sábado, 15 de agosto de 2020

Pernambuco deve autorizar, nesta terça (18), reabertura do comércio de praia

 (Foto: Marlon Diego/Arquivo DP)

A Secretaria da Casa Civil de Pernambuco informou, nesta sexta-feira (14), que o secretário-executivo de Articulação e Acompanhamento, Eduardo Figueiredo, esteve reunido nesta tarde, por videoconferência, com a secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico do Estado, Maíra Fischer, o presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Antônio Neves, e os presidentes das associações de comerciantes da faixa de areia do litoral pernambucano.

No encontro, foram apresentadas as diretrizes básicas e os cuidados que devem ser tomados pelo setor para liberação da atividade, e o governo do estado se comprometeu a anunciar, até a próxima terça-feira (18), os critérios e formas de atuação para reabertura.

As praias do estado foram reabertas a partir do dia 20 de junho. No dia 17 de julho, o Recife autorizou as atividades comerciais nos mais de 60 quiosques da orla da Zona Sul da cidade.

Do Estação Notícias / Diário de Pernambuco

Energia elétrica pode ser cortada por atraso na conta de luz a partir desta segunda (17)

Energia elétrica

As distribuidoras de energia elétrica poderão cortar o fornecimento dos clientes que não realizaram o pagamento das contas a partir desta segunda-feira (3). Uma decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estabeleceu o dia 1º de agosto para o retorno do desligamento da energia. Porém, como a data foi um sábado, a decisão passa a vigorar nesta segunda.

A suspensão dos cortes de energia por inadimplência começou no dia 23 de março, por causa da pandemia do novo coronavírus. Antes de ter o fornecimento cortado, os consumidores devem ser informados novamente sobre as contas em atraso.

Tarifa social

As famílias de baixa renda, que fazem parte do programa Tarifa Social, não estão sujeitas à suspensão do fornecimento de energia. Este grupo contará com o benefício até o fim do ano.

Do Estação Notícias / NE10

Após quatro meses suspensas, visitas presenciais às unidades da Funase retornam neste sábado (15)

Divulgação

Suspensas desde 3 de abril, como medida de prevenção à propagação do novo coronavírus, as visitas presenciais às unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) serão retomadas a partir deste sábado (15) em todo o Estado. Agora, no entanto, as visitações seguirão um protocolo de segurança para evitar o contágio e a proliferação da doença. Ao todo, 737 adolescentes e jovens e aproximadamente 2,3 mil servidores, que estão atuando em regime de rodízio, de plantão ou de trabalho remoto serão impactados por este novo formato de visitas. 

Dentre as medidas restritivas para entrar na Funase estão o uso da máscara de proteção, aferição da temperatura corporal e higienização das mãos. Além disso, todas as embalagens de produtos levados deverão ser higienizadas nas portarias e os familiares não poderão levar consigo alimentos perecíveis. Pessoas que integram o grupo de risco da covid-19 não poderão realizar visitas e cada socio educando poderá receber apenas um visitante a cada 15 dias de forma alternada por alas e pavilhões. Os espaços de todas as unidades da instituição serão sanitizados. 

Do Estação Notícias / Jornal do Commercio

Paulo Câmara pede reforço nas ações de prevenção do Coronavírus em Pernambuco

ALUÍSIO MOREIRA/SEI

Desde maio os números da pandemia do Coronavírus estão em queda em Pernambuco. Apesar disso, o governador Paulo Câmara (PSB) ressalta que não é o momento de as pessoas relaxarem com relação as medidas de prevenção, já que o uso de máscara, higienização constante das mãos e o respeito ao distanciamento social devem continuar sendo prioridade.

O posicionamento do governador surge no dia seguinte ao Comitê de Enfrentamento ao novo Coronavírus no Estado, anunciar que Pernambuco não avançaria, esta semana, em uma etapa da flexibilização. No anúncio feito na tarde dessa quinta-feira (13), também foi informado que o decretado estadual que proíbe a volta às aulas presenciais seria renovado, sendo estendido até 31 de agosto. O documento perderia validade neste sábado (15).

Nesse contexto, Paulo Câmara defende que não dá para relaxar diante de um inimigo desconhecido que pode ser fatal. "Baixar a guarda é reabrir as portas para o vírus. Os fatos comprovam: seguir ou não as orientações pode ser questão de vida ou morte. É necessário entender esta nova realidade, nunca negá-la. Novos hábitos se tornaram obrigatórios: usar a máscara, manter as mãos limpas, respeitar o distanciamento social. Todos nós sabemos o que precisa ser feito".

Do Estação Notícias / Jornal do Commercio

Em dia de maratona de entregas, Prefeito Hilário entrega sonho dos brejenses, novo hospital Dr. José Carlos de Santana

Esta sexta-feira 14 de agosto de 2020, vai ficar guardada na memória dos brejenses, aqueles que querem ver o bem e o melhor dessa terra, de pessoas guerreiras e batalhadoras, hoje foi dia de escrever mais um capítulo importante na história desse município secular e tradicional.

A gestão do prefeito Hilário fez uma verdadeira maratona de entrega de obras que vão beneficiar a população brejense, pavimentação e uma base de apoio para a Guarda Municipal foi entregue no distrito Fazenda Nova.

Em Barra do Farias a nova praça do Gancho, já o sítio Cavalo Ruço recebeu a ampliação e reforma da escola da comunidade, e por falar em escola, na sede a Escola José Inácio foi entregue com mais 10 salas de aulas e se tornou a maior escola do município e quando as aulas retornarem irá receber os alunos com o espaço mais amplo.

Para fechar o dia e ficar marcado na história, uma grande obra foi entregue, se não a maior de todas, o sonho de todos os brejenses se tornou realidade com a inauguração do Novo Hospital Dr. José Carlos de Santana, uma obra que se torna o grande marco da gestão Hilário Paulo e que vai trazer mais assistência em saúde para a população brejense, com leitos de internação, sala de parto e bloco cirúrgico. O novo Hospital será em breve referência na região, uma obra que se iniciou pelas mãos do atual secretário de saúde Dr. Edson e que o prefeito Hilário finaliza e entrega a população com um aporte de 40% de recursos próprios investidos na conclusão da obra. A inauguração do novo hospital ainda contou com as bênçãos de um pastor evangélico e do pároco da cidade.

O Prefeito Hilário Paulo esteve acompanhado neste grande dia pela primeira dama Nininha, o Prefeito de Santa Cruz do Capibaribe Edson Vieira e a Deputada Estadual Alessandra Vieira, os vereadores da base aliada, o Secretário de Saúde Dr. Edson e demais secretários municipais, Frailan Mota assessor da saúde e demais assessores municipais, além das presenças de Dr. Gil Brasileiro e a participação virtual dos deputados, Waldemar Borges, Renildo Calheiros, Fernando Filho e a Vice-governadora Luciana Santos.

Pra finalizar o prefeito Hilário confirmou que o trabalho não para e assinou ordem de serviço para mais obras, revitalização da entrada da cidade, academia da saúde no trevo e calçamento em Mandaçaia e Fazenda Nova.

Do Estação Notícias / Assessoria