flávio Diniz, juntamente com a bancada de situação apresenta emenda aditiva para excluir os servidores públicos ativos inativos de Brejo Madre de Deus, do PLE 011/2020.
 

Com essa emenda os servidores públicos de Brejo da Madre de Deus, podem receber os valores referentes a decisões judiciais sem o limite apresentado no PLE 011/2020. 

No dia de ontem a emenda foi apresentada pelo vereador Flávio Diniz a uma comissão do SINDBREJO, que avaliou positivamente a emenda. 

“Não podemos permitir que direitos que já foram ratificados pelo poder judiciário possam ter no meio do jogo as regras mudadas, estamos atentos sempre para levar a melhor proposta e lutar por harmonia entre os poderes e órgãos representativos como o SINDBREJO, por isso que todos os vereadores da base de situação se engajaram na articulação para construir essa emenda”, falou o Presidente e autor da emenda Flávio Diniz. 

Do Estação Notícias

Hoje teremos mais uma entrevista com a presidente do SINDIBREJO

Devocional Diário


“Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos;" Romanos 12:16

Pensamento: Aquele que muito quer, nada tem. Quando desejamos coisas altas demais corremos o risco de não alcançá-las e depois sofrer com o sentimento de incapacidade e frustração. Muitas vezes buscamos glória e reconhecimento para nós mesmos, mas não é essa a recomendação bíblica. Deus quer que estejamos satisfeitos com as coisas humildes, e caso Ele achar que convém, nos dará as coisas grandes para que Seu nome seja glorificado.

Oração: Pai maravilhoso, ensina-me a estar satisfeito com o que possuo, com a vida que o Senhor me deu, com o lugar que o Senhor me colocou. Ensina-me a não buscar a glória para mim mesmo. Convém que eu diminua e o Senhor cresça em minha vida. Em nome de Jesus. Amém.