segunda-feira, 22 de junho de 2020

Prefeito Hilário se emociona ao falar com familiares após 20 dias na UTI

O prefeito do Brejo da Madre de Deus, Agreste de Pernambuco, Hilário Paulo (PSD), que encontra-se internado em um hospital na cidade de Caruaru, também no Agreste do Estado, se emocionou ao falar com sua família por vídeo-chamada no início da noite desta segunda-feira (22), após 20 dias internado na UTI – Unidade de Terapia Intensiva.

Segundo Hilana Nascimento, filha mais velha do prefeito, Hilário se emocionou ao rever a família e reconheceu todos, bem como, perguntou se alguém mais havia sido infectado pelo Covid-19 e como estava o número de casos no município.

“O momento mais emocionante foi quando ele falou ‘o que eu fiz da minha vida pra está aqui, estou aqui há quase 30 dias, foi Covid? aonde eu estava, nem a voz de vocês eu ouvia’”, explicou Hilana.

Hilário ainda perguntou por sua netinha, Heloísa, falou da saudade que estava sentindo de sua família e amigos, bem como, disse que estava se sentindo muito bem. A conversa durou cerca de 5 minutos.

Do Estação Notícias / Agreste Notícia

Apenas 01 novo caso da Covid-19 nesta segunda-feira em Brejo da Madre de Deus

Boletim Epidemiológico – 22 de junho de 2020

A Prefeitura de Brejo da Madre de Deus através da Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que foi confirmado 01 novo caso de Covid-19 nas últimas 24 horas. 08 casos suspeitos foram descartados.

Desde o início da pandemia foram registrados 232 casos; 94 encontram-se em quarentena domiciliar, 04 internados; 06 pacientes vieram a óbito; 128 pacientes já receberam alta após a cura clínica; 363 suspeitas foram descartadas até aqui; 04 casos suspeitos estão em investigação.

As síndromes gripais, 589 pessoas foram notificadas no município, 95 pessoas estão em monitoramento, já outras 494 já concluíram o monitoramento.

O novo caso confirmado de coronavírus em Brejo da Madre de Deus nesta segunda-feira:

Uma (01) mulher de 38 anos de idade, que reside em Brejo Sede.
Confira as localidades afetadas pelo coronavírus em Brejo da Madre de Deus:

86 - Brejo Sede (cidade)
37 - São Domingos (Distrito)
33 - Fazenda Nova (Distrito)
30 - Barra de Farias (Distrito)
22 - Cavalo Ruço (Sítio)
12 - Sítio Fazenda Velha (Sítio)
2 - Catolé (Sítio)
2 - Cacimba de Pedro (Sítio)
1 - Tabocas (Sítio)
1 - Serra Rasa (Sítio)
1 - Quatis (Sítio)
1 - Açudinho (Sítio)
1 - Oitis (Sítio)
1 - Pedra Grande (Sítio)
1 - Jaracatiá (Sítio)
1 - Arara (Sítio)

Do Estação Notícias

Mesmo com feira proibida, Sulanca amanhece lotada em Caruaru

Comercialização acontece nas ruas e calçadas

Mesmo com a Feira da Sulanca proibida de funcionar devido às medidas preventivas contra o novo coronavírus, o grande número de pessoas no Parque 18 de Maio, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, surpreendeu na manhã desta segunda-feira (22).

Alguns compradores e sulanqueiros estavam usando máscaras, outros não, mas o fato é que o bairro Petrópolis e o bairro Vassoural estavam lotados nesta manhã e a feira parecia funcionar normalmente.

Mesmo com as lojas de varejo e a Feira da Fundac fechadas, a comercialização ocorre nas calçadas, em malas de carros, entre outros. Desde o início da pandemia, alguns feirantes vendiam de forma irregular com as portas fechadas, mas com a reabertura do comércio atacadista, no dia 8 de junho, a movimentação nas segundas-feiras começou a se intensificar.
Caruaru está entre os 85 municípios pernambucanos que não foram autorizados a seguir com o Plano de Convivência com a Covid-19 e seguem com o comércio varejista fechado, ao contrário das outras 99 cidades, que já reabriram as lojas, os shoppings, igrejas, templos, entre outros.

Nesta segunda, havia uma grande quantidade de carros, motos e até ônibus de outras cidades, o que provocou congestionamentos no entorno do Parque 18 de Maio. O ponto que mais tinha gente era a Estrada da Pitombeira, no bairro Vassoural.

Um comerciante saiu de Maceió (AL) para procurar produtos em Caruaru. Ele chegou a comprar através do Delivery Sulanca, plataforma criada pela prefeitura para viabilizar a entrega de mercadorias comercializadas por telefone ou internet no Polo Caruaru, mas que ao perceber que o Parque 18 de Maio já estava praticamente em funcionamento, decidiu ir para lá.

Do Estação Notícias / NE10 Interior

Movelaria Madre de Deus, tradição com qualidade


Conforto e elegância, com um produto de ótima qualidade e durabilidade! Renove sua sala com o Conjunto Sofá Bree

Para mais informações, entre em contato!
WhatsApp: (81) 9 8228-6714

NOTA DA AMICRO

A AMICRO informa que o Governo de Pernambuco decidiu na quinta-feira (11) que 85 municípios do Agreste e da Zona da Mata não iriam avançar para a terceira etapa do Plano de Convivência com a Covid-19.

Entre estes municípios está o Brejo da Madre de Deus, isto quer dizer que nossa cidade deve manter fechados o comércio de rua e atividades como salões de beleza e estética, dentre outras.

De acordo com o governo, tal medida foi necessária tendo em vista, que estes 85 municípios não mostraram a mesma tendência de queda no número de novos casos da doença como no restante do Estado.

A AMICRO está trabalhando junto com prefeitura de nosso município para que a abertura do comercio ocorra o mais breve possível. Mas para que isso ocorra, precisamos unir forças para redução dos casos. Por favor, orientem e cobrem de seus colaboradores e familiares a realização das medidas de prevenção da COVID-19. Precisamos manter os cuidados com o uso de máscaras, o distanciamento entre as pessoas e a lavagem constante das mãos.

A AMICRO irá fazer parte do recém criado Núcleo de Combate à Covid-19 da Prefeitura de Brejo da Madre de Deus e levará a demanda do comercio de nossa cidade aos nossos governantes para que o comercio volte a funcionar com toda segurança necessária.

Neste momento de crise precisamos nos unir, para darmos exemplo para o Brasil e para o mundo, de respeito e seriedade, pois somos brejenses, com muito orgulho e amor por nossa terra iremos todos juntos em uma só voz lutar para o desenvolvimento e saúde de nosso município.

Para mais informações entrar em contato: (81) 9.9688-4678

Do Estação Notícias / Assessoria

Imperdível!

Exclusivo: Prefeito Hilário não está mais entubado e dependendo da evolução, pode deixar a UTI nesta terça-feira

Esta excelente notícia foi motivo de muito alívio e comemoração

O Blog Estação Notícias, cumprindo sua missão de deixar a população brejense muito bem informada, trouxe na semana passada informações exclusivas do quadro clínico do prefeito do Brejo da Madre de Deus, Hilário Paulo, 51 anos, que está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Unimed desde o dia 2 de junho.

Passado uma semana, mais uma vez com a marca da exclusividade, nossa reportagem obteve informações de familiares e amigos mais próximos ao prefeito Hilário Paulo, de que o quadro clínico evoluiu para melhor, ele não está mais entubado e dependendo da evolução do paciente, existe a possibilidade de ele sair da UTI amanhã, terça-feira (23).
Esta excelente notícia foi motivo de muito alívio. Na noite do sábado (20) soltaram uma girândola no distrito São Domingos em comemoração e agradecimento ao Senhor Deus pela evolução do quadro clínico do prefeito.

Hoje completa 20 dias que Hilário Paulo está na UTI. A expectativa por sua recuperação é enorme, não se sabe quanto tempo o prefeito ainda ficará no hospital, mas estamos torcendo e pedindo a Deus que ele se recupere o mais rápido possível e volte para o seu lar, onde receberá muito amor e cuidado dos seus entes queridos.

Do Estação Notícias

Corpo de motorista que teve caminhonete levada por enxurrada é encontrado na zona rural de Surubim

O corpo da vítima estava a 200 metros do veículo e foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros

Foi localizado na tarde deste domingo (21), no Sítio Bandinha, zona rural de Surubim, o corpo do motorista Sandoval de França Silva, de 58 anos. Ele estava desaparecido desde a noite de sexta-feira (19), quando tentou atravessar com uma caminhonete a passagem molhada de um riacho, na região conhecida como “Pocorô”.
Por causa das fortes chuvas que ocorreram naquele dia no município, o nível da água estava muito alto e o carro foi arrastado pela correnteza. O veículo foi encontrado a cerca de 3 km do local com um vidro quebrado e a chave na ignição. O corpo da vítima estava a 200 metros da caminhonete, com a perna direita soterrada e preso em uma árvore.
Sandoval era motorista de caminhão-pipa. O corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML), em Recife, que vai esclarecer a causa da morte. O resgate foi feito por uma equipe do grupamento do Corpo de Bombeiros. A suspeita é de afogamento já que segundo o boletim de identificação confeccionado pela Polícia Civil, o cadáver não apresentava lesões aparentes na cabeça, tórax e abdomên.

Do Estação Notícias / Correio do Agreste

GIRO: Delegado faz alerta a população brejense sobre o esquema pirâmide financeira

Os participantes que investem ou indicam pessoas para participar do “GIRO” comete crime e podem pegar até 2 anos de prisão

NOTA DE INFORMAÇÃO PÚBLICA

A Polícia Civil de Pernambuco, por meio da 107° circunscrição policial, informa aos munícipes, em especial aos moradores do distrito Fazenda Nova, município de Brejo da Madre de Deus/PE, que é crime participar ou colaborar para a realização de pirâmide financeira.

A Polícia Civil informa que o esquema chamado de “giro”
não é permitido pelo código civil, sob a alegação de tratar-se de uma doação.

A Polícia Civil de Pernambuco em Brejo da Madre de Deus ainda informa que quem participa dessa pirâmide financeira investindo a quantia de R$ 130,00 (cento e trinta reais) com a perspectiva de ganhar R$ 1.000,00 (hum mil reais) ou indicando pessoas para integrar o “giro” comete o crime previsto no artigo 2º da lei n° 1.521 de 26 de dezembro de 1951 ( lei de economia popular) com pena cominada de até 2 (dois) anos de prisão.

Alerta-se a todos que o mencionado esquema de pirâmide é criminoso e dada a sua insustentabilidade é capaz de ocasionar prejuízo financeiro àqueles que adentrarem no esquema criminoso.

Em caso de ter informações sobre esta pirâmide financeira, denuncie à polícia civil do Brejo da Madre de Deus por meios do telefone 81 3747-4905.
Do Estação Notícias

Monitoramento dos casos de Covid-19 no polo Agreste Central

Nos gráficos e tabelas é possível observar a situação da nossa região durante essa última semana e o que é o tão falado “achatamento da curva”

Na tabela acima vemos o agregado de casos de infectados por COVID 19 a cada semana por município do Polo. Abaixo da tabela vemos o percentual de crescimento de casos referente à semana anterior. Por exemple, na semana do dia 17 de maio houve um aumento de 65% em números absolutos em referência a semana anterior.

O gráfico abaixo representa o somatório dos casos no Polo. Esse Gráfico é acumulativo, por isso ele sempre está em crescimento enquanto houver novos infectados. O ideal é que a linha de infectados deixe de subir e fique andando na horizontal, o que significaria que os casos acabaram.
Nesse outro gráfico abaixo vemos o número de casos por semana. Percebam que o da semana 01 de junho para a semana 07 de junho quase houve um achatamento na curva. Diferente do gráfico anterior esse gráfico não é acumulativo de uma semana para outra, nele podemos ver como funciona o achatamento de uma curva de casos. No final do relatório há uma explicação de como funciona o achatamento de curva.
Na tabela abaixo vemos o percentual de aumento de casos por município. É importante olhar para essa tabela e fazer um paralelo com as ações que cada município está executando para diminuir a taxa de infecção.
Análises paralelas:

• Tivemos um aumento de 29% no número de óbitos, da semana passada para essa semana.
• A taxa de mortalidade atualmente do COVID 19 é de 5,6% no agreste central.
• Tivemos uma redução no percentual de infectados em comparação com as semanas anteriores, está em 33%.

ENTENDENDO A CURVA DE ACHATAMENTO
Em ROSA temos uma curva número de casos em um curto espaço de tempo.
Como vocês sabem, muitas vezes a pessoa que esta doente precisa ir para a UTI, só que o sistema de saúde não consegue atender todo mundo de uma vez só. Por isso existe um limite da “capacidade máxima do sistema de saúde”.

A partir do momento em que essa capacidade é atingida, pessoas deixam de ser atendidas e a chance de morte aumenta muito. Olhe no gráfico ao lado como uma parte dos casos fica acima dessa capacidade limite. Esses casos representam as pessoas que não terão nem mesmo a chance de tentarem um leito, já que não haverá nenhum disponível.

Agora podemos falar da curva AZUL. Nela vemos uma situação em que medidas de cuidados foram aplicadas. Observe como o aumento de casos foi menor e espalhado por um período de tempo maior. Com isso, observamos que o número de novos casos foi suportado pelo sistema de saúde até iniciar seu declínio. Veja que o ponto máximo do gráfico (o pico) ficou bem mais embaixo.

Nos dois exemplos o número de pessoas foram os mesmos. Só que no exemplo ROSA, as pessoas ficam sem ter atendimento, apesar do tempo da crise ser menor. No caso AZUL, o tempo da crise é maior, mas todas as pessoas conseguem ser atendidas.

Por isso é que é fundamental todos os STRs tomarem o máximo de cuidados e precauções para que as pessoas não se contaminem, para que o SUS não se sobrecarregue e as pessoas fiquem sem atendimento.

O levantamento foi feito por Elton Melo, assessor da FETAPE no Polo do Agreste Central.

Do Estação Notícias / Assessoria

Elemento é morto durante troca de tiros com a polícia em São Domingos

Ele foi socorrido pela própria polícia para um hospital em Santa Cruz do Capibaribe, mas não resistiu

Um indivíduo ainda não identificado foi morto durante uma troca de tiros com o efetivo da ROCAM do 24º BPM, após roubar uma moto em São Domingos, distrito de Brejo da Madre de Deus.

Segundo o Major Carvalho, após ter tido a sua moto de modelo Pop de branca tomada de assalto, a vítima acionou o efetivo que já estava fazendo rondas nas proximidades do fato, e de posse das características repassadas do elemento, a polícia conseguiu fazer o acompanhamento.
Foto: Blog Agreste Notícia

Ainda de acordo com o Major, ao perceber a aproximação do efetivo, o indivíduo tentou fugir por um matagal, onde foi cercado e o elemento acabou atirando contra a polícia, mas durante o revide acabou sendo baleado. Ele foi socorrido pela própria polícia para o Hospital Raymundo Francelino Aragão, em Santa Cruz do Capibaribe, onde recebeu os primeiros cuidados médicos, mas faleceu.

A arma utilizada pelo indivíduo foi recuperada, sendo este um revólver calibre 38 com quatro munições deflagradas.

Do Estação Notícias / Ney Lima

Devocional Diário

"(Deus) nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos." 2 Timóteo 1:9

Pensamento: Antes do tempo começar! Como entendemos quando isso foi? Deus pensou em nós pela primeira vez numa época que nem dá para entender! Sua razão para pensar em nós foi o Seu próprio propósito que era manifestar Sua graça sobre nós. Jesus sempre foi o plano de Deus e nós sempre fomos Seu alvo. Vamos ter certeza que vivemos nossa vida em santidade!

Oração: Obrigado, Pai, por me conhecer e pensar nas minhas necessidades mesmo antes de existir o mundo. Dedico este dia, e os dias que seguem, para honrá-Lo ao tentar viver uma vida que reflete Sua santidade e graça. No nome de Jesus, o único que não tem pecado, eu oro. Amém.