terça-feira, 5 de maio de 2020

Programa Visita.com aproxima familiares e pacientes internados com Covid-19 em Pernambuco

Estão sendo disponibilizados tablets e roteadores wi-fi para estabelecer contato como forma de amenizar o impacto do isolamento


Com o objetivo de minimizar o impacto emocional do isolamento necessário aos pacientes internados com Covid-19, o Governo de Pernambuco criou o programa Visita.com. As unidades da rede estadual de saúde receberão tablets e roteadores wi-fi que vão possibilitar o contato entre pacientes e seus familiares por meio de videoconferências. O Visita.com também será utilizado como um canal de comunicação entre as equipes médicas e as famílias, que poderão acompanhar a evolução clínica e o processo de recuperação dos pacientes através de boletins diários.

Para implantar o Visita.com, o Governo do Estado recebeu o apoio de parceiros privados, que doaram 100 tablets e 20 roteadores. As videochamadas serão feitas pelo WhatsApp. Cada unidade de saúde terá uma equipe de “comunicação e acolhimento”, formada por profissionais que não estão lidando diretamente com cuidados assistenciais. A rotina de visitas virtuais será organizada de forma a permitir ao menos uma intervenção diária, de acordo com o fluxo hospitalar, e cada paciente terá um familiar de referência.
“A situação de pandemia provocada pela Covid-19 impôs restrições de visitas e acompanhantes. No entanto, a interação social, além de humanizar o atendimento hospitalar, é, sem sombra de dúvidas, de suma importância para contribuir na recuperação dos pacientes. Além disso, é fundamental que os familiares possam estabelecer um canal para esclarecimento sobre a evolução clínica e o processo de recuperação do paciente. Por isso, vamos usar a tecnologia a favor do usuário do SUS”, ressaltou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

O tempo recomendado para as videochamadas é de cinco a dez minutos por paciente, e haverá acolhimento psicológico antes e depois das visitas. No caso dos pacientes sem capacidade verbal efetiva, como os que estão entubados, as equipes devem optar por chamadas em modo viva-voz. Inicialmente, o Visita.com será implantado no Hospital de Referência Covid-19 – Boa Viagem, Hospital Universitário Oswaldo Cruz, Hospital Agamenon Magalhães e Hospital Dom Hélder Câmara.

Do Estação Notícias / Assessoria

A Prefeitura do Brejo da Madre de Deus intensifica ações na melhoria da qualidade de vida da nossa população

Aproximadamente mais de 800 famílias já foram beneficiadas com o Programa Terra Pronta

O Programa Terra Pronta é o destaque que a gestão municipal está firmando a cada dia com os nossos agricultores, para planejamento da produção de diversos produtos para a população do nosso município e também no escoamento para outras cidades e regiões.
Além desse compromisso, a gestão do Prefeito Hilário Paulo, continua a compra dos produtos da Agricultura Familiar para a merenda escolar que são transformados em kits, que estão chegando nas casas dos nossos estudantes da rede pública, com compromisso e responsabilidade da atual gestão.

Todos os direcionamentos de investimentos no setor da agricultura, são para fortalecer a economia local através da agricultura.
Aproximadamente mais de 800 famílias já foram beneficiadas com o Programa Terra Pronta e 65% do recurso recebido para merenda no período da pandemia foram destinados a compra dos produtos ofertados pelos agricultores. O Prefeito Hilário, vem de forma dedicada, cumprindo com suas propostas, intensificando trabalho em benefício do homem e da mulher do campo em nosso município.

É a Prefeitura do Brejo da Madre de Deus, seguindo com responsabilidade na construção de um futuro melhor.
Do Estação Notícias / Assessoria

Taxa de condomínio do Moda Center terá desconto de mais de 50%

Os condôminos do Moda Center Santa Cruz terão um expressivo desconto na taxa condominial de abril com vencimento em 15 de maio. Como não houve feira no mês anterior, devido à suspensão decretada pelo Governo de Pernambuco para o enfrentamento da Covid-19, o abatimento provisório concedido pela diretoria do centro de compras nesse mês chegou a 52%. Considerando que já há um desconto para quem paga sem atraso, a redução passa dos 60%.

Outros fatores que contribuíram para esse percentual de desconto foram a interrupção de alguns contratos de prestadores de serviço, assim como a redução de 50% de outros que precisaram ser mantidos. O Moda Center também teve que suspender provisoriamente os contratos de 60% de seus colaboradores (206 de um total de 348), mas ainda assim, de acordo com o que prevê a MP 936 para as empresas de grande porte, o parque está arcando com 30% do salário e os benefícios adquiridos por esses colaboradores, como seguro de vida e vale-alimentação.

Para se ter uma ideia da grandiosidade do Moda Center, mesmo com as feiras suspensas, a conta de energia elétrica do parque, que tem contrato de demanda, veio com um valor de R$ 71.317,49.

Veja como ficou:
“Com o trabalho da diretoria e gerências, conseguimos chegar a esse considerável percentual de desconto para os boletos desse mês. Mesmo sabendo que ainda estamos em um momento de crise, é nessa hora que contamos com a compreensão dos condôminos de modo a manter a estrutura do nosso gigante funcionando. O Moda Center é nosso patrimônio e precisamos cuidar dele ao máximo”, pontou o síndico José Gomes Filho.

Além da versão digital que estará disponível a partir desta quarta-feira (6) no site: http://modacentersantacruz.com.br/area-do-condomino, os boletos também podem ser solicitados pelos telefones (81) 3759-1007 | 3759-1015 ou por meio dos seguintes e-mails: 


Para os condôminos que desejarem o boleto impresso, será montada uma estrutura de atendimento na portaria do Moda Center, também a partir desta quarta-feira (6), das 8h às 18h.

Do Estação Notícias / Assessoria

Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe confirma mais dois casos de coronavírus

Durante uma live realizada na tarde desta terça-feira (05), o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), confirmou que foram registrados mais dois casos de pessoas com coronavírus no município. As pacientes são duas senhoras.

De acordo com o gestor, a atualização com os novos dados será feita ainda hoje, provavelmente a noite. O mesmo ainda não informou as idades das pacientes ou a respectiva situação de seus quadros clínicos. Com estes, Santa Cruz totaliza 7 casos de Covid-19.

Casos de recuperados

Anteriormente a prefeitura havia informado que três dos cinco casos confirmados até os últimos dias já estavam recuperados da doença.

Do Estação Notícias / Blog Bruno Muniz

Prefeito Hilário Paulo acompanha últimos ajustes de área destinada a paciente acometidos pela covid-19

Serão disponibilizados 20 leitos destinados a pacientes que por ventura, venham a ser infectados pelo novo coronavírus

Inicialmente o município do Brejo da Madre de Deus, Agreste de Pernambuco, disponibilizará 20 leitos destinados a pacientes que por ventura, vier a ser infectados pelo novo coronavírus, sendo 10 na Policlínica do Distrito São Domingo e mais 10 na Policlínica da Sede.

As duas unidades de saúde, segundo o prefeito Hilário Paulo, sofreram reformas para garantir o isolamento dos pacientes que apresentarem sintomas semelhantes aos que são provocados pela Covid-19.

O prefeito Hilário, embora esteja inserido no grupo de risco, fez questão de acompanhar pessoalmente os últimos ajustes que estão sendo realizados na Policlínica de São Domingos.
“Tudo aqui foi muito bem pensando, com área de triagem, de forma que não compromete os demais pacientes e servidores da unidade, pois nosso compromisso, é garantir segurança e condições para o enfrentamento desse vírus que tem nos ameaçado”, enfatizou.

O chefe do executivo ainda pontuou que, caso seja necessária a instalação de mais leitos, o município está preparado para promover a devida ampliação e pediu que todos permaneçam cumprindo com as recomendações dos órgãos de controle em saúde.

“Estamos a cada dia nos adaptando ao momento e não baixaremos a guarda nenhum minuto. A princípio estamos lançando 20 leitos no município, caso necessário, poderemos ampliar esse número, mas é importante que a população permaneça consciente siga fielmente as recomendações do OMS, do Ministério da Saúde e das secretárias Estadual e Municipal de Saúde”, concluiu.

A Prefeitura ainda promove os últimos ajustes no Hospital Municipal Dr. José Carlos de Santana na Sede, que será a maior unidade hospitalar da Região e também na UBS – Unidade Básica de Saúde – construída no loteamento José Cláudio em São Domingos.

Do Estação Notícias / Assessoria

Prefeitura de Brejo da Madre de Deus, disponibiliza tendas e cadeiras para reduzir aglomerações em fila da Casa Lotérica


Com essa ação, as pessoas que precisam ir sacar o auxílio emergencial, terão mais conforto enquanto esperam o atendimento

Com o objetivo de evitar aglomerações de pessoas e as longas filas na Casa Lotérica, a Prefeitura de Brejo da Madre de Deus, instalou tendas e colocou cadeiras como uma extensão da Lotérica no centro da cidade. Assim, as pessoas que precisam ir sacar o auxílio emergencial terão mais conforto enquanto esperam o atendimento.

No distrito São Domingos vale ressaltar também que a Secretaria Municipal de Saúde sempre passa com equipes colocando álcool em gel e distribuindo máscaras para a proteção dos que estão em filas.

“Quero agradecer muito a Prefeitura de Brejo da Madre de Deus por ter colocado essa tenda aqui, ficou muito maravilhoso, principalmente pra uma pessoa como que sou deficiente”, agradeceu dona Rosália.

Do Estação Notícias

Contamos com sua colaboração!


Morre dona Carminha, ex-secretária de finanças nos governos de Zé Inácio e Dr. Edson

Dona Carminha foi secretária em Brejo nos anos 90

Faleceu nesta segunda-feira, dia 04 de maio de 2020, às 16h35h no hospital Santa Efigênia em Caruaru, após sofrer uma parada cardíaca, a senhora Maria do Carmo Marinho Costa, 68 anos, mais conhecida por Carminha de Daniel de Zú.

Formada em contabilidade, Dona Carminha trabalhou por muito tempo na mercearia do saudoso Pedro Aleixo de Souza, e como servidora municipal foi secretária de finanças na prefeitura do Brejo da Madre de Deus, na gestão do ex-prefeito, o saudoso José Inácio da Silva e do ex-prefeito José Edson de Souza. Ela foi secretária na década de 90 e ficou no cargo até o ano 2000. Sendo assim, foi servidora municipal até a chegada de sua aposentadoria.

A brejense Dona Carminha é irmã do maestro Nino, Fátima de Tuba e do saudoso Celso Bregueiro.

O velório está sendo realizado em sua residência, na rua Maria Frutuosa, próximo a policlínica e o sepultamento acontecerá nesta terça-feira, as 11h, no cemitério de Brejo da Madre de Deus.

Do Estação Notícias

DEUS É POR VOCÊ


Paulo faz a pergunta em Romanos 8:31: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” A pergunta não é simplesmente “Quem pode estar contra nós?” Você poderia responder a essa. Quem é contra você? Enfermidade, inflação, corrupção, exaustão. Calamidades nos confrontam e medo nos aprisiona. Se a pergunta de Paulo fosse “Quem pode ser contra nós?” poderíamos fazer uma lista dos nossos inimigos bem mais fácil do que poderíamos combatê-los.

Deus é por nós. Deus é por você! Seus pais podem ter lhe esquecido, seus professores podem ter lhe negligenciado, seus irmãos podem ter vergonha de você, mas ao alcance das suas orações está o criador dos oceanos. Deus! Deus é por você. Não é pode estar, não é tem sido, não é foi…, mas Deus é! Ele é por você! Hoje. Nesta hora. Neste minuto. Enquanto você ouve isso, Ele está com você. Deus é por você!

Devocional Diário – Max Lucado