quinta-feira, 11 de junho de 2020

Acidente deixa motociclista ferido na PE-145 em Brejo da Madre de Deus

O acidente provavelmente foi provocado devido a buraqueira na pista

Aconteceu na tarde desta quinta-feira (11), mais um um acidente na esburacada PE-145 em Brejo da Madre de Deus, Agreste de Pernambuco. O acidente aconteceu próximo ao trevo na chegada da cidade, e desta vez, envolvendo uma moto Bros e um carro de passeio.

Segundo informações, um veículo Nissan precisou desviar de um buraco e diminuiu bruscamente a velocidade, com isso, o motociclista que vinha logo em seguida bateu na traseira no veículo.
Ainda segundo as informações, o condutor da moto ficou ferido apenas com escoriações. Ele foi socorrido por uma equipe do SAMU e levado para a UPA do município.

Há vários anos é terrível situação da PE-145, acidentes podem acontecer a qualquer momento devido a buraqueira nas duas faixas de rolamento.

Do Estação Notícias

Brejo da Madre de Deus tem mais 12 novos casos de coronavírus; chegando a 204 no total

Todos os casos registrados no boletim desta quinta-feira (11), são do distrito São Domingos

A Prefeitura de Brejo da Madre de Deus através da Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que foram confirmados 12 novos casos de Covid-19, nas últimas 24 horas.

Desde o início da pandemia foram registrados 204 casos; 101 encontram-se em quarentena domiciliar, 04 internados; 05 pacientes vieram a óbito; 94 pacientes já receberam alta após a cura clínica; 284 suspeitas foram descartadas até aqui; 03 casos então em investigação.

As síndromes gripais, 515 pessoas foram notificadas no município, 190 pessoas estão em monitoramento, já outras 325 já concluíram o monitoramento.

Os novos casos de Covid-19 em Brejo são todos do distrito São Domingos:

Caso 1: Mulher, 38 anos, São Domingos
Caso 2: Mulher, 24 anos, São Domingos
Caso 3: Mulher, 48 anos, São Domingos
Caso 4: Homem, 23 anos, São Domingos
Caso 5: Mulher, 25 anos, São Domingos
Caso 6: Homem, 37 anos, São Domingos
Caso 7: Homem, 44 anos, São Domingos
Caso 8: Mulher, 43 anos, São Domingos
Caso 9: Homem, 35 anos, São Domingos
Caso 10: Mulher, 36 anos, São Domingos
Caso 11: Mulher, 26 anos, São Domingos
Caso 12: Homem, 20 anos, São Domingos
Ficaram assim as localidades afetadas pelo coronavírus em Brejo da Madre de Deus:

72 - Brejo Sede (cidade)
29 - Fazenda Nova (Distrito)
29 - Barra de Farias (Distrito)
29 - São Domingos (Distrito)
22 - Cavalo Ruço (Sítio)
12 - Sítio Fazenda Velha (Sítio)
2 - Catolé (Sítio)
2 - Cacimba de Pedro (Sítio)
1 - Tabocas (Sítio)
1 - Serra Rasa (Sítio)
1 - Quatis (Sítio)
1 - Açudinho (Sítio)
1 - Oitis (Sítio)
1 - Pedra Grande (Sítio)
1 - Jaracatiá

Do Estação Notícias

Estado e Município: Nas regras de flexibilização quem tem razão? – Luciano Bezerra

PANDEMIA: Entre a cruz e a espada (Estado x Municípios)

Semana passada comentamos aqui o plano de reabertura do Governo do Estado, explicitando que ele se daria em 5 fases, em 12 etapas distribuídas nessas fases e que havia data até a 4 etapa, que se daria no dia 15/06, diga-se de passagem com a advertência de que essas etapas só avançariam caso houvesse diminuição dos casos de contaminação, mortes e ocupação de leitos de UTI.

Pois bem, houve uma grande expectativa no Polo de Confecções, sobretudo para abertura dos polos comerciais. Os Prefeitos das cidades de Toritama, Santa Cruz do Capibaribe e Caruaru chegaram a firmar acordo para abertura dos seus polos comerciais no dia 21/06, por certo, com base na recente decisão do STF que explicitou a competência comum da União, dos Estados e Municípios em matéria de saúde pública.

Ocorre que no dia de hoje, o governo do Estado de Pernambuco anunciou que a cidade de Caruaru e outras 85 cidades, das quais se incluem Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, não poderão abrir o comércio por não apresentarem queda nos casos da covid-19, adiando assim a data de reabertura do comércio de várias cidades.

Sem sombra de dúvidas uma grande discussão se abrirá com essa decisão: E agora, poderão os decretos municipais, com base na decisão do STF, contrariar o decreto estadual que impede a reabertura do comércio nessas cidades?

Destaco que a decisão do STF foi no sentido de explicitar a competência comum entre a União, os Estados e os Municípios no que diz respeito a proteção a saúde, e claro, naquilo previsto em lei, e aqui falamos da Lei 13.979/2020, que trata das medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia do coronavírus.

Também destaco que os decretos dos quais estamos nos reportando, são atos normativos subordinados a lei mencionada.

Segundo o texto constitucional no art. 30, para atender os interesses locais, os municípios tem a competência para suplementar a legislação federal e estadual naquilo que couber, porém, devendo total obediência a legislação federal e as normas estaduais, sendo assim, os decretos municipais terão que guardar estreita relação com a legislação mencionada e principalmente com a sua finalidade.

Portanto este será um grande debate que poderá desaguar na Justiça caso os municípios resolvam não atender o decreto estadual para conter a propagação da covid-19.

As opiniões aqui expressas são de total responsabilidade do seu idealizador

Do Estação Notícias / Ney Lima

Em Jataúba, 01 novo caso da covid-19 foi registrado nas últimas 24 horas

Jataúba agora soma 95 casos de Covid-19 oficialmente registrados

Boletim Diário Epidemiológico

A Prefeitura de Jataúba, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa nesta quinta-feira (11/06), que nas últimas 24 horas, foi confirmado 01 novo caso da Covid-19 no município, trata-se de 01 homem (51 anos de idade), 02 casos foram descartados.

Com a atualização, o município tem atualmente 48 pacientes com a covid-19; Destes, 44 pacientes estão em monitoramento cumprindo quarentena domiciliar, 02 pacientes internados em hospital de referência (fora do município) e 02 pacientes internados nos leitos de retaguarda (anexo do hospital municipal).

O Município confirmou até hoje, 95 casos da doença, com 43 recuperados e 04 óbitos; 01 caso suspeito está em investigação.

Em relação às Síndromes Gripais, 12 pessoas encontram-se em monitoramento, outras 06 pessoas concluíram no dia de hoje o monitoramento e agora são 53 pessoas recuperadas das síndromes gripais.

Do Estação Notícias / Assessoria

Brejo da Madre de Deus vai receber apoio do BNDES e Instituto Votorantim contra Covid-19

O investimento será de cerca de 4 milhões de reais para combater a pandemia em 43 municípios do país

Cidades do país foram escolhidas para receber assessoria técnica sobre como combater o novo coronavírus e como gerenciar os efeitos da pandemia. A iniciativa do Instituto Votorantim em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) elegeu 43 municípios com até 350 mil habitantes do Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo e Sergipe.

O recorte de municípios leva em consideração um estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz que lista as 41 microrregiões que podem ser atingidas por duas ondas de propagação da Covid-19, considerando aspectos como localização próxima a aeroportos, disponibilidade de leitos e vulnerabilidade socioeconômica.

As cidades selecionadas receberão apoio técnico remoto por quatro meses, período que pode ser prorrogado conforme a necessidade. A ideia é que especialistas de gestão e de saúde trabalhem em conjunto com o comitê gestor do município no gerenciamento da crise, na identificação dos principais impactos e na elaboração de soluções.

O investimento será de cerca de 4 milhões de reais.

Além do Brejo da Madre de Deus, a iniciativa também contempla as cidades pernambucanas: Caetés; Feira Nova; Gravatá; Limoeiro, Moreno e Surubim.

Do Estação Notícias / Assessoria


Municípios que fazem parte das regiões de saúde de Palmares, Goiana, Caruaru e Garanhuns não avançam para 3ª etapa do Plano de Convivência com a Covid-19

Dados da saúde das III, IV, V  e XII Geres não acompanham a tendência de queda do restante do estado, além de apresentarem aumento na demanda por leitos

Oitenta e cinco municípios do Agreste, das Matas Sul e Norte de Pernambuco não vão avançar na próxima segunda-feira (15/06), para a terceira etapa do Plano de Convivência com a Covid-19. As cidades das regiões de Palmares, Goiana, Caruaru e Garanhuns não mostraram a mesma tendência de queda no número de novos casos, como o restante do estado e apresentaram um aumento na demanda por leitos de terapia intensiva. A determinação é que esses municípios mantenham fechados o comércio de rua e atividades como salões de beleza e estética, previstos no Plano de Convivência com a Covid-19.

De acordo com o governador Paulo Câmara, o Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 analisou todos os dados de saúde do estado e concluiu que as cidades da Macrorregião dois e das Matas Sul e Norte precisam manter as restrições por, pelo menos mais uma semana. “Os dados de saúde de Pernambuco, de uma maneira geral, apontam para uma queda no número de óbitos e casos do coronavírus. Infelizmente nas regiões de Palmares, Goiana, Caruaru e Garanhuns isso não se apresenta da mesma forma. Por isso, vamos agir com a cautela necessária e manter as restrições”, explicou o governador.

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, destaca também um aumento na demanda por leitos de UTI nas quatro regiões. “A pressão sobre o sistema de saúde que teve uma diminuição acentuada na RMR não se repetiu nessas regionais. Nosso monitoramento é diário e, por isso, precisamos manter o isolamento nesses municípios para conter a disseminação da doença”, pontuou André Longo.

Para reforçar a prevenção, as cidades polo das quatro regionais de saúde irão receber ações das Secretarias de Desenvolvimento Social e de Prevenção. As atividades serão realizadas em parceria com as prefeituras e contarão com distribuição de máscaras de proteção, cestas básicas e produtos de higiene, além de atenção para grupos vulneráveis como idosos e pessoas em situação de rua.

III Geres (Palmares) - 22 municípios: Água Preta, Amaraji, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Cortês, Escada, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Lagoa dos Gatos, Maraial, Palmares, Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré, Xexéu

IV Geres (Caruaru) – 32 municípios: Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim , Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Felix, Caruaru, Cupira, Frei Miguelinho, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Jurema, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Uma, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertentes.

V Geres (Garanhuns) - 21 municípios: Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçados, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmerina, Paranatama, Saloá, São João, Terezinha.

XII Geres (Goiana) – 10 municípios: Goiana, Aliança, Camutanga, Condado, Ferreiros, Itambé, Itaquitinga, Macaparana, São Vicente Ferrer, Timbaúba.

Do Estação Notícias / Assessoria

Farmácias e Instituto São Jerônimo

AGRADEÇA A DEUS PELA NOITE

Deus observa o coração grato. Ele tomou um pastor de ovelhas que louvava e o tornou rei. Não há indícios de que Deus fica contrariado se deixamos de ser gratos, mas há evidência que nós somos afetados pela nossa própria ingratidão. E os dias desastrosos? E as noites mal dormidas e as horas que não consigo descansar? Será que ainda somos gratos por eles? Jesus foi.

A Bíblia registra, “…na noite em que foi traído, tomou o pão e, tendo dado graças, partiu-o…” (1 Coríntios 11:23-24). Não é comum encontrar as palavras traído e grato na mesma frase, menos ainda no mesmo coração. No meio da noite mais escura da alma humana, Jesus descobriu motivo para ser grato. Qualquer um pode agradecer a Deus pela luz. Jesus nos ensina a agradecer a Deus pela noite. E ele diz para nós “você vai sair dessa”, e nós vamos.

Devocional Diário – Max Lucado